Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres para GP da Malásia, 2ª etapa do Mundial de F1

Apesar da Mercedes ter tido problemas de confiabilidade no primeiro treino livre e ver Nico Rosberg ser superado por Kimi Räikkönen na segunda sessão, a equipe alemã ainda dominou. O finlandês, segundo lugar em ambas as sessões, se mostrou perigoso para a classificação

Mesmo que a Mercedes tenha liderado os dois treinos livres desta sexta-feira (27), algumas novidades foram vistas. O problema com o motor que tirou Lewis Hamilton do TL1, por exemplo, e Nico Rosberg atrás de Kimi Räikkönen no TL2.
 
O finlandês, por sua vez, viveu um bom dia. Claro, é apenas a sexta-feira, mas ele ficou à frente de uma das Mercedes e do companheiro Sebastian Vettel em ambas as sessões.
 
Daniil Kvyat conseguiu colocar a Red Bull no quarto lugar do TL2, mais rápido que Vettel e as duas Williams. Os carros da equipe de Grove seguiram, com Valtteri Bottas em quinto e Felipe Massa em sexto.
Lewis Hamilton durante o primeiro treino livre em Sepang (Foto: Getty Images)
Vettel veio na sétima colocação, à frente de Max Verstappen, Marcus Ericsson e Daniel Ricciardo, fechando o top-10.
 
Pastor Maldonado foi o 11º, enquanto o companheiro Romain Grosjean não conseguiu dar mais que sete voltas e foi o 18º No TL1, o francês havia sido o quarto colocado.
 
Felipe Nasr ficou com o 12º lugar, seguido por Sergio Pérez, Carlos Sainz Jr e Nico Hülkenberg. As duas McLaren, de Fernando Alonso e Jenson Button, respectivamente, foram 16º e 17º. Fechando a fila, Will Stevens e Roberto Merhi, na primeira participação da Manor Marussia na temporada.

Confira as declarações:

FERRARI
 
Sebastian Vettel, 3º no TL1 e 7º no TL2: "Foi um dia decente. Estava bem quente e escorregadio, o que torna tudo mais difícil para os carros trabalharem com os pneus. Não estou totalmente feliz comigo mesmo, estava forçando muito, mas não funcionou e no final eu rodei. Mas se você precisa escolher um dia onde quer tentar coisas, escolha sexta. Vai ser próximo entre nós, a Williams e provavelmente a Red Bull. A Mercedes não teve um dia limpo, mas ainda é muito forte. Mas temos de nos cuidar."

RED BULL

Daniel Ricciardo, 6º no TL1 e 10º no TL2: “Algumas coisas definitivamente são positivas, e o punhado de problemas de confiabilidade que tivemos em Melbourne estão muito melhores agora. O carro estava muito mais legal de pilotar. Conseguimos fazer algumas coisas no acerto nesta manhã e depois tivemos alguns problemas à tarde que limitaram a nossa quilometragem. Mas há alguns positivos e conseguimos um bom feedback do Daniil. Ele não estava tão longe do ritmo da Ferrari, e então isso é bom e encorajador para amanhã. Estamos encontrando melhorias. Se eu vir a chuva antes da classificação amanhã, provavelmente vou sorrir um pouco!” 


SAUBER
 
Marcus Ericsson, 10º no TL1 e 9º no TL2: “De manhã, tivemos um bom começo de fim de semana. Foram entradas promissoras na pista com tempos de volta consistentes, e também trabalhamos no acerto, o que foi satisfatório. Durante o segundo treino livre, continuamos a construir em cima do que aprendemos pela manhã, então foi outra sessão decente. Tivemos um pouco de azar quando fui andar com os pneus médios, pois durante a minha volta preparatória houve a bandeira vermelha. Tive que parar, então perdi a volta do pneu. De qualquer forma, acho que a performance foi boa e os long-runs foram positivos. As altas temperaturas serão um desafio para todos no domingo, o que vai ser difícil no que diz respeito ao gerenciamento de pneus”
 
Raffaele Marciello, 13º no TL1: “Foi uma boa sessão para a equipe. Para mim, foi um pouco desafiador, pois eu estava pilotando a Sauber C34 Ferrari pela primeira vez em uma pista onde nunca havia andado. Entretanto, eu me senti confiante rapidamente no carro e pude melhorar a cada volta. Completei o programa planejado, então acho que fiz um bom trabalho. As temperaturas já estavam altas, então a aderência era baixa. Fora isso, o circuito estava meio sujo, então as condições não eram as melhores, mas esta guerra é a mesma para todos. Em geral, foi bom.” 

TORO ROSSO

 
Max Verstappen, 7º no TL1 e 8º no TL2: “Foi um bom começo de fim de semana, pois usei o TL1 para aprender a pista indo com calma. É a minha primeira vez neste circuito. Não é fácil cuidar dos pneus porque é bastante úmido, mas foi uma primeira manhã limpa. À tarde, no TL2, fizemos algumas mudanças e eu fiquei bem feliz com o equilíbrio do carro. Ainda há espaço pra melhorar, mas, no geral, o dia correu bem.”
 
Carlos Sainz Jr, 5º no TL1 e 14º no TL2: “Eu acho que foi um TL1 positivo nesta manhã. O carro estava bem equilibrado e rápido logo de cara. Durante a sessão desta tarde, tivemos um pouco mais de problemas, especialmente com o tráfego, e quando eu fui andar com o pneu médio, não fui capaz de encaixar uma volta, pois não achei nenhum espaço mais vazio na pista. Mas nós vimos que, com o traçado limpo, conseguimos fazer um bom tempo com o outro carro, então estou calmo e positivo com relação a onde nós estamos.” 
LOTUS
 
Pastor Maldonado, 12º no TL1 e 11º no TL2: "O carro está bem diferente com a alocação do pneu aqui e as partes diferentes que estamos avaliando. Certamente me senti mais feliz à tarde no long run. Vimos um bom ritmo de Romain pela manhã, e eu estava feliz com minhas performances no long run, então temos algum trabalho a fazer para juntar os elementos e acertar o carro como queremos para amanhã."
 
Romain Grosjean, 4º no TL1 e 18º no TL2: "Foi um dia limitado para mim em termos de pista. Parecíamos rápidos na sessão da manhã, mas a sessão da tarde foi bem mais curta por causa de um problema que estamos investigando. É um circuito bem diferente se comparado com o da Austrália. Os pneus e as condições do tempo também são diferentes, então temos bastante trabalho para fazer para o TL3 antes de chegarmos à classificação.Tem sido um dia frustrante para mim, mas com certeza vamos virar a mesa amanhã."

FORCE INDIA
 
Nico Hülkenberg, 15º no TL1 e 15º no TL2: "Foi um dia tranquilo e conseguimos gerenciar o máximo do nosso tempo na pista. À tarde, em especial, foi uma boa sessão. Conseguimos fazer todas as sequências: fizemos alguns testes úteis, e acredito que aprendemos muito hoje. Tanto para o fim de semana quanto para o futuro. As condições da pista mudaram muito entre as sessões, e isso teve muita influência na sensação do carro, especialmente o desempenho dos pneus. Precisamos pegar algumas informações que aprendemos e trabalhar duro durante a noite para ter melhoras amanhã."
 
Sergio Pérez, 16º no TL1 e 13° no TL2: "Fizemos muitos testes hoje, e acho que foi um começo de fim de semana positivo. Completamos nosso programa e cobrimos muitas voltas, o que nos deu muita informação, especialmente com long runs. O calor vai ter um importante impacto nos pneus, e minha sensação é que é relativamente fácil ter desempenho durante uma volta, mas do outro lado o calor vai impactar a degradação dos pneus, então nosso foco é achar o melhor equilíbrio. Sabemos que a tarefa é difícil, já que o grid é muito competitivo, mas faremos nosso melhor."

MCLAREN
 
Jenson Button, 17º no TL1 e 17º no TL2: "Acho que todo mundo achou complicado com a temperatura de hoje. Tem sido difícil achar um equilíbrio constante hoje. Muita gente cometeu erros, tinha muito pouca aderência, então a sensação dentro do carro não é tão boa quanto em Melbourne, mas nosso ritmo geral em uma única volta e em long runs é um pouco mais próximo dos carros à nossa frente. É um avanço.
 
Aprendemos muito hoje sobre nosso motor. Temos um pouco mais de força, ainda que estejamos aprendendo sobre a dirigibilidade em algumas áreas. Eu talvez estivesse errado ontem, quando disse que não estaríamos disputando com os outros carros no domingo. Seria um passo adiante grande para nós se amanhã nós fossemos capazes de entrar entre os que estão à nossa frente."

MANOR MARUSSIA
 
Will Stevens, 18º no TL1 e 19º no TL2: "É muito legal estar de volta a um carro da F1 e correndo. O dia foi bem suave de acordo com nosso programa, e estou particularmente agradecido que meus tempos nas duas sessões estavam dentro dos 107%. Considerando o queão pouco nós andamos, hoje foi realmente um passo muito bom. Meus agradecimentos vão ao time por um esforço tremendo. Não temos ilusões sobre os desafios que estão por vir e vamos ter uma noite ocupado para trabalhar em cima das informações para tentar melhorar e fazer a melhor exibição possível amanhã."
 
Roberto Merhi, 19º no TL1 e 20º no TL2: "Foi bom ter nosso primeiro dia de pista com o carro e positivo para o time conseguir um dia em que deu para andar direto. Pela manhã, pudemos ter uma sequência decente e sentir o equilíbrio e alguma direção sobre onde o carro está. No TL2, pudemos andar rápido, mas infelizmente eu rodei na curva 12, o que acabou com a minha sessão. Minhas desculpas ao time por isso, tudo estava indo bem, mas estou ansioso para voltar ao carro amanhã e continuar de onde paramos."
 
O MELHOR ESTREANTE

A F1 que Wilsinho Fittipaldi e Chico Serra viram pela primeira vez era muito diferente da atual. Carros, circuitos, tecnologia, dinheiro, tudo. Mas, principalmente, o grid era muito maior. 33 carros estavam inscritos e 25 largaram no GP da Espanha de 1972, que Wilsinho terminou na sétima posição. 24 alinharam no grid em Long Beach em 1981, quando Serra também debutou chegando em sétimo. Mas o tamanho do grid não apaga o brilho do quinto lugar de Felipe Nasr no GP da Austrália de 2015, que os desbancou e se tornou o melhor resultado de um estreante brasileiro na história da categoria

MADUROS, MAS COM
TESÃO DE JOVENS

Os dois já são veteranos. Um tem os primeiros fios grisalhos e outro passou dos 40. Mas os dois seguem firmes e fortes na Indy e usam a idade como um grande fator positivo. Helio Castroneves e Tony Kanaan prometem a mesma disposição dos tempos em que começaram na Indy para conquistarem o título da temporada 2015. E os dois estão nas duas melhores equipes possíveis: a Penske e a Ganassi, respectivamente.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.