Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres para GP da Hungria 2018

Sebastian Vettel ponteou o primeiro dia de atividades da F1 na Hungria. Com Max Verstappen e Daniel Ricciardo na sequência, ficou claro que Ferrari e a Red Bull ao menos iniciaram em melhores condições que a Mercedes

As atividades do fim de semana do GP da Hungria começaram nesta sexta-feira (27) e contaram com Sebastian Vettel na ponta. Após a liderança da Red Bull, por meio de Daniel Ricciardo no TL1, o alemão da Ferrari deu o troco.

 
Max Verstappen e o próprio Ricciardo vieram na sequência e com Kimi Räikkönen deixando claro que a Ferrari e a Red Bull começaram à frente da Mercedes. Lewis Hamilton e Valtteri Bottas vieram na sequência, mas distantes.
 
Romain Grosjean, Carlos Sainz Jr., Pierre Gasly e Esteban Ocon fecharam o top-10. Sergio Pérez, Fernando Alonso, Kevin Magnussen, Nico Hülkenberg, Brendon Hartley, Marcus Ericsson, Charles Leclerc, Lance Stroll, Stoffel Vandoorne e Sergey Sirotkin fecharam a classificação.
 
O GRANDE PRÊMIO acompanha o GP da Hungria 'IN LOCO', AO VIVO e EM TEMPO REAL com a repórter Evelyn Guimarães.
 
Confira as declarações:
Sebastian Vettel (Foto: AFP)

Sebastian Vettel, primeiro: Líder do TL2, Vettel fala em “uma das melhores sextas até aqui” por evolução na Hungria

 
 
 
 
 
 
Romain Grosjean, sétimo: "Completamos a maior parte do programa de hoje. Tivemos um problema de manhã e perdemos tempo, mas depois disso conseguimos tirar melhores informações do outro carro e fizemos a tarde ser boa. A diferença para o P8 de pneus novos foi bem legal de ver. No ritmo de corrida ainda podemos melhorar um pouco, então vamos tentar trabalhar nisso para aparecer bem no domingo. Nossa meta é andar bem e avaliar o futuro, não o passado. Temos mais dez corridas, temos que tentar tirar o melhor delas."
 
Carlos Sainz Jr., oitavo: "Foi bom ir para a pista, o carro estava bem decente. Passamos por nosso programa comum e progredimos razoavelmente. Como sempre nós identificamos o que precisávamos para melhorar o carro. Estou particularmente ansioso para amanhã."
Carlos Sainz (Foto: Renault)
Pierre Gasly, nono: “Hoje foi um dia muito bom e eu estou muito feliz por estar em Budapeste. Essa é uma das minhas pistas preferidas e tivemos dois treinos positivos, testando muita coisa. A sensação que tive no carro durante o TL1 foi boa e certamente é uma boa base para a sequência do fim de semana. Precisamos usar isso como base para melhorar e também manter o foco para ter uma boa performance amanhã.”
 
Esteban Ocon, décimo: "Foi um dia decente. Ainda há muito trabalho por fazer antes da classificação, mas no fim do segundo treino estávamos perto de acertar o equilíbrio do carro. Gosto de guiar aqui: o circuito é um dos melhores do ano e todas as voltas te fazem dar um sorriso. Realmente é especial andar aqui com um F1. Quando o carro está funcionando é divertido demais."
 
Sergio Pérez, 11º: "Não foi o treino mais fácil do mundo para mim, mas o trabalho mais importante foi coletar as informações do pneu, o que a gente conseguiu atingir. O equilíbrio do carro e a confiança são muito importantes aqui. Temos espaço para melhorar antes da classificação. Não estou preocupado se vai estar mais quente amanhã ou domingo, fizemos o dever de casa hoje."
 
 
Kevin Magnussen, 13º: "Tivemos um dia um pouco irregular, mas o carro está bom e o ritmo existe, então temos que esperar para amanhã e trabalhar com as coisas que temos de informação e retorno. Se fizermos isso, tudo deve ficar OK. A gente encontra muito tráfego em alguns dias, como hoje, e tomamos algumas decisões que não deram tão certo, pequenos problemas que te impedem de dar uma boa volta. Mesmo assim, dá para ter uma boa sensação do seu carro e tirar as informações que precisamos para melhorar. Faremos mais amanhã, espero que com um treino mais limpo para verificar as coisas nas quais mexemos – que não vai ser muito porque estava bom hoje. Estamos bem, fiquei feliz."
 
Nico Hülkenberg, 14º: "Perdemos muito tempo hoje, o que nunca ajuda. Éramos razoáveis no começo do dia, mas o carro desligou sem nenhum aviso antes. Uma vez que o armazenador de energia foi substituído, pude andar durante a tarde, mas obviamente meu programa foi muito diferente daquilo que esperávamos. O positivo foi que ainda estávamos no top-10 ao fim do TL1, então não era tão ruim. Avaliando os dois lados da nossa garagem, não temos grandes preocupações, então espero que o dia de amanhã seja melhor."
Brendon Hartley (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Brendon Hartley, 15º: “Foi um dia limpo e, como um todo, um bom começo para o fim de semana. Parece que estamos mais competitivos do que em corridas anteriores e isso é positivo. Pierre [Gasly] teve um TL2 muito bom, com pouca vantagem sobre mim. Vamos fazer testes durante a noite e maximizar tudo para amanhã.”

 
Marcus Ericsson, 16º: "Foi um dia de sensações diferentes. O TL1 foi confuso e com alguns movimentos que danificaram muito meus pneus. Não deu para andar tanto quanto eu gostaria, então não foi o melhor treino. Compensamos no TL2, onde demos um bom número de voltas. Precisamos fazer algum trabalho durante a noite – e faremos – para aumentar nossas opções de amanhã."
 
Charles Leclerc, 17º: "Hoje foi um dia de dificuldades. Perdi a maior parte do TL1 e tive problemas para recompensar no TL2. Temos muito trabalho pela frente para que cheguemos onde queremos estar no resto do fim de semana. Espero que possamos dar um passo à frente na direção certa e construir nosso desempenho perto do que tivemos nas últimas semanas."
 
Lance Stroll, 18º: “Foi uma sexta-feira padrão. Coletamos dados, informações e todos os tipos de coisas. Nós exploramos alguns aspectos da asa dianteira e trabalhamos na traseira. Estamos com a mesma que usamos em Silverstone, que corrigimos e ficou mais estável. Acho que chuva nos daria uma chance, já que sem isso vai ser um fim de semana difícil.”
Stoffel Vandoorne (Foto: McLaren)
Stoffel Vandoorne, 19º: "Estou feliz com o dia. O carro estava normal e pudemos trabalhar nos ajustes do carro sem tentar resolver problemas o tempo todo. Infelizmente não rodei com os ultramacios, porque cometi um erro e rodei na pista. Mas nosso ritmo de corrida estava forte e estamos trabalhando no equilíbrio. Mudamos muito entre o TL1 e o TL2 e recolhemos muitas informações para aprontar o carro. Estou ansioso para ter um bom TL3 e preparar o melhor possível para a classificação. A meta é ficar o mais perto que der do top-10. Não sei se entrar no Q3 é realmente bom, porque precisaríamos largar com ultramacios. No geral, uma boa sexta-feira comum. 
 
Sergey Sirotkin, 20º: “Os dois treinos foram duros, de acordo com o que a gente esperava. Eu estou tranquilo porque testamos muitas coisas e ainda vamos trabalhar muito no carro, então é normal ter algumas questões indo melhor do que outras. Acertamos algumas coisas em cheio, mas em outras estamos sofrendo. Foi assim depois dos treinos na Alemanha, mas sabíamos que o cronograma era bom e que tínhamos testado muitas coisas. Depois de olhar tudo, a performance melhorou para o domingo. Estou confiante de que vamos fazer isso amanhã.”
 
Antonio Giovinazzi, andou no TL1: "Foi outro teste produtivo – meu segundo com a equipe na temporada. Foi ótimo voltar ao carro depois de apenas uma semana, estou começando a melhorar. Como semana passada, minhas metas hoje era completar o programa e dar o maior feedback possível. Estou feliz com isso e ansioso para voltar ao carro para os testes coletivos da próxima semana."
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.