Confira declarações dos pilotos após treino classificatório do GP do Brasil, 20ª etapa da temporada 2016 da F1

A chuva não veio, e o treino classificatório em Interlagos não reservou nenhum resultado muito absurdo. Lewis Hamilton foi pole, enquanto Ferrari e Red Bull brigam pela condição de ‘melhor do resto’. Mais atrás, a Williams decepcionou

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “2258117790”;

google_ad_width = 300;

google_ad_height = 600;

A possibilidade de chuva existia, e servia como pretexto para muitos imaginarem coisas loucas acontecendo neste sábado (12) em Interlagos. Mas, no fim das contas, o que se viu foi justamente o mais previsível: Lewis Hamilton, depois de liderar a maior parte dos treinos livres, comandou a classificação e levou a pole-position.

Nico Rosberg, apesar de ameaçar, ficou com o segundo lugar. Não é uma posição ruim, considerando a imprevisibilidade recente das largadas. Falando em imprevisível, Kimi Räikkönen fez uma excelente classificação e colocou a Ferrari em terceiro. Max Verstappen, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo completam a sequência de pilotos das equipes de ponta.

O top-10 do grid de largada fica completo com a presença de pilotos que suaram para conseguir um bom resultado. Romain Grosjean repetiu a melhor posição de largada da Haas, sendo o sétimo mais veloz em um treino que poderia muito bem reservar uma eliminação já no Q1. Nico Hülkenberg e Sergio Pérez foram oitavo e nono em um final de semana pouco brilhante da Force India, enquanto Fernando Alonso superava os problemas mecânicos do fim de semana para ser décimo.

Os brasileiros voltaram a ficar devendo. Felipe Massa, depois de criar expectativas com uma promissora Williams, larga apenas em 13º. Felipe Nasr teve um dia ainda pior: com aquele que pode ser considerado o pior carro do fim de semana, Nasr marcou o pior tempo do dia. Só não larga em último por conta de uma punição de Esteban Ocon.

Romain Grosjean (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Confira declarações dos pilotos após a classificação do GP do Brasil:

RED BULL

Daniel Ricciardo, sexto: "Estou desapontado e frustrado também comigo mesmo. Essa última volta foi muito dura, eu tive um bom primeiro setor, mas aí talvez tenha sido conservador demais. Talvez eu esteja sendo duro demais comigo mesmo, mas acho que eu poderia ter agredido mais algumas curvas em que fiquei com medo de errar. Foi por pouco que não fiquei em uma posição melhor, acho que isso frustra mais, mas vou aprender com isso".

HAAS

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, sétimo: "Nós não estávamos esperando uma classificação dessas. Acho que antes da classificação ninguém da equipe planejava chegar ao Q3. É ótimo ter igualado nossa melhor posição de largada, fizemos algumas mudanças muito positivas no carro. A pista mais fria nos ajudou um bocado. É claro que precisamos entender como fazer para melhorar em condições mais quentes, mas quando está tudo mais ameno vamos muito bem. Os freios estão muito melhores. Ainda precisam de ajustes, mas mostram que estamos no caminho correto. Tivemos uma sequência muito dura, cheia de problemas desde a volta das férias. Algumas coisas foram inexplicáveis. Hoje cedo mesmo eu rodei duas vezes, o carro estava esquisitão. Mas é tudo parte do aprendizado, precisamos entender o que estava causando os problemas".

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “2258117790”;

google_ad_width = 300;

google_ad_height = 600;

Esteban Gutiérrez, 12º: "Foi uma sessão muito competitiva e os tempos foram bem próximos. Perdemos o Q3 por muito pouco, mas foi uma ótima performance que tivemos depois de dois finais de semana bem complicados. Podemos ficar otimistas para a corrida de amanhã. Eu quero pontuar, sabemos do que precisamos e vamos focar nisso".

FORCE INDIA

Nico Hülkenberg, oitavo: “Estou feliz com o oitavo lugar e acho que foi praticamente o limite hoje. Estava com Checo logo atrás de mim e isso significa que estamos começando a corrida em uma posição forte. Minhas voltas foram bastante limpas, embora eu tenha escapado em uma curva no Q3. Eu acho que temos um bom carro para amanhã, então precisamos fazer o trabalho e marcar pontos sólidos. Os longos stints que fizemos ontem parecem promissores, mas temos de esperar para ver o que acontece com o tempo. No momento parece que as condições serão semelhantes a de hoje – nublado com alguma leve chuva. Se vier uma chuva mais pesada, certamente vai apimentar as coisas, porque pode ser muito difícil ultrapassar aqui no seco.”

Sergio Pérez, nono: “Demos um grande passo à frente do treino livre para a qualificação e foi o suficiente para chegar até o Q3. A sessão foi uma luta real, especialmente no Q1, e as margens entre o avanço e a eliminação foram minúsculas. Esta é uma pista muito curta e você precisa realmente fazer a volta perfeita, porque qualquer erro pode fazer uma grande diferença. Foi muito apertado com Nico. Cometi um pequeno erro na curva final e me custou algum tempo, então eu poderia ter sido um pouco mais rápido. Em geral, acho que podemos estar felizes com o trabalho que fizemos hoje. Mantivemos alguns carros rápidos atrás de nós e acredito que podemos ser fortes na corrida. Agora precisamos ver o que o tempo traz amanhã.”

Fernando Alonso (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

McLAREN

Fernando Alonso, décimo: "Eu curti bastante guiar o carro hoje, me senti bem confiante. As condições mais amenas casaram bem com o nosso pacote, conseguimos tirar tudo que dava do carro. Estávamos preocupados depois do TL3 pela falta de ritmo e mais ainda quando o Jenson caiu no Q1. Eu pensei que não seria nosso sábado, mas ainda bem que meu carro se comportou muito bem com cada um dos jogos de pneus que eu usei na classificação. Eu consegui achar cada décimo durante a sessão, o carro sempre correspondeu. Espero que o tempo de pista que eu perdi na sexta-feira não pese amanhã, acho mesmo que teremos condições mais frias na pista, até com chances de chuva, então é bom estar no top-10 do grid".

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “2258117790”;

google_ad_width = 300;

google_ad_height = 600;

Jenson Button, 17º: "O carro estava muito bem acertado ontem e fui décimo no TL3, mas hoje era um carro completamente diferente. Definitivamente tem algo de errado, não tem motivo para termos piorado tanto. Mas foi a mesma coisa de manhã, ficamos abaixo do ritmo normal, foi frustrante. Sofremos muito com a falta de aderência, mas o que está feito, está feito, amanhã é outro dia".

WILLIAMS

Valtteri Bottas, 11º: É obviamente decepcionante estar fora do Q3. Nosso ritmo todo o fim de semana tem sido muito bom, assim como o acerto. Mas por algum motivo na qualificação, apenas não fomos velozes o suficiente, enquanto alguns outros carros foram surpreendentemente rápidos. Mas a corrida é amanhã. Vai ser uma luta com a Force India novamente, mas pelo menos agora podemos ter a vantagem com a estratégia.”

TORO ROSSO

Daniil Kvyat, 14º: “Foi uma qualificação decente, não acho que pudéssemos extrair mais do carro e um P14 é o máximo que conseguimos hoje. Minha volta no Q2 foi bastante limpa nestas condições difíceis – havia muito vento e foi difícil encontrar um bom equilíbrio do carro – e estou satisfeito com meu trabalho hoje. Tenho que dizer que as condições da pista mudou muito de ontem para hoje e, portanto, tivemos que nos adaptar e continuar aprendendo durante a sessão, o que não foi fácil. Dito isso, é sempre uma pista agradável de pilotar e cada curva é diferente – é definitivamente um circuito de personalidade! Espero que amanhã caia alguma chuva para que possamos ter uma boa corrida!”

Daniil Kvyat (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Carlos Sainz, 15º: “Não foi a melhor sessão de qualificação para mim, mas não foi a pior também. Sabíamos que não ia ser fácil e que iríamos lutar um pouco nesta pista. Foi muito difícil entrar no Q3 hoje. Meu início da sessão foi bom e coloquei um bom tempo de volta no Q1, mas a partir desse ponto em diante não melhoramos realmente e já estávamos no Q2. Agora teremos de analisar isso, ver por que não encontramos uma volta e estar prontos para amanhã. Acho que será uma corrida interessante – em condições secas será difícil para nós lutar por pontos, mas se chover qualquer coisa pode acontecer, e eu também gosto do molhado. Definitivamente farei uma dança da chuva antes de ir para a cama hoje à noite!”

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “2258117790”;

google_ad_width = 300;

google_ad_height = 600;

RENAULT

Jolyon Palmer, 16º: "Estou feliz por ter alcançado o Q2 mais uma vez, mas eu esperava que a gente pudesse largar em uma posição melhor. Na última volta eu estava totalmente sem borracha no meu pneu dianteiro direito. Esse resultado foi uma pena, o TL3 mostrou que a gente poderia ter feito mais à tarde. Eu queria um pouco mais. Amanhã é a corrida e vamos ver como vai estar o clima para novamente acelerarmos no limite".

Kevin Magnussen, 18º: "O resultado de hoje não foi o esperado. Ontem tudo parecia estar certo e eu me senti bem confortável no carro. Hoje, porém, sofri bastante com o acerto e nem ao Q2 cheguei. Temos de entender o que aconteceu e vamos trabalhar a noite toda para isso. Estou ansioso para ter uma performance bem melhor amanhã na corrida".

MANOR

Pascal Wehrlein, 19º: “Por um lado estamos na frente das duas Saubers, isso é importante, fizemos o que queríamos conquistar hoje. Mas também havia mais para extrair do carro, e isso é um pouco frustrante. Minha melhor volta veio com o primeiro set de pneus, e eu deveria ter mais duas chances de melhorar. No segundo set eu errei e perdi décimos. Ficamos poucos décimos distantes do Q2, então é uma pena. As condições estavam desafiadoras hoje, pode ser que amanhã também. Quero tirar proveito disso”

Esteban Ocon, 22º: “Não posso dizer que estou satisfeito com minha classificação. Ficamos na frente das Saubers, as duas, mas isso não adianta mais nada, pois tenho que largar atrás deles. É assim que as coisas são, agora vamos depender de uma boa largada para seguir na frente deles”

SAUBER

Marcus Ericsson, 20º: "Primeiro de tudo, queria dizer que estou muito agradecido pelo meu time ter conseguido trocar o motor entre o treino livre e a classificação. Eles fizeram um grande trabalho em tão pouco tempo. A classificação foi complicada, reflexo também da sexta-feira difícil, não fiz muitas voltas no TL2. No TL3, problemas no motor e mais dificuldade. Chegamos cheios de problemas na classificação, não dava para esperar muito mais do que isso".

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.