Confira declarações dos pilotos após treino classificatório para GP do Bahrein, segunda etapa do Mundial 2016 de F1

A Mercedes fez a dobradinha e larga na frente na segunda prova do calendário, com Lewis Hamilton levando a melhor sobre Nico Rosberg. Sebastian Vettel colocou a Ferrari na terceira posição

O treino de definição do grid para o GP do Bahrein foi um fiasco do ponto de vista da emoção. Pouca movimentação nas três fases da sessão, até pior do que foi visto em Melborne, na Austrália, na abertura da temporada 2016. Lewis Hamilton fez o suficiente para garantir a 51ª pole da carreira e partir da liderança. Nico Rosberg não conseguiu superar o rival desta vez, mas garantiu o segundo melhor tempo, à frente de Sebastian Vettel, da Ferrari.
 
Kimi Räikkönen ficou em quarto, seguido de Daniel Ricciardo, o quinto melhor do dia. Valtteri Bottas terminou em sexto, trazendo junto o companheiro de equipe Felipe Massa. Nico Hülkenberg acabou em oitavo, Romain Grosjean e sua Haas em nono e Max Verstappen fechou o grupo dos dez mais rápidos.
Hamilton e Rosberg largam na frente (Foto: Beto Issa)
Se o treino foi fraco, a segunda corrida do ano promete. A largada para o GP do Bahrein será 12h (Brasília) com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO AO VIVO e EM TEMPO REAL.
 
Confira declarações dos pilotos:
 
RED BULL
 
Daniel Ricciardo, quinto: "Estou muito feliz com o resultado de hoje. Nós não esperávamos ser quinto, especialmente porque a manhã não foi boa. Chegamos a pensar que, se tudo corresse bem, talvez chegássemos ao Q3, e, assim, ficar em quinto é ótimo. Estou feliz com as voltas que fizemos, as mudanças que fizemos a partir do TL3 funcionaram bem no classificatório e estou animado para a corrida."
 
Daniil Kvyat, 15º: "Hoje não saiu como o planejado. O nosso tempo não era ruim, mas nós simplesmente não tínhamos ritmo. Não sei no momento exatamente o que aconteceu, mas não é onde eu quero estar. Fomos bem no TL1, mostramos bom ritmo, o TL2 e o TL3 não foram ruins, mas na classificação não fomos bem em lugar nenhum. Eu não sei o que aconteceu, mas vamos olhar para isso e tentar mudar as coisas para a corrida de amanhã."
 
WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, sexto: "Foi uma boa sessão de qualificação e conseguimos tirar o máximo do carro. Também progredimos no carro do Felipe com a nova asa dianteira hoje, o que é bom. Começaremos a corrida em uma posição forte e a meta é terminar entre os cinco primeiros, o que eu acho ser possível. Nós apenas temos que encontrar uma maneira de passar a Red Bull, o fato de termos melhor velocidade em linha reta em relação a eles deve ajudar. Estou esperando uma corrida agradável e limpa. E queremos também levar alguns bons pontos para os dois carros."
Valtteri Bottas na classificação do GP do Bahrein (Foto: Getty Images)
FORCE INDIA
 
Nico Hülkenberg, oitavo: “Foi um belo resultado garantir o Q3 porque nós trabalhamos duro neste fim de semana para alcançar a performance que precisávamos tirar do carro. As mudanças que fizemos na noite passada nos colocaram no rumo certo e fizeram a diferença hoje. Durante a classificação, o carro ficou cada vez melhor e acho que a pista melhorou muito para nós também. Todas as minhas voltas foram limpas e bem encaixadas, e estou feliz com nossa performance. Espero que amanhã à noite a gente viva uma história bem parecida porque acho que nós podemos ir embora com alguns bons pontos. É verdade que os carros imediatamente atrás de mim estão com uma escolha livre de pneus, mas estou feliz com a posição onde estou largando porque é sempre melhor estar à frente no grid.”
 
Sergio Pérez, 18º: “Foi uma sessão azarada e nós calculamos mal as coisas. Acho que o erro estava em ter feito uma volta cronometrada a mais durante meu primeiro stint no Q1 porque isso me deixou sem tempo para uma segunda tentativa. Parece que isso vai atrapalhar minha corrida amanhã. É uma pena porque o carro mostrou bom ritmo hoje, e tínhamos potencial para ter os dois carros dentro do top-10. Vou fazer meu melhor amanhã para lutar e recuperar alguns pontos.”
 
HAAS
 
Romain Grosjean, nono: “Nossa posição foi além das nossas expectativas, o que é bom. Todo mundo trabalhou brilhantemente. Estava falando com Guenther [Steiner] antes da classificação e ele disse que essa sessão seria um grande teste para nós. A cada vez que nós vamos para a pista, nós aprendemos mais. Estou muito orgulhoso dos meus caras. Amanhã vai ser uma corrida bem longa, uma corrida difícil com a escolha dos pneus, mas acho que é possível fazer uma boa jornada. Estamos esperando por mais pontos, mas essa pista é bem diferente da Austrália. Estou esperando avançar ao longo da corrida.”
Romain Grosjean fez bonito no Bahrein (Foto: Getty Images)
Esteban Gutiérrez, 13º: “Foi uma classificação muito apertada e muito competitiva para nós hoje. Peguei muito tráfego na primeira volta, então foi muito complicado preparar os pneus para nossas voltas de saída dos boxes. Portanto, minha primeira volta no Q1 não foi legal. No entanto, a segunda tentativa foi muito melhor. Passar para o Q2 foi o resultado de um esforço fantástico da parte do time, que deixou tudo pronto. Novamente, peguei muito tráfego pela frente, o que não foi o ideal. Ainda assim, o mais importante para nós agora é nos concentrar na corrida e somar pontos. Nós estamos em 13º e vamos fazer nosso melhor para maximizar tudo para amanhã.”
 
TORO ROSSO
 
Max Verstappen, décimo: "Foi uma boa qualificação em uma pista que não é a mais forte para nós, de modo que estar perto de Q3 é uma boa conquista. Claro que você sempre quer acabar mais acima, mas temos de ser realistas e tentar fazer uma boa corrida amanhã. A boa notícia é que podemos escolher os pneus para começar amanhã, então, não é um mau resultado. Durante as sessões de treinos livres também estamos nos concentrando um pouco mais na corrida porque não sabemos muitos sobre pneus super macios em comparação com os outros times, por isso estou ansioso para amanhã – que será uma corrida difícil, mas muito interessante."
 
Carlos Sainz, 11º: "Acho que fizemos um bom trabalho na qualificação hoje, sabíamos que com a quantidade de pneus super macios que temos, entrar em Q3 era difícil. Nós ainda conseguimos colocar uma boa volta. Não estou totalmente feliz porque minha volta no Q1 foi mais rápida do que no Q2. Acho que temos uma boa chance de marcar pontos amanhã. Temos algumas opções de pneus interessantes para a corrida e estou, portanto, olhando para a frente!"
 
MCLAREN
 
Stoffel Vandoorne, 12º: "Acho que podemos estar satisfeitos com o resultado de hoje. Eu realmente não sabia o que esperar, mas desde ontem me senti bastante confiante no carro, e hoje foi só ajustá-lo. O treino livre hoje cedo foi muito bom; sabia que havia um pouco mais de tempo para vir, e acho que tiramos tudo na qualificação. O Q1 foi por pouco, e no Q2 tive uma volta limpa, sem erros. Se tivéssemos ganho um ou dois décimos talvez pudéssemos ter entrado no Q3. Se não está na pole, há sempre alguma margem para melhorias, mas no geral eu estou muito feliz com a classificação. Sabia que tinha ritmo bastante semelhante ao Jenson, e que se eu melhorasse um pouco talvez pudesse desafiá-lo. Ele é um campeão do mundo, um excelente piloto, então ele tem sido uma boa referência para mim neste fim de semana. Tenho muito respeito por ele. Já ganhei aqui no Bahrein antes, e gosto do circuito. Eu o conheço bem e isso ajuda em uma estreia. Eu não conhecia o carro até chegar aqui, por isso conhecer o circuito ajudou. É uma boa sensação ter feito um trabalho decente, mas agora o nosso foco é tentar fazer uma boa corrida. Tenho algum tempo para pensar, se preparar para a corrida e fazer o meu melhor. Há muitas coisas para analisar, as estratégias, mas sinto que posso fazer um bom trabalho."
Stoffel Vandoorne faz sua estreia na F1 pela McLaren (Foto: Beto Issa)
Jenson Button, 14º: "O carro está muito bom no fim de semana: briguei um pouco com as saídas de frente, mas, no Q2, com um pouco mais de asa dianteira, o carro começou a sair de traseira. Então eu não fiquei muito feliz com meu Q2. Stoffel fez um bom trabalho hoje, e eu não fiz um trabalho tão bom. Ele é muito competitivo, é rápido, ganhou aqui antes, e acho que ele provou o quão bom ele é. Sabíamos o quão rápido ele poderia ser – especialmente durante uma volta. Ele tem sido parte importante desta equipe nos últimos anos. Sabemos que o carro tem ritmo, por isso espero que amanhã seja um pouco melhor. Ninguém sabe realmente o que vai acontecer na corrida. Temos três pneus diferentes para trabalhar, e penso que temos uma compreensão razoável do que fazer."
 
MANOR
 
Pascal Wehrlein, 16º: "Estou tão feliz! Que diferença para Melbourne! Foi uma pena sair no Q2, mas estou muito contente de estar tão perto. É uma posição muito boa para iniciar. Preciso agradecer à equipe pelo trabalho árduo, proporcionando-me um carro no qual me senti confortável. Estamos em um bom lugar para amanhã, mas ainda estamos enfrentando alguns problemas de degradação dos pneus nas corridas longas, por isso precisamos administrar isso. Seria ótimo conseguir a mesma largada da última corrida, e espero estar competitivo com os carros à nossa volta."
 
Rio Haryanto, 20º: "Depois de um bom TL3 esta manhã, estou muito desapontado com a minha sessão de classificação. Eu só tive tempo para uma volta rápida e, de novo, não consegui colocar tudo nessa volta. É evidente que há mais para vir do carro e de mim, por isso vamos ter de ver o que acontece com esse formato e trabalhar para encontrar uma solução na China. Ficou mais difícil para a corrida amanhã, mas estou olhando para frente. Estou muito feliz com o nosso ritmo de corrida, que avaliamos ontem nos treinos."
 
SAUBER
 
Marcus Ericsson, 17º: "Foi uma qualificação decente, mesmo que o resultado não seja satisfatório. Como equipe temos feito um bom trabalho no fim de semana em relação ao set-up do carro. Nós sabemos que precisamos encontrar mais ritmo, porque não podemos nos contentar em ser eliminado no Q1 novamente. Queremos prosseguir e ir mais longe. Temos que ver o que o amanhã traz. A corrida é uma história diferente, mas, como sempre, vou fazer o meu melhor."
 
RENAULT
 
Kevin Magnussen, 22º: “Tive apenas uma volta de classificação nesta sessão, de modo que nós conservamos nossos pneus novos para a corrida, e o pelotão onde nós estamos está muito próximo no momento. Sem a punição, nós poderíamos ter uma abordagem normal na classificação e acho que nós teríamos conseguido ter terminado mais além do que em Melbourne. Observando nosso ritmo, nós podemos alcançar um resultado no pelotão intermediário amanhã, mas é uma corrida longa e muita coisa pode acontecer. Vamos para a corrida e vamos fazer o melhor que a gente puder. Quero curtir e espero por algumas boas surpresas. Como nós sabemos, vou largar do pit-lane por uma punição por não ter parado para pesar no segundo treino livre. Vi a luz vermelha indicando que eu tinha de parar, que na verdade era para Daniil Kvyatt, mas o fato é que a mesma luz foi indicada para mim, e foi um mal entendido. Não sabia que era possível chamar dois carros ao mesmo tempo. Quando vi Daniil seguiu após na luz vermelha, eu reduzi caso eles [os fiscais de pista] me acenassem, mas isso não aconteceu. Agora já foi, acontece, então é seguir em frente e nos concentrar no dia da corrida.”
 
Jolyon Palmer, 19º: “A equipe fez um bom trabalho, evitamos a primeira eliminação e, operacionalmente, acho que a gente tem uma boa compreensão da fase de classificação. Demos o nosso melhor, mas no fim das contas o ritmo não estava lá. Nosso ritmo de corrida foi melhor que nossa performance em classificação em Melbourne, então espero que a mesma situação aconteça aqui. Estou em busca de ter uma corrida boa, da melhor forma possível. É mais fácil ultrapassar aqui do que em Melbourne, então vamos nos dedicar a isso. Tudo pode acontecer”.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.