Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres para GP da Europa, oitava etapa do Mundial 2016 de F1

Com 1min44s223, Lewis Hamilton fechou o primeiro dia de treinos no Azerbaijão com a melhor marca. 0s690 mais lento, Nico Rosberg aparece em segundo, com Sergio Pérez completando o top-3 em Baku

Lewis Hamilton comandou o primeiro dia de treinos no estreante circuito de Baku. Nesta sexta-feira (17), o britânico cravou 1min44s223 em sua melhor volta na pista do Azerbaijão e fechou o dia com 0s690 de margem para Nico Rosberg, o segundo colocado. Sergio Pérez completa o rol dos três melhores.
 
Já 1s541 mais lento que o líder, Valtteri Bottas conseguiu a quarta marca, logo à frente de Nico Hülkenberg. Carlos Sainz Jr. colocou a Toro Rosso na sexta posição, seguido por Max Verstappen, Sebastian Vettel e Jenson Button. Com 1min46s293, Daniel Ricciardo completa o rol dos dez melhores.
Lewis Hamilton durante o primeiro treino livre em Baku (Foto: Getty Images)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Embaixador do circuito de Baku, Fernando Alonso cravou 1min46s498 e ficou em 11º, 2s275 atrás de Hamilton. Romain Grosjean aparece na sequência, acompanhado por Kimi Räikkönen, Daniil Kvyat e Esteban Guitiérrez.
 
Felipe Massa teve uma atuação discreta e ficou em 16º. O brasileiro fez sua melhor volta em 1min47s060 e ficou à frente de Kevin Magnussen, Rio Haryanto, Marcus Ericsson, Jolyon Palmer e Pascal Wehrlein. 
 
Felipe Nasr também não teve um dia dos melhores e acabou em último. O piloto da Sauber registrou 1min48s081 em sua melhor volta e ficou a 3s858 de Hamilton.
 
Confira as declarações dos pilotos:
 
WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, quarto: “Definitivamente, a pista melhorou muito de um treino para outro. Nós nos dedicamos ao acerto e também trabalhamos para aprender o circuito. É uma pista legal, que exige muito do carro e dos pneus. Acho que podemos ser fortes aqui. Hoje, foi um bom dia, mas acho que podemos encontrar mais um pouco de desempenho amanhã. E isso também da minha parte. Realmente, gosto de aprender novos circuitos e achar seus segredos. Não acho que essa seja uma boa pista para os nossos carros, mas é um bom circuito.”
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

TORO ROSSO
 
Carlos Sainz Jr.: “É um novo desafio para todos nós hoje por ter sido a primeira vez nessa pista. É um circuito de alta velocidade com muros muito próximos e áreas de escape apertadas que exigem a maior precisão e concentração. As longas retas fazem você andar em baixo downforce num circuito de rua, algo novo na F1. Foi um dia interessante. Custou de pouco em pouco no TL1 e TL2 e nos divertimos tentando achar os limites. Em geral, mantivemos mais ou menos limpo e podemos fazer muito para amanhã. Esperamos condições diferentes de hoje, que estava bem nublado, com vento, mais difícil, portanto. Estou surpreso com a pista, eu gosto. Antes de hoje eu só tinha guiado no simulador e devo dizer que a realidade é bem melhor. No simulador, as paredes são transparentes, enquanto aqui tem a animação de estar perto delas. A adrenalina que dá para sentir ao redor dessas ruas é grande e eu realmente gostei. É um desafio divertido e estou ansioso para amanhã”.
 
Daniil Kvyat, 14º: “No primeiro treino não foi o melhor, pois sofremos um pouco para achar o ajuste certo do carro. Entretanto, durante a tarde, a sessão foi muito mais produtiva, mesmo que ainda nos falte um pouco de ritmo, o que estamos confiantes de que encontraremos. Agora só precisamos juntar tudo para amanhã. Colhemos importantes dados o que espero que seja útil para todo o final de semana. Sabemos qual direção seguir e trabalharemos esta noite para tudo dar certo”.
 
RED BULL
 
Max Verstappen, sétimo: “Foi uma pena que não conseguimos fazer muito no primeiro treino. Se você não dá muitas voltas na primeira sessão, acaba perdendo um pouco do ajuste do carro e do ponto de vista de um piloto você sempre quer mais giros para ficar confortável. No geral o traçado é bastante divertido, mesmo que algumas zebras tenham se soltado e precisemos conversar sobre isso e a saída do pit lane também não é ideal, então talvez eles possam abrir um pouco. Sabíamos que não seríamos os mais velozes nas retas, especialmente com uma tão grande aqui, então precisamos encontrar um ajuste melhor”.
Daniel Ricciardo foi o primeiro a acertar o muro de Baku (Foto: Charles Coates/Getty Images)
Daniel Ricciardo, décimo: “Eu dei uma olhada na câmera on-board e acho que todos tiveram a transmissão ao vivo também. Não acho que tenha me excedido. Só parei de frear muito rápido e carreguei muita velocidade. Do lado positivo, os rapazes fizeram um tremendo trabalho para me deixar sair novamente”.
 
“Nós não temos a velocidade que gostaríamos para o resto do fim de semana. Acho que a pista é bem desafiadora, mas isso combinado com o baixo nível de aderência torna difícil encontrar o acerto. Ainda não está certo, mas se acertarmos, tem um bom naco de tempo de volta. Para ser honesto, hoje nós não estávamos escondendo muita coisa. Mas se conseguirmos fazer os pneus funcionarem e aí encontrarmos mais um passo com aderência, isso pode representar um bom teco de tempo.”
 
McLAREN
 
Jenson Button, nono: “Nós começamos esta manhã um pouco melhor do que talvez esperássemos, mas, uma vez que todos se entenderam com a pista, fomos para nossa posição usual. Conseguir o nível certo de downforce vai ser chave para a classificação — nós ainda precisamos entender qual será, já que nosso entendimento ainda não está lá. Nós também precisamos melhorar a compreensão com os pneus — os macios parecem ser bons pneus, mas precisamos melhorar nossa performance com o supermacio”.
 
Fernando Alonso, 11º: “Hoje foi positivo. Descobrimos um traçado muito rápido, como esperado, mas também curva desafiadoras. Talvez precisemos analisar os dados para encontrar áreas para melhorar. Isso foi algo que fiz em Cingapura alguns anos atrás, e realmente ajudou. Olhado para tudo o que colhemos no simulador reconheço que nosso nível de competitividade está um pouco melhor do que imaginávamos, estamos muito bem, então isso são boas notícias para nós. As posições de hoje não mostram realmente nosso verdadeiro potencial”.

#GALERIA(5700)
 
HAAS
 
Romain Grosjean, 12º: “Descobrir uma nova pista é empolgante em alguns lugares e complicado em outros. Não é fácil achar o equilíbrio certo, mas estou mais feliz do que temos estado recentemente, então isso é bem positivo. Tenho certeza que ainda tem mais para vir de tudo. Não foi fácil para encontrar um acerto certo com a temperatura da pista caindo esta noite, mas acho que estamos em uma posição em que caminhamos para encontrar o equilíbrio. Amanhã podemos melhorar um pouco. Nós estamos perto do Q3, o que não é um lugar ruim para começar. O carro, definitivamente, pareceu melhor do que mais recentemente e os pneus estavam funcionando melhor. Ainda tem alguns problemas que precisamos resolver, mas, no geral, estou feliz”.
 
Esteban Guitiérrez, 15º: “Foi um dia produtivo para nós. Nós tínhamos um bom programa e conseguimos completar tudo que queríamos fazer. Foi muito interessante conhecer o circuito. É uma pista divertida de guiar. O carro parece estar se comportando bem e a aderência é melhor do que eu esperava, então isso é uma coisa positiva que podemos levar para o fim de semana. Obviamente, vamos seguir melhorando, então precisamos ter certeza de que seguimos assim com o acerto do carro para maximizar o potencial dele. Tive um pequeno toque com o muro perto do fim do TL2 onde a pista fica muito apertada por conta do carro escapando um pouco de frente, mas foi ok e não teve danos ao carro. Agora estou ansioso por amanhã e pela classificação”.
 
FERRARI
 
Kimi Räikkönen, 13º: “Nós tivemos dificuldades em fazer os pneus funcionarem em uma volta e eles não funcionam exatamente como queremos. Nós não sabemos o que os outros estão fazendo, mas quando tudo funcionou, o equilíbrio era até que bom. Mas foi mais sobre tentar fazer os pneus funcionarem em uma volta e essa parece ser a dificuldade no momento. Mais voltas parecem ajudar, mas precisamos encontrar algo para ter aderência em uma volta. Nós temos de ver o que fizemos hoje e ver o que podemos melhorar para amanhã neste sentido”.
 
“O circuito estava ok. Está um pouco escorregadio, como todo circuito novo, mas o layout é bem ok. É diferente e é um lugar novo”.
Kimi Räikkönen relatou dificuldade para aquecer pneus (Foto: Ferrari)
RENAULT
 
Kevin Magnussen, 17º: “É um circuito incrível e bem desafiador. O carro não pareceu fantástico no primeiro treino, mas me senti muito melhor no TL2 com o progresso do setup que fizemos e também com a melhora da pista. Estou bem feliz com o equilíbrio do carro. Temos um pouco de trabalho para fazer com o bloqueio dos freios, mas isso deve melhorar com a evolução da pista. Estou ansioso para voltar lá amanhã quando tivermos trabalhado um pouco mais no carro. Acho que teremos um fim de semana interessante”.
 
Jolyon Palmer, 20º: “Foi bem escorregadio no TL1 e acho que a maioria dos pilotos teve um momento em algum ponto das duas sessões de hoje. Nós fizemos um bom progresso com o entendimento da pista e com a evolução do carro. Eu certamente apreciei a aderência extra que encontramos com os supermacios, mas ainda estamos ansiosos por um equilíbrio melhor nas curvas de alta velocidade, algo que espero que possamos encontrar com um setup melhor antes da classificação”.
 
MANOR
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Rio Haryanto, 18º: “Hoje foi realmente um dia positivo para nós. Se compararmos o primeiro e o segundo treino parecíamos mais competitivos no segundo, então é óbvio que estamos indo na direção certa. Fizemos algumas simulações de corrida para entender melhor a degradação dos pneus melhor. O supermacio foi mais complicado, mais o macio foi muito bom. Realmente gostei do circuito, é divertido e acredito que estamos em boa forma para amanhã e para a corrida”.
 
Pascal Wehrlein, 21º: “Estou muito feliz com o traçado, e realmente bom e interessante, e estou me divertindo pilotando aqui. O primeiro treino foi bom, pois eu dei minha volta com pneus médios, mas então fizemos algumas mudanças entre as sessões e as coisas não foram da melhor maneira. Precisamos analisar os dados e explorar um pouco mais, para então voltarmos bem no terceiro treino”.
 
SAUBER
 
Marcus Ericsson, 19º: “Antes de mais nada, foi um grande trabalho dos rapazes com a troca de motor entre o TL1 e o TL2, por conta de um problema que tivemos com o escapamento. Como não perdi tanto tempo assim no TL2, pude completar uma boa quantia de voltas. Eu estava com um pouco mais de dificuldades no TL2, mas tive uma sensação boa e continuei para aprender essa nova pista. Toda volta é importante, então eu senti que demos um bom passo volta a volta. No geral, foi um dia movimentado para nós, mas aprendemos muito e vamos para amanhã com uma mentalidade positiva”. 
PADDOCK GP #33 ANALISA GP DO CANADÁ E FAZ PRÉVIA DO GP DA EUROPA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.