Confira declarações dos pilotos após treino classificatório para GP da China, terceira etapa do Mundial de F1

A Mercedes viveu um novo dia de domínio na F1 ao colocar Lewis Hamilton e Nico Rosberg na primeira fila do grid em Xangai. Enquanto isso, a outrora dominante Red Bull teve de se contentar com o sétimo lugar de Daniel Ricciardo e o 12º de Daniil Kvyat. Pior para a McLaren, com Jenson Button e Fernando Alonso eliminados do treino classificatório deste sábado ainda no Q1. A Sauber foi um dos destaques positivos do treino

Enquanto a Mercedes fazia reluzir seus carros prateados rumo à primeira fila do grid de largada do GP da China, outra equipe também tinha bons motivos para comemorar em Xangai na tarde deste sábado (11). Pela primeira vez na temporada 2015, a Sauber conseguiu colocar seus dois carros no Q3, resultando em uma quinta fila toda azul e amarela com Felipe Nasr largando em nono, logo à frente de Marcus Ericsson. Depois de um 2014 sofrível, a equipe suíça tem no C34 um carro bem-nascido e que pode levar a jovem dupla a somar muitos pontos ao longo do ano, como já aconteceu na abertura do campeonato, em Melbourne.

Outrora acostumada a lutar pelas primeiras colocações, a Red Bull teve de se contentar com o sétimo lugar como sua melhor posição no alinhamento inicial em Xangai. Daniel Ricciardo esperava uma disputa direta com a Williams, mas a escuderia britânica vem se mostrando como a terceira força do fim de semana. Daniil Kvyat, companheiro de equipe do australiano, sequer conseguiu uma vaga no Q3 e vai largar apenas em 12º.

A Toro Rosso, diferente do bom papel feito nas duas primeiras provas da temporada, desta vez não passou nem perto de conseguir passar para a fase final do treino. O mesmo ocorreu com a Force India, que mesmo tendo seus carros empurrados por unidades de força da Mercedes, não consegue engrenar uma boa performance, tanto que Sérgio Pérez flertou com a eliminação logo no início da classificação, enquanto Nico Hülkenberg viu seu treino terminar ainda no Q1.

Pior para a McLaren, que só conseguiu andar à frente da Manor Marussia. Habituados a lutarem por posições de destaque, Jenson Button e Fernando Alonso lutam a cada dia para fazer do conjunto empurrado pela Honda um projeto bem-sucedido. Contudo, ainda levará tempo para que os MP4-30 alcancem performance minimamente competitiva, à altura da história vitoriosa da McLaren na F1.

Felipe Nasr e Marcus Ericsson colocaram a Sauber no top-10 (Foto: AP)

RED BULL

Daniel Ricciardo, sétimo: “Sétimo lugar é aquilo que nós esperávamos para hoje. Acho que nós estamos sempre tentando encontrar o melhor ajuste, nós, pilotos, e os engenheiros, e eles fizeram o melhor possível com os acertos com os quais nós corremos. Com a classificação, parece que encontramos mais ritmo enquanto a sessão se desenrolava, e isso é importante. A dirigibilidade melhorou, e o nosso ritmo em long-run é melhor. Deveremos estar mais próximos da Williams amanhã e estou otimista de que podemos ter uma boa briga pelo top-5.”

Daniil Kvyat, 12º: “Perdi um pouco de potência hoje, e a equipe está investigando a razão disso. Estou decepcionado, mas temos de manter nossas cabeças erguidas. Estamos trabalhando duro para seguir avançando, e nesta pista nós temos uma desvantagem em termos de velocidade em reta, então estamos tentando encontrar uma solução para isso.”

LOTUS

Romain Grosjean, oitavo: "Foi uma classificação muito equilibrada, o que tornou tudo bem animado de dentro do carro e tenho certeza que para quem assistiu também. Fizemos algumas mudanças em relação a ontem que me deram um bom equilíbrio e eu acho que era o máximo que podíamos tirar do carro no momento. Será uma corrida longa e eu acho que a chave será tomar cuidado do pneu dianteiro esquerdo. Estou curtindo o E23 e acho que encontramos uma boa base de acerto, o que é importante para mim.”
 
Pastor Maldonado, 11º: "Eu esperava brigar no P3, mas tem sido mais difícil para mim neste fim de semana do que nas outras duas corridas. Por alguma razão, tivemos dificuldades em todo o fim de semana para encontrar o acerto ideal, o que significa que eu não consigo ficar plenamente confiante para forçar neste tipo de pista. Dito isso, estou otimista para amanhã, pois temos um ritmo de corrida mais forte e então vamos ser mais competitivos na busca pelos pontos que queremos."

SAUBER

Marcus Ericsson, 10º: “É uma grande conquista para toda a equipe ter os dois carros no Q3, não só para a equipe de corrida bem como todos na fábrica em Hinwil. Este fim de semana tem sido bastante acirrado, já que os tempos de volta estão muito próximos. Felipe e eu tivemos boa performance hoje e colocamos os carros em uma posição promissora para amanhã. Vai ser uma corrida emocionante, e eu acho que temos boas chances de ter mais um dia positivo.”  

TORO ROSSO

Max Verstappen, 13º: "Estou feliz com como o carro melhorou em relação a ontem. No TL3, parecemos mais fortes e, mesmo que esta seja uma pista muito difícil, eu continuei trabalhando para encontrar o equilíbrio correto e finalmente o encontrei, na hora certa para a classificação. É claro, meu 13º lugar não mostra exatamente onde deveríamos estar, pois eu acho que o Q3 era possível para mim hoje, mas dei uma travada de roda na curva 6 que me impediu disso. Agora temos mais algum trabalho para fazer para amanhã, mas acho que podemos ser fortes. Temos um bom ritmo de corrida, então estou confiante de que vamos poder brigar por pontos mais uma vez."
 
Carlos Sainz Jr., 14º: "Nesta manhã, no TL3, demos um passo à frente em termos de performance e o carro pareceu melhor, mas quando entramos na classificação hoje à tarde, não conseguimos encontrar aquele algo a mais. Por dois ou três décimos não entramos no Q3 e não estamos na melhor posição para amanhã. Contudo, sabemos que temos um ritmo decente para os long-runs e mostramos uma boa consistência ontem, então terminar no top-10 ainda é o nosso principal objetivo."
 

FORCE INDIA


Sergio Pérez, 15º: "Eu dei algumas voltas boas, limpas, no Q1 e isso foi o bastante para me levar ao Q2. Acho que tiramos o máximo na primeira sessão e foi por isso que entramos no Q2 já pensando na corrida, pois ter jogos sufiicientes de pneus novos vai fazer uma diferença importante no domingo. Estou agora pensando na corrida e vendo o que posso fazer. Precisamos olhar para as opções de estratégia nesta noite para garantir que vamos escolher a correta."
 
Nico Hülkenberg, 16º: "Foi desapontador ser eliminado no Q1, mas infelizmente a última volta não foi rápida o bastante. Eu perdi tempo naquela volta tentando forçar e tirar tudo do carro, e isso nos deixou fora. Sabemos que há muito trabalho pela frente para desenvolver este carro e levar a performance ao nível que esperamos, mas sabemos que este é um processo que leva tempo: é questão de continuar trabalhando para melhorarmos semana após semana. Olhando para amanhã, estamos com o objetivo de marcar mais alguns pontos. Não vai ser uma tarefa fácil, mas vamos dar o nosso melhor."

McLAREN

Jenson Button, 17º: “Acho que nós esperávamos poder estar apenas um pouco mais próximos do que hoje. No treino livre, parecia que estávamos um pouco mais competitivos, certamente. Tínhamos encontrado um bom equilíbrio com o carro, de fato, mas o tempo de volta ainda não é bom o bastante. Além disso, os carros à nossa frente pareciam ter dado um grande salto adiante nesta tarde, enquanto nós não, por isso precisamos descobrir porque isso aconteceu. Portanto, no geral, fizemos alguns avanços neste fim de semana, mas a classificação não correu da melhor forma. Espero que as coisas melhorem amanhã e que consigamos disputar com alguns dos carros que vão largar à nossa frente no grid.”

MANOR MARUSSIA

Will Stevens, 19º: "É sempre bom sentir que há progresso sendo feito e estamos notando grandes saltos de sessão para sessão aqui. Ainda há um longo caminho pela frente, mas o progresso feito nos últimos finais de semana está claro para que todos vejam. O fim de semana sem problemas realmente nos ajudou a encontrar o ritmo que nos permitiu fazer as mudanças corretas de acerto. O carro estava bom e eu fiquei bem feliz com a minha volta, então entramos na corrida de amanhã em uma posição confortável. Estou ansiosíssimo pela minha primeira corrida neste carro e para juntar muito mais informações para a equipe desenvolver, então dedos cruzados que vamos poder ter uma boa corrida."

 
Roberto Merhi, 20º: "Estou um pouco desapontado, mas foi um bom resultado para a equipe. Nesta manhã, tive alguns problemas eletrônicos, o que me tirou um pouco o momento e também me fez perder minha volta com pneu macio. Em geral, acho que vimos uma boa melhora durante o fim de semana, então eu acho que estaremos melhores na corrida amanhã."
O HOMEM DA CHINA

Lewis Hamilton continua inexpugnável em sua jornada neste fim de semana em Xangai. Dono do retrospecto mais positivo da história do GP da China, com três vitórias, o bicampeão mundial de F1 deu mais uma amostra de sua superioridade e cravou, neste sábado (11) a pole-position para a terceira etapa da temporada 2015. De forma absolutamente dominante, o britânico não teve a menor dificuldade para registrar a volta mais rápida do treino classificatório e colocar a Mercedes novamente na posição de honra do grid. Muito acima do nível de performance do companheiro de equipe, Nico Rosberg, Lewis anotou 1min35s782, apenas 0s042 de frente para o alemão, e cravou a 41ª pole da sua carreira, a quinta apenas em Xangai

FIM DA SEQUÊNCIA 

A presença do estreante Felipe Nasr na F1 levou Brasil a quebrar uma sequência que durava quase três anos. Na temporada de 2012, os representantes do país na categoria eram Felipe Massa, então na Ferrari, e Bruno Senna, na Williams. No GP da Hungria, 11ª etapa do campeonato daquele ano, a dupla tupiniquim conseguiu avançar à fase final do treino classificatório, o chamado Q3, que definiu o grid em Hungaroring: em 28 de julho, Massa garantiu o sétimo lugar, duas posições à frente de Senna, que deixou a categoria no fim da temporada. Neste sábado (11), na sessão classificatória do GP da China, Massa faturou um bom quarto lugar, enquanto o novato Nasr conquistou a nona posição do grid em Xangai

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.