Confira declarações dos pilotos depois do GP da Áustria, nona etapa da temporada 2018 da F1

Max Verstappen foi o grande vencedor em um GP da Áustria marcado pelos problemas mecânicos. Enquanto nomes como Lewis Hamilton, Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo ficaram pelo caminho, o holandês fez uma prova digna de aplausos no Red Bull Ring

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O GP da Áustria, nona etapa da temporada 2018, foi repleto de variáveis que tornaram a disputa emocionante e proporcionaram um resultado improvável. Valtteri Bottas e Lewis Hamilton, os dois favoritos à vitória, abandonaram a corrida deste domingo (1). Antes, a Mercedes cometeu um erro estratégico após a saída do finlandês que, no fim das contas, permitiu a Max Verstappen triunfar diante da enorme torcida holandesa na casa da Red Bull. Um dia inesquecível em Spielberg e, talvez, a melhor corrida de todo o campeonato até agora.
 
O quarto triunfo de Verstappen na F1, o primeiro em 2018, veio no peito e na raça e também na base da superação após ter de lidar com a aproximação de Kimi Räikkönen nas voltas finais. Mas o holandês superou a má fase e uma série de críticas com uma vitória contundente. O 'Homem de Gelo' terminou em segundo lugar, enquanto Sebsatian Vettel completou o pódio e, de quebra, comemorou por voltar à liderança do campeonato após o abandono de Hamilton. A última vez que Lewis não completou uma corrida foi há quase dois anos, no GP da Malásia de 2016.
Max Verstappen (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A zona de pontos ainda contou com Romain Grosjean e Kevin Magnussen em quarto e quinto, formando um resultado incrível para a Haas. Esteban Ocon e Sergio Pérez, sexto e sétimo, também encantaram com a Force India. Fernando Alonso, Charles Leclerc e Marcus Ericsson completaram a zona de pontos.

Confira declarações dos pilotos após o GP da Áustria

Max Verstappen, primeiro: Verstappen supera pneus "cheios de bolhas", se anima com torcida e vibra com vitória em "incrível" GP da Áustria

 
 
 
Romain Grosjean, quarto: “É um grande dia para todos nós, para toda a equipe. Eles merecem demais um grande resultado com os carros terminando em quarto e quinto. É incrível para o nosso 50º GP. Estou muito, muito feliz por todos os caras. Nós fizemos um trabalho incrível em todo o fim de semana. Tivemos alguma sorte na corrida com os carros da Mercedes abandonando, mas foi um grande fim de semana. Ainda há muitas coisas que nós podemos melhorar aqui e ali, mas estou feliz pela forma como nós administramos para fazer esse stint mais longo com os pneus. As últimas 20 voltas não foram divertidas, tivemos bolhas nos pneus traseiros, e temi que eles fossem explodir a qualquer momento. Então estou muito feliz por termos conseguido ficar lá e terminar em quarto e quinto.”
Romain Grosjean e Kevin Magnussen tiveram um dia dos melhores (Foto: Haas)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Kevin Magnussen, quinto: “Nós tivemos um fim de semana muito bom. Lutamos pelo top-5, não esperávamos por isso. Terminamos com os dois carros entre os cinco primeiros, e este é um trabalho incrível da equipe e estou muito orgulhoso por todo o time. Nós sofremos com as bolhas nos pneus durante todo o stint com os macios. Administrei isso, e então tive alguma pressão vindo de trás, então tive de acelerar, mas foi uma boa corrida. Mostramos neste fim de semana que nós temos um bom carro. No momento, não apenas neste fim de semana, mostramos em todo o ano que o carro é muito competitivo. Nós simplesmente temos de continuar assim.”
 
Esteban Ocon, sexto: “Estou feliz com este resultado e é um dia muito bom para a equipe. Podemos estar satisfeitos com nossa performance hoje. Nós administramos bem nossos pneus e fizemos uma corrida de uma parada, enquanto outros à nossa volta sofreram. Mantivemos nossos pneus inteiros até o fim e também mostramos um grande trabalho de equipe com Checo [Pérez] enquanto trocamos de posição para nos aproximar de [Kevin] Magnussen. Acho que nós mostramos o quanto a equipe é forte. Espero que, com as próximas atualizações aportando desempenho para o carro, possamos nos manter nesse ritmo. A luta pelo campeonato no pelotão do meio está muito apertada e vai ser até o fim da temporada, e nós precisamos continuar acelerando.”
 
Sergio Pérez, sétimo: “Foi um dia muito positivo para a equipe. Saímos daqui com pontos importantes na esteira de um fim de semana que foi bastante desafiador na preparação para a corrida. Largar em 15º e terminar em sétimo representa um grande esforço, e devemos ficar orgulhosos desta conquista. Sim, tivemos alguns carros à nossa frente que abandonaram, mas nós corremos bem e fizemos nossa estratégia, então pudemos tirar proveito dessas oportunidades. Não paramos no período de safety-car virtual como outros fizeram, mas a estratégia que nós escolhemos funcionou muito bem, e tive um ritmo forte durante toda a tarde, especialmente nas voltas finais. Queria alcançar [Kevin] Magnussen no fim, mas não foi possível.”
Fernando Alonso pontuou (Foto: McLaren)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

 
Charles Leclerc, nono: “Foi um dia empolgante. Depois de avançar um pouco na largada, fiquei um pouco para trás depois de algumas voltas e tive um árduo trabalho à minha frente para recuperar as posições suficientes para marcar alguns pontos. Houve muita ação durante a corrida e algumas boas ultrapassagens, então curti muito guiar hoje. É foi um grande trabalho da equipe ao terminar com os dois carros no top-10. Esta é um impulso extra de motivação para todos nós para as próximas corridas, e estou ansioso para ver o que elas têm reservado para nós.”
 
Marcus Ericsson, décimo: “Foi uma grande corrida. Eu me senti bem no carro, tive um ritmo forte desde a largada. Nossa estratégia funcionou muito bem. Nós também tivemos de fazer outro pit-stop rápido, e estou muito orgulhoso dos mecânicos. É um grande resultado para a equipe ter os dois carros terminando nos pontos hoje, especialmente depois de uma sessão classificatória difícil ontem. Podemos estar todos bem orgulhosos pela forma como nós conseguimos reagir. Estou muito feliz pela equipe e por mim mesmo. Estou ansioso para Silverstone, um dos meus circuitos preferidos.”
 
Pierre Gasly, 11º: “Acho que foi uma das corridas mais difíceis que já tive. Stofel [Vandoorne] e eu nos tocamos na curva 3 na primeira volta, o que causou um enorme dano no meu assoalho e, depois disso, o carro ficou escorregando por toda a parte. Dei meu melhor, e nós estivemos correndo dentro da zona de pontuação, mas foi super difícil guiar o carro e, no fim das contas, não tive aderência dos meus pneus esquerdos. É uma pena terminar tão perto dos pontos. Trouxemos um pacote aerodinâmico atualizado para a Áustria neste fim de semana, mas com o dano que tive no assoalho nós perdemos muito downforce e não conseguimos ter uma leitura clara dele. Hoje foi uma chance real para marcar pontos, já que estávamos em oitavo com poucas voltas para o fim da corrida. Então é uma pena, mas o potencial está lá. Agora temos de focar em Silverstone na semana que vem e dar um passo adiante.”
Pierre Gasly bateu na trave (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Carlos Sainz Jr., 12º: “Tivemos muitas bolhas nos nossos pneus hoje e nós precisamos investigar o motivo. Eles desgastaram enormemente, e um problema no segundo pit-stop também não ajudou. Perdemos grandes pontos, infelizmente. Nós vamos ter outra chance para reagir no próximo fim de semana, e então vamos ter muito trabalho de preparação nesta semana. Não há razão para não estarmos novamente no top-10, então estou muito otimista para Silverstone.”
 
Lance Stroll, 13º: “Pensei que pudéssemos ter ido melhor hoje. Olhando para onde nós nos classificamos, esperava que pudéssemos potencialmente lutar com algumas das outras equipes, mas hoje, infelizmente, foi a mesma história, mas um dia diferente. Tive uma boa largada, ganhei algumas posições, mas a partir daí foi simplesmente questão de sobreviver, e nós estivemos muito lentos no fim, sofremos muito com o ritmo. Nós lutamos com as temperaturas dos pneus e tudo mais, não pudemos fazer nada com nossa estratégia hoje.”
 
Sergey Sirotkin, 14º: “Foi uma corrida muito decepcionante. Larguei muito bem, mas toda vez estive por dentro e muito perto das batidas. No entanto, com o tráfego adiante, tive de reduzir sempre para não bater nos carros à frente. Ao invés de ganhar posições, fiquei com medo de perdê-las. A partir de então, tive pista limpa e tudo parecia ok, e mantive alguns carros atrás de mim. Fizemos o pit-stop cedo e tentamos ser mais agressivos e acelerar no segundo stint, mas fiquei sem pneus. Então, no geral, foi um dia decepcionante.”
 
Stoffel Vandoorne, NC: "Foi um incidente normal de corrida na primeira volta. Eram três carros lado a lado na curva 3, e essa curva fica estreita na saída. Não consegui evitar o contato, infelizmente. Depois de parar e trocar o bico, voltei no tráfego, recebendo bandeiras azuis logo de cara conforme os líderes passavam. Foi muito frustrante ter que deixar passar todos os carros. No fim, eu tive voltas limpas e consegui passar alguns carros. A gente tinha algum ritmo. Se você olhar os tempos de volta, a gente tinha muito mais competitividade do que na classificação. Isso é bom. Ver a equipe somando alguns pontos é outra aspecto positivo de um fim de semana difícil."
Lewis Hamilton abandonou (Foto: Mercedes)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

 
Brendon Hartley, NC: “Nós fizemos algumas mudanças no equilíbrio aerodinâmico na comparação com a classificação, então me senti muito melhor com o carro hoje. Na primeira parte da corrida, parece que estava sofrendo na comparação com as Sauber à minha volta, mas, uma vez que os pneus ficaram mais usados, o carro ganhou vida e fui ficando cada vez mais forte. Os pontos sempre estiveram difíceis hoje, mas estava lutando com [Marcus] Ericsson e ele terminou em nono, então é um pouco decepcionante ver isso. Nós claramente estávamos fortes com os pneus hoje, mas então alguma coisa quebrou na traseira do carro. Inicialmente, pensei que fosse um furo no pneu porque senti algo mexendo na traseira, mas não tenho ainda a certeza de qual foi o problema. Temos de analisar a causa disso hoje à noite, e espero voltar mais forte para a semana que vem em Silverstone.”
 
 
 
Nico Hülkenberg, NC: “Obviamente, não foi uma grande tarde para a equipe. Sofri uma perda de potência, e então o carro soltou uma fumaça, e aí foi o fim do nosso dia. Carlos também lutou, talvez por conta das altas temperaturas hoje, e isso tornou os pneus difíceis de manter sob controle com tantas bolhas. Foi uma tarde difícil e decepcionante, então nós temos simplesmente de focar em Silverstone para fazermos as pazes dentro de alguns dias.”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.