Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres para GP de Singapura de F1

Kimi Räikkönen bateu o recorde da pista e liderou a sexta-feira (14) de treinos livres para o GP de Singapura. Pela manhã, Daniel Ricciardo terminou em primeiro, com dobradinha da Red Bull ao lado de Max Verstappen

Com 1min38s699, Kimi Räikkönen bateu o recorde da pista e liderou a sexta-feira (14) de treinos livres em Singapura. Na primeira sessão, foi Daniel Ricciardo que esteve à frente, em dobradinha da Red Bull com Max Verstappen.

Além do trio, o dia também foi de destaque para Lewis Hamilton, que se recuperou de um 6° lugar pela manhã para ser 2° de tarde, e para Fernando Alonso, que se empolgou após conquistar uma oitava posição na segunda sessão.

Sebastian Vettel, por sua vez, não teve bom início de trabalhos na Ásia: bateu no segundo treino. O que eles disseram? Você confere aqui no GRANDE PRÊMIO.

#GALERIA(9534,188666)
Kimi Räikkönen, primeiro: Líder do dia e novo recordista de Marina Bay, Räikkönen diz: “Poderia ter guiado um pouco melhor”

Lewis Hamilton, segundo: Hamilton celebra proximidade de Mercedes e Ferrari em Singapura, mas reclama do calor: “Perdi 2 kg”

Max Verstappen, terceiro: Verstappen vê “dia imperfeito” e com "espaço para melhora" da Red Bull em Singapura

Daniel Ricciardo, quarto: Líder da manhã, Ricciardo se diverte em “circuito duro” de Singapura

Daniel Ricciardo (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Valtteri Bottas, quinto: “O TL1 já pareceu ser um pouco melhor do que o do ano passado", apontou Bottas. "No TL2, Ferrari e Red Bull pareceram estar bem rápidas, mas nós não estamos muito atrás. O carro melhorou muito para acerto de muito downforce. Está muito mais rápido, mesmo em comparação com o começo do ano. Fizemos grandes mudanças do TL1 para o TL2, mas nem todas foram positivas. Vamos pensar nisso durante a noite. É muito difícil acertar perfeitamente o equilíbrio do carro nessa pista. São curvas tão variadas, então temos muito trabalho pela frente."

Carlos Sainz Jr., sexto: “Foi uma sexta-feira bem simples para nós, o que é bom em Singapura. Não tivemos problemas e completamos nossas voltas. Fico feliz, especialmente por causa da performance em uma única volta. Ainda podemos melhorar em alguns aspectos, principalmente na simulação de corrida. Ainda precisamos aprender algumas coisas sobre degradação também, mas o dia foi bom.”

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, sétimo: “A noite foi ok, estivemos melhores do que de tarde [no TL1], o que é um bom sinal. Ainda podemos melhorar muita coisas nos carros, como de costume em circuito de rua. Acho que é difícil para todo mundo fazer os pneus funcionarem. Existe uma grande diferença dos hipermacios para os macios. Precisamos garantir que estamos bem em cada composto. O carro pareceu ok, mas ainda podemos fazer algumas coisas para ganhar velocidade.”

Fernando Alonso, oitavo: 8° no TL2, Alonso mostra otimismo em Singapura: “Pode ser um final de semana de muitos pontos”

Sebastian Vettel, nono: Vettel minimiza tempo perdido após batida no muro no TL2 em Singapura: “Podemos recuperar amanhã”

Sebastian Vettel (Foto: Ferrari)

Nico Hülkenberg, 10°: “Sempre é bom voltar a pilotar nessa pista. Começamos o dia bem, mas acho que não conseguimos progredir tanto quanto gostaríamos na segunda atividade. Acho que precisamos pensar um pouco mais em controlar a traseira do carro, o que significa que temos um todo para o TL3 e a classificação. Foi um dia positivo, mas você sempre quer mais.”

Sergio Pérez, 11°: "Singapura não é o lugar mais tranquilo para trazer atualizações aerodinâmicas, mas fizemos o possível e testamos tudo. As características do carro mudaram muito e vai levar mais algum tempo até maximizarmos o acerto. O equilíbrio ainda precisa melhorar e também precisamos tomar algumas decisões durante a noite para tirar o melhor do carro amanhã. For testar novas peças, fizemos o de sempre e coletamos dados pensando na corrida. Parece que estamos em boa forma até aqui."

Marcus Ericsson, 12°: "O dia foi bom, testamos todos os compostos do fim de semana. É um circuito desafiador, com vários tipos de curvas e as altas temperaturas dificultando a pilotagem. Aprendemos bastante e o carro pareceu bom. Estamos razoavelmente competitivos, mas ainda temos algum trabalho para fazer antes de avançar em um pelotão bem apertado. Estou ansioso para brigar amanhã."

Esteban Ocon, 13°: "Não foi um começo ruim para o nosso fim de semana. Acho que o ritmo do carro está bom e podemos entrar na briga pelo top-10 amanhã. O pelotão intermediário está muito apertado novamente, então tirar o melhor de cada setor vai ser ainda mais importante na classificação. Um pequeno erro pode ser muito custoso em termos de posição no grid. O trabalho de hoje foi valioso, incluindo a primeira experiência com o carro atualizado. A primeira impressão é positiva, mas ainda é muito cedo para saber quanto desempenho vamos ganhar."

Charles Leclerc, 14°: "Foi minha primeira vez pilotando em Marina Bay, o que foi empolgante. A pista faz jus à reputação e é um bom desafio, principalmente para cuidar dos pneus. O TL1 foi bom. Cometi um erro no fim e toquei o muro, mas felizmente o cronograma da sessão já estava cumprido e não perdemos tempo. A equipe fez um grande trabalho ao consertar o carro para o TL2. A segunda sessão foi de noite, representando melhor as condições da classificação e da corrida. Estamos competitivos e amanhã vamos lutar por boas posições de largada."

Kevin Magnussen, 15°: “A gente não teve nenhum problema sério, mas, da minha parte, não consegui encaixar nenhuma volta rápida competitiva. Romain mostrou que o carro está bom, mas eu ainda preciso me acertar para extrair tudo amanhã. Isso me dá confiança, ver que o carro é capaz. Vamos seguir trabalhando duro. Vai ser apertado e difícil ir ao Q3, mas estou confiante de que podemos melhorar.”

Stoffel Vandoorne (Foto: McLaren)

Stoffel Vandoorne, 16°: “A gente começou no contrapé, mas acho que nos recuperamos bem no TL2. Me acertei na primeira volta e tive ritmo razoável até o fim. Com tanque cheio, o ritmo foi bem competitivo. Fizemos muitas voltas no TL2 e estou ansioso por um dia limpo amanhã. Aprendemos muito hoje, especialmente sobre o hipermacio. Testamos muitas coisas nos dois carros, então vai ser super importante encaixar todas as peças para amanhã.”

Brendon Hartley, 17°: “Foi bom experimentar Singapura pela primeira vez. Tive um dia bem tranquilo, sem dramas ou qualquer erro, apesar de que ainda precisamos encontrar tempo nos dois carros para ter objetivos melhores na classificação. Eu me acostumei rapidamente com a pista e o consumo de pneus em ritmo de corrida pareceu muito bom, mas ainda temos algum trabalho para fazer durante a noite antes do último treino.”

Pierre Gasly, 18°: “O dia foi bem difícil para nós. Em termos de performance, não estamos tão competitivos quanto gostaríamos por problemas com o equilíbrio do carro. Estamos simplesmente sem ritmo, então precisamos usar a noite de hoje para entender e analisar o que há de errado para melhorar amanhã. Singapura é uma pista muito legal, principalmente de noite. É muito técnico, com muitos desafios nessas condições quente, e essa é uma atmosfera incrível.”

Lance Stroll, 19°: “A gente conseguiu um bom número de volta, então aprendemos bastante. Estamos sofrendo um pouco com a aderência e o ritmo. É a natureza da pista, já que muito downforce não é algo que combina com nosso carro. No fim eu tive um pouco de fogo no meu freio traseiro direito por causa de uma sobreviseira. Não sei se foi minha ou de outro piloto, mas foi um azar. Veremos o que acontece amanhã, vai ser outro dia.”

Sergey Sirotkin, 20°: “Foi uma sexta-feira difícil. O TL1 pareceu bem razoável, mas esse não foi o caso do TL2. O sol foi embora e com temperaturas mais baixas nós esperávamos evolução em relação ao TL1. O resultado das duas sessões não foi o esperado, então temos muito trabalho para fazer durante a noite para garantir que a gente extraia tudo do carro amanhã.”

Sergey Sirotkin (Foto: Williams)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.