Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres para GP do México de F1

Max Verstappen dominou o primeiro dia de atividades no México e deixou claro querer que a pole no Hermanos Rodriguez fique com a Red Bull, que fez dobradinha com Daniel Ricciardo nas duas sessões desta sexta-feira (26). Candidatos ao título, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel sofreram e ficaram para trás

O primeiro dia de atividades no circuito de Hermanos Rodriguez foi dominado amplamente pela Red Bull: Max Verstappen liderou os dois treinos livres desta sexta-feira (26), enquanto Daniel ricciardo garantiu a dobradinha em ambas as ocasiões.

Portanto, para a dupla formada pelo holandês e pelo australiano, foi dia de declarações esperançosas em relação à briga pela pole no próximo sábado. Diferentemente da dupla que briga pelo título, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel.

Para o provável campeão, a Red Bul "está inalcançável", enquanto que o ferrarista analisou o limite dos pneus, que sofrem bastante no calor mexicano.

Confira abaixo o que falou cada piloto que foi à pista nesta sexta na capital mexicana:

Max Verstappen (Foto: Twitter/Sky Sports)

Max Verstappen, primeiro: Verstappen fala em falha hidráulica, mas espera luta interna pela pole no México: “Temos um bom carro”

Daniel Ricciardo, segundo: Ricciardo duvida de batalha interna da Red Bull por pole no México: “Não quero ser ingênuo”

Carlos Sainz Jr., terceiro: Sainz destaca sexta-feira “acima do esperado” no México, mas segue realista: “Espero estar em 7º ou 8º”

Sebastian Vettel, quarto: Vettel vê “todos no limite com pneus” e justifica Ferrari atrás da Renault: “Não tivemos uma volta limpa”

Nico Hülkenberg, quinto: Hülkenberg avalia dia “surpreendentemente bom” para Renault, mas diz: “Tempos enganam um pouco”

Brendon Hartley, sexto: "Foi uma sexta realmente positiva. Estar no top-10 nas duas sessões e terminar em sexto de tarde foi genial. Adoro este circuito, já corri aqui algumas vezes e é minha segunda visita com um carro de F1. Fizemos muitos testes com o kit aerodinâmico. Acrediro que ele se adapta ao meu estilo de pilotagem, então a sensação é de que levamos o carro para onde quero. É ótimo começar assim depois de algumas corridas boas, me sinto bem."

Lewis Hamilton (Foto: AFP)

Lewis Hamilton, sétimo: Hamilton põe “Red Bull fora do alcance” e vê Mercedes junto com Ferrari: “Mas dá para melhorar”

Kimi Räikkönen, oitavo: Räikkönen assume que Ferrari “tem trabalho a fazer” e reclama de “pista complicada” no México

Valtteri Bottas, nono: "Nossos compostos começaram a se degradar rapidamente e parece que falta grip na pista, então o carro estava escorregando muito. Temos muito trabalho a fazer, mas tenho certeza de que encontraremos respostas."

Sergio Pérez (Foto: Racing Point Force India)

Sergio Pérez, 10°: "Foi uma sexta de aprendizagem. Saímos com boas informações. Pela manhã nos surpreendemos um pouco com o rendimento dos pneus, eles terão grande influência no resultado da corrida. Se entendermos teremos vantagem. Classificar bem é importante aqui, mas acho que o mais importante é ter bom ritmo na corrida. É nisso que focaremos nossas forças."

Esteban Ocon, 11°: "Fiz o melhor que podia para hoje, mas não demos muitas voltas com os pneus hipermacios. Os stints mais longos seguiram o planejado e acho que aprendemos bastante sobre os pneus, mas acho que vimos que será um grande desafio controlá-los no domingo. É o mesmo para todos, então será divertido para o público."

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, 12°: "Não foi um dia bom para encontrar o equilíbrio do caro. Os pneus hipermacios não estiveram bons. Estávamos sofrendo, também, com o esfriamento e com a altitude. Temos muito o que fazer no carro. Não foi o desempenho esperado. Acho que os resultados de hoje foram surpreendentes, as Renault estão muito competitivas, tal como a Toro Rosso do Brendon Hartley, e a Ferrari um pouco para trás. Muito trabalho a ser feito hoje pela noite. Espero que amanhã seja um dia melhor. O que anima é que parece que teremos mais de uma parada na corrida."

Charles Leclerc, 13°: "O segundo treino livre foi bastante difícil e temos muito trabalho a fazer. Espero que possamos dar o passo que falta no sábado, para podemos melhorar nossa evolução na pista."

Pierre Gasly (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Pierre Gasly, 14°: "Não foi um dia fácil. A troca de motor na primeira sessão afetou toda minha preparação. A segunda sessão não foi lipa, pois  tive problemas de tráfego e de condução, então há muito o que fazer nessa noite para arrumar o carro. No domingo terei que começar do fim do grid por caua da penalização, então nosso objetivo será conseguir um bom ritmo de corrida. Mas sigo positivo, porque por mais que as coisas estejam complicadas é uma decisão estratégica pensando nas últiams corridas do ano."

Stoffel Vandoorne, 15°: "Foi uma sexta razoável. Acredito que o ponto fundamental são os pneus. Era importante estar na pista e provarmos sua duração em stintis longos. Dividimos a estratégia de pneus para ver a degradação. Acredito que todo mundo sofreu com ela. É uma pista muito escorregadia. Na verdade, para nós seria bom que ficasse assim domingo, a corrida ficaria mais interessante. É difícil dizer onde nos encontramos, pois todo mundo está próximo. A Red Bull está um passo à frente, mas depois todos parecem apertados, então se formos bem e conseguirmos rendimento podemos conquistar um bom resultado. O mais importante será controlar os pneus para termos boa hance de pontuar."

Lance Stroll, 16°: "Foi uma sexta usual. Demos uam boa quantidade de voltas e aprendemos muito sobre as condições, com a altitude e o pouco grip. Precisei me adaptar um pouco, assim como os engenheiros. Temos que pensar em algumas coisas para amanhã. Vamos tentar alcançar o Q2, mas não sabemos ao certo o quão bem estão nossos adversários. Parecem todos próximos, mas isso é a F1. Será complicado em relação aos pneus, especialmente para quem começar com os hipermacios. Vamos ver o que o domingo nos traz, mas tenho certeza que será uma corrida com surpresas e estratégica."

Marcus Ericsson, 17°: "Foi um primeiro dia difícil no México. Sofri com o equilíbrio do carro, assim como com os pneus, não me senti bem pilotando. Temos muito trabalho por vir para compreendermos como podemos melhorar. A pista é desafiadora, especialmente pela altitude, então vamos nos esforçar para  conseguir bons resultados amanhã."

Sergey Sirotkin, 18°: "Foi uma sexta cheia. Tivemos uma manhã interessante, na qual fizemos alguams coisas interessantes. Não acho que ganhamos desempenho, mas foi bom experimentar. Pela tarde nós fizemos os stints longos com tanque cheio. Não tivemos bom desempenho, o que não é surpresa. Pensando em amanhã temos algumas coisas mara optimizar, mas fizemos testes positivos, estamos felizes."

Fernando Alonso (Foto: McLaren)

Fernando Alonso, 19°: Alonso vê pneus como maior problema no México e releva resultado ruim: “Acho que estamos prontos”

Kevin Magnussen, 20°: "Não foi um bom dia. Não aprendemos muito. Os pneus não funcionaram bem. Vamos ver o que podemos fazer sobre eles até amanhã. Não estavam funcionando de nenhuma maneira. Estamos procurando respostas. Teremos que pensar muito para encontrar ideias. Não acertei minha primeira volta. Tentei de novo, mas os pneus estavam desgastados já. Mas não é tão ruim quanto parece. É apenas frustrante, principalmente quando você quer correr e acaba apenas deslizando como um louco."

Lando Norris: "No geral foi uma sessão complicada. É minah primeira vez no México. A sessão foi uma combinação de muita degradação e pista suja, o que tornou a condução do carro muito difícil, então foi fácil cometer erros. No geral, fomos capazes de completar o plano, e acredito que o carro esrtá bem em relação à pista. É o mais importante no meu caso, assim quando voltar ano que vem me sentirei mais confiante."

Antonio Giovinazzi: "Foi uma sessão desafiadora, já que a pista estava bastante suja e não havia muito grip. Corremos com o hipermacio, então a degradação foi alta, o que complicou ainda mais. Estou feliz com o que fizemos e meu foque segue sendo trabalhar com a equipe pelo resto da temporada."

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.