Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres do GP do Canadá, 7ª etapa da temporada 2018 da F1

Com 1min12s198, Max Verstappen comandou a sexta-feira (8) de treinos da F1 em Montreal com 0s130 de margem para Kimi Räikkönen. 0s405 atrás do companheiro de Red Bull, Daniel Ricciardo ficou com o terceiro posto

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Max Verstappen comandou o primeiro dia de treinos para o GP do Canadá. O holandês completou a melhor de suas 39 voltas na tarde desta sexta-feira (8) em 1min12s198 e ditou o ritmo dos trabalhos em Montreal com 0s130 de vantagem para Kimi Räikkönen, o segundo colocado. Já 0s405 atrás do companheiro de Red Bull, Daniel Ricciardo ficou em terceiro.
 
Com 1min12s777, Lewis Hamilton fez o quarto melhor tempo, à frente de Sebastian Vettel, que ficou a 0s787 do líder no circuito Gilles Villeneuve. Valtteri Bottas aparece na sequência, seguido por Romain Grosjean, Estebam Ocon e Sergio Pérez. Fernando Alonso completa o rol dos dez primeiros.
Max Verstappen ditou o ritmo no primeiro dia de treinos da F1 no Canadá (Foto: Red Bull)
Já 1s686 atrás do líder, Charles Leclerc anotou o 11º tempo, seguido por Brendon Hartley e Kevin Magnussen. Nico Hülkenberg, que teve problemas com a Renault na primeira sessão do dia, ficou em 14º, 1s769 atrás de Verstappen.
 
Marcus Ericsson vem na sequência, escoltado por Carlos Sainz, que bateu no TL2. Stoffel Vandoorne também rodou e ficou com o 17º tempo, seguido por Pierre Gasly, Lance Stroll, Sergey Sirotkin e Nicholas Latifi.
 
Confira as declarações dos pilotos:
 
 
 
 
 
 
Valtteri Bottas, sexto: “Foi um bom dia aqui em Montreal, embora não pareça assim tão forte na tabela de tempos. Ferrari e Red Bull estavam usando os pneus hipermacios, que só vamos começar a usar amanhã, então é por isso que os nossos tempos não parecem tão bons hoje. Então devemos estar por lá. Claro, nossos competidores têm um pouco de vantagem com o novo motor, mas acho que será uma classificação apertada amanhã. A pista estava muito suja hoje. Assim que saia da linha, você perdia muita aderência para a metade restante da volta. Então precisamos ser muito precisos quando guiamos pela pista, especialmente pelas chicanes. Acho que aprendemos uma coisa ou duas de Mônaco com os hipermacios, então tomara que possamos fazê-los funcionar amanhã. O equilíbrio do carro foi realmente bom desde o início hoje, então só temos de aparar algumas coisas. O carro pareceu bom logo que saiu da garagem. Amanhã vamos descobrir o quão bom ele é”.
 
Romain Grosjean, sétimo: “Foi um bom dia. No TL1 aprendemos bastante sobre as atualizações, depois no TL2 o carro foi muito bem. Tentamos os três tipos diferentes de pneus somando os dois carros e há trabalho a fazer, mas foi um dia encorajador. O novo pacote aerodinâmico encaixa muito bem. É um circuito maravilhoso, realmente gosto do que sinto aqui. Não é fácil achar um equilíbrio. O grip virá durante o final de semana, mas sempre gosto de pilotar aqui. No final, por azar, um animal decidiu cruzar a linha de chegada. Eu segui a dica: não tente evitar. Mas, infelizmente, entramos em contato. Estava em alta velocidade. Não pude fazer nada para evitar."
 
Esteban Ocon, oitavo:  "Sinto-me satisfeito com os treinos de hoje. Não foram treinos fáceis porque a pista estava bem suja e fácil de errar, mas conseguimos ficar sem problemas. A pista evoluiu muito também, o que torna difícil entender os pneus. Precisamos apenas esperar e ver onde estaremos amanhã, mas o Q3 é definitivamente realista. Temos de seguir trabalhando e fazendo todos os esforços possíveis para ver onde terminamos amanhã."
 
Sergio Pérez, nono: “Estou feliz com o carro. Cheguei a um bom ritmo rapidamente hoje à tarde e sinto que temos um bom potencial no fim de semana. Creio que há mais velocidade por vir, o que acredito que seja no que vamos trabalhar hoje à noite para estarmos prontos para a classificação. A pista estava mudando muito durante o treino e deve melhorar amanhã também. A long run foi forte, então acredito que teremos um fim de semana competitivo."
 
 
Charles Leclerc, 11º: “No geral, foi um dia positivo. Como foi a minha primeira vez guiando neste circuito, precisei de algumas voltas para entrar no ritmo. Quando saímos para o TL2, me senti confiante na pista e no carro, e a 11ª posição é um resultado bem bom para o primeiro dia. Vamos trabalhar para melhorar mais um pouco, e tomara que possamos conseguir resultados similares amanhã”.
 
Brendon Hartley, 12º: “Foi um bom primeiro dia com boas experiências para mim em Montreal. Esse é um circuito difícil, principalmente com a pista suja, como na primeira sessão. Eu gostei de pilotar minhas primeiras voltas aqui, apesar de ter alguns desafios. Cortei as chicanes algumas vezes, mas escapamos do muro, o que foi bom. Tivemos alguns problemas menores no TL1, mas resolvemos tudo para o TL2. Também fizemos experiências aerodinâmicas, o que ajudou o carro na segunda sessão. Também mexemos no acerto do carro para ajudar na tração, que é bem importante aqui. Todas as saídas de curva são muito importantes. Acho que ainda precisamos encontrar mais tempo de volta, mas estamos na briga do pelotão intermediário”.
 
Kevin Magnussen, 13º: “Foi um dia ok. Acho que o TL1 foi um pouco difícil. Não consegui entender os pneus. Melhorou no TL2. Estamos aprendendo, precisamos analisar mais coisas para amanhã. Vamos encontrar respostas sobre os pneus. Eles são assunto importante aqui em Montreal. Acho que podemos encontrar respostas sobre isso e nos ajustar em relação às temperaturas . Isso é o mais importante.."
 
Nico Hülkenberg, 14º: “Foi uma manhã bem tranquila para mim uma vez que eu voltei para a garagem, mas a tarde foi bem mais produtiva. Não pudemos passar por todo nosso programa comum por causa do tempo de pista perdido, mas ainda fizemos progresso e sabemos o que precisamos fazer no carro para deixá-lo mais ao meu gosto amanhã."
 
Marcus Ericsson, 15º: “Foi uma boa sexta-feira para nós. Nós completamos o programa que tínhamos planejado e testamos todos os diferentes tipos de pneus entre os nossos dois carros. Nosso ritmo é bem competitivo no momento, e vamos construir em cima disso amanhã. É divertido voltar a Montreal, e eu realmente curto guiar nesta pista. Estar pronto do pelotão intermediário hoje significa que podemos olhar para o resto do fim de semana com confiança”.
 
Carlos Sainz Jr., 16º: “Foi uma manhã promissora e uma tarde frustrante. Avançamos bem no TL1, eu estava feliz com o carro. À tarde, durante minha segunda saída com os supermacios, perdi a traseira e não consegui frear antes de tocar o muro. Por sorte, não parece que houve muito dano, mas é uma pena porque poderíamos ter juntado informações valiosas do treino. Agradeço ao meu time pelo trabalho extra de hoje. Amanhã eu acho que podemos ter um bom dia. Já estou trabalhando nisso."
 
Stoffel Vandoorne, 17º: ““Na verdade, hoje foi um dia justo. Tive um infeliz toque no muro durante o TL2 que abreviou a tarde um pouco, mas, em geral, foi positivo. Estávamos bem competitivos no TL1 e, no TL2, estávamos bem novamente, além de não corrermos de fato com os hipermacios. Olhando para tudo isso, acho que o dia foi bom e estou à espera de amanhã. O equilíbrio estava meio ‘altos e baixos’ para mim, ao passo que tentamos várias coisas em ambos os carros — o que foi um ótimo aprendizado das novas peças que temos aqui. Amanhã vamos colocar tudo na especificação correta e me sinto confiante de que estaremos em boa forma. Esta pista é sempre meio que uma negociação: há muitas retas e várias chicanes apertadas, e você precisa ser capaz de posicionar bem o carro. Sempre há um balanço para se acertar com o ajuste, e devemos descobrir o que é melhor para a corrida. Quando eu atingi o muro, não foi porque algo estava fora de controle — simplesmente fui um pouco ambicioso. Eu arranhei a parede e, por azar, isso causou um furo no pneu. A despeito disso, a sensação no carro hoje foi positiva, com a gente fazendo algumas voltas decentes”.
 
Pierre Gasly, 18º: “Foi bom descobrir uma nova pista aqui em Montreal. Tive um bom começo de fim de semana e vi que esse é um circuito muito bom, animado e desafiador. Curti as primeiras voltas e terminamos em décimo no TL1, o que foi um bom começo. O carro passou uma impressão positiva nas primeiras voltas. Mesmo com o clima mais quente da tarde, o carro ainda se comportou bem. Só que tive problemas nas minhas voltas rápidas, então não pude ver qual é o verdadeiro ritmo do carro. Acho que estamos na briga pelo top-10, como o Brendon [Hartley] mostrou. Precisamos trabalhar durante a noite, mas temos uma impressão positiva”.
 
Lance Stroll, 19º: “Esta tarde, nós não tocamos o muro, mas devo tê-lo roçado. É o nome do jogo, você tem de encontrar o limite. Foi uma infelicidade esta manhã, mas faz parte. Você tem de encontrar cada milímetro. Amanhã, vamos ver onde estamos”.
 
Sergey Sirotkin, 20º: “Certamente não somos os mais rápidos, mas o TL2 foi muito, muito, muito ruim, para ser sincero. Não consegui extrair nada dos pneus e sabemos como isso é importante esse ano. Para falar a verdade, acho que isso é uma questão grande demais para melhorar. Nem sempre foi fácil entender como tirar tudo dos pneus. Foi muito mais fácil no TL1, com o pneu mais duro. Com os mais macios, não funcionou. Óbvio, não sabíamos disso porque não usamos no TL1, enquanto os outros usaram. Ficamos em uma posição menos favorável antes mesmo do começo. Agora que demos voltas, temos uma noção melhor de como isso deveria funcionar. Agora veremos o que vamos conseguir e como estaremos amanhã”.
 
Nicholas Latifi, 21º: “Estrear nos treinos logo em casa foi especial, e estou feliz com a sessão. Estou aprendendo sobre o VJM11 e precisei aprender a pista para manter o bico limpo, algo que foi importante. Começamos com hipermacios e fomos para os ultramacios, então ainda estou aprendendo quando usar cada pneu. Tempo das voltas não eram minhas metas hoje, e foquei em fazer meu trabalho para o time. Por exemplo, fizemos muita coisa aerodinâmica para conseguir a informação que a equipe precisava. Pular de um F2 para um F1 é sempre legal, e estou ansioso por novas oportunidades no futuro."

#GALERIA(8431)

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.