Confira declarações dos pilotos depois do terceiro dia de testes da F1 em Jerez de la Frontera

Kevin Magnussen assumiu o carro da McLaren depois da pausa do almoço em Jerez e não fez feio. O novato foi o mais rápido do dia, nesta quinta-feira (30), superando a marca registrada pelo companheiro de equipe, Jenson Button, o melhor durante a manhã. Felipe Massa, na estreia com a Williams, foi segundo

Coube a um novato o melhor tempo do dia em Jerez nesta quinta-feira (30). O estreante Kevin Magnussen, que guiou o MP4-29 da McLaren somente à tarde, conseguiu completar 52 voltas pelo circuito espanhol e, na melhor delas, registrou 1min23s276, na última hora de atividades. A marca superou o tempo obtido por Jenson Button, colega do dinamarquês e que andou apenas durante a manhã.

Felipe Massa também estreou na Williams hoje. Em seu primeiro contato com o carro inglês, equipado com os fortes motores da Mercedes, o brasileiro foi bem e ficou com o segundo posto da tabela, a pouco mais de quatro décimos de Magnussen. Lewis Hamilton, com o veloz e consistente W05, completou o trio mais rápido do dia.

Felipe Massa assumiu os trabalhos com a Williams nesta quinta em Jerez (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

A quinta-feira também foi repleta de incidentes. A Ferrari de Fernando Alonso ficou parada na pista ainda pela manhã, mas o espanhol conseguiu percorrer muitas voltas depois com a F14T. Já pelos lados da Red Bull, o dia não foi nada agradável. Daniel Ricciardo, responsável pelos testes hoje, sequer conseguiu completar uma única passagem pelo traçado. O RB10 quebrou muito antes disso, o que também provocou o encerramento antecipado das ações do time em Jerez.

A Toro Rosso também sofreu como a irmã mais velha, e Jean-Éric Vergne também teve de parar o seu STR9 na saída dos boxes, com problemas de motor. A Caterham, também equipado com a unidade francesa, viveu dia semelhante. Adrian Sutil guiou a Sauber hoje e também se envolveu em um acidente ao perder o controle do carro por conta da temperatura dos pneus. O incidente acabou prejudicando o trabalho da equipe.

Leve fritada de pneus de Lewis Hamilton (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Mas o pit-lane de Jerez ainda presenciou, ainda que no fim da tarde, a apresentação do carro da Marussia para 2014. Max Chilton teve tempo de dar algumas voltas antes do cronômetro zerar os trabalhos desta quinta.

Confira as declarações dos pilotos:

FORCE INDIA

Nico Hülkenberg, 6º: "É complicado fazer qualquer análise deste meu primeiro dia, pois passei a maior parte do tempo configurando o carro e dando algumas voltas rápidas em sequência. Minha primeira impressão é que os novos carros da F1 são completamente diferentes do que eu dirigi no Brasil ano passado. É uma sensação completamente diferente, mas você precisa se lembrar de que este é apenas o primeiro dia e muita coisa está por vir. As coisas irão se desenvolver rapidamente nas próximas semanas porque nosso projeto segue em andamento e ainda precisamos aprender muitas coisas."

TORO ROSSO

Jean-Éric Vergne, 7º: "Foi mais um dia complicado, mas tivemos muito mais coisas positivas que nos dois treinos anteriores. Na verdade, demos um belo passo para frente. Conseguimos completar algumas voltas com o sistema funcionando muito bem. Estou muito satisfeito com o trabalho do time, especialmente da parte da Renault. Depois de ontem, todos mantiveram a calma e nós pudemos identificar o problema. Acredito que agora temos uma boa base para trabalharmos para amanhã e então, poderemos ter um enorme progresso."

Jean-Éric Vergne deixa os boxes da Toro Rosso em Jerez (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

SAUBER

Adrian Sutil, 9º: "Foi bom estar de volta a um carro, agora por um novo time. Foi um prazer e já deu pra ver que a equipe fez um trabalho fantástico no C33. É muito diferente de guiar e o carro tem muito mais torque. É mais silencioso, mas a força continua lá. Está muito cedo, portanto os sistemas ainda não estão funcionando tão bem quanto deveriam. Mas fizemos algumas voltas bem decentes. Nosso maior problema foi com os freios, então temos de trabalhar muito nisso. Precisamos melhorar a adaptação aos pneus, os duros são muito duros, precisamos arrumar uma forma para que eles rendam. No final da sessão, fizemos algumas voltas de instalação. Na última delas, um dos pneus perdeu muito a temperatura e acabei perdendo o controle do carro. Nada muito sério, tudo isto pode ser reparado, mas teremos uma noite longa."

CATERHAM

Robin Frijns: "Mesmo trabalhando de forma limitada hoje, foi muito bom voltar a um carro de F1, especialmente com uma equipe em que já me sinto parte de uma família. Desde o anúncio, na semana passada, todos têm sido muito especiais comigo, me ajudando e me integrando com toda a parte técnica aqui na Espanha e na fábrica. O ambiente aqui é bem diferente de outras equipes em que já estive, por isso a sensação é muito boa."

Mecânicos da Caterham trazem o CT05 para os boxes de Jerez (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

MARUSSIA

Max Chilton: "Hoje, foi uma demonstração real do avanço que fizemos como equipe. Após a maior mudança de regras dos últimos tempos na F1 e levando uma equipe do nosso tamanho e recursos, eu acho que fizemos um trabalho excepcional. Parabéns a toda a equipe e aos nossos parceiros da Ferrari por essa recompensa hoje. Tivemos um volta limpa de instalação e completamos mais quatro voltas, sem problemas, por isso estou satisfeito. As cinco voltas de hoje foram muito mais importantes do que você poderia imaginar. Cada detalhe será muito bem estudado esta noite pelos técnicos e nas semanas antes dos treinos do Bahrein, para garantir que possamos fazer um grande progresso."

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.