Confira declarações dos pilotos depois do terceiro dia de testes de pré-temporada da F1 em Barcelona

Valtteri Bottas, com ultramacios, passou a maior parte do quarto dia de testes da F1 em primeiro. O finlandês certamente está rápido, mas a Ferrari está logo ali

O terceiro dia de pré-temporada da F1 em Barcelona, nesta quarta-feira (1º), representou tempos de volta ainda mais baixos. Depois de testes concentrados nos pneus macios e médios, as equipes se permitiram utilizar supermacios e até ultramacios. Não por acaso, Valtteri Bottas conseguiu superar o tempo da pole-position do GP da Espanha de 2016, também disputado em Barcelona.
 
Mas a velocidade não é privilégio único da Mercedes. A Ferrari também se mostrou forte, acompanhando o ritmo de Bottas com pneus macios – os prateados, por sua vez, fizeram volta com ultramacios. As duas aparentam ter grande vantagem sobre a Red Bull, terceira mais veloz até aqui.
 
Também foi um dia interessante na metade de trás do pelotão. A McLaren finalmente teve um dia tranquilo com Fernando Alonso, que acumulou 72 voltas. Enquanto os britânicos não tinham problemas, outras equipes coçavam as cabeças. Lance Stroll acabou com o dia da Williams ao bater durante a tarde, enquanto a Toro Rosso sofreu com problemas mecânicos ao longo do dia.
 
O quarto dia de testes, nesta quinta-feira, será realizado com pista molhada.
Valtteri Bottas (Foto: Mark Thompson)

Confira declarações dos pilotos após terceiro dia de testes em Barcelona
 

RED BULL
 
Daniel Ricciardo, terceiro: “Foi meu segundo dia no carro e conseguimos mais voltas, o que é bom. Definitivamente aprendi mais sobre o carro e os pneus, consegui sentir o downforce de verdade. As curvas 3 e 9 agora são impressionantes. Quando a gente começar a completar 60 voltas no calor, você vai notar os limites físicos dos pilotos. Na tarde tivemos problemas com o exaustor. Checamos, perdemos tempo, mas já tínhamos conseguido bastante voltas para entender os pneus. Espero voltar semana que vem para acelerar um pouco mais”
 
RENAULT
 
Jolyon Palmer, quarto: “Não tivemos um início perfeito porque os pneus estavam muito frios, mas conseguimos bastante progresso em termos de acerto. O funcionamento do carro e bastante simples para engenheiros e plitoso, e isso facilita o nosso progresso. Completei 51 voltas pela manhã, o que me deixa satisfeito. Acho que isso fica claro no nosso desempenho”
 
Nico Hülkenberg, quinto: “É bom que tenhamos acumulado mais voltas hoje. Meus tempos na tarde foram afetados por problemas menores, mas foram 42 voltas valiosas com um trabalho de qualidade. Amanhã vamos andar com pista molhada, o que será interessante. Vamos andar com pista molha e clima frio. Pode ser divertido”
Marcus Ericsson (Foto: Arnau Puig/Grande Prêmio)
SAUBER
 
Marcus Ericsson, sexto: “Foi um dia muito positivo. Não tivemos nenhum problema e completamos 126 voltas. É muito importante que a gente consiga completar o cronograma sem problemas no carro. Testei diversos componentes de pneus e foi interessante comparar a diferença na pista. Aprendemos muito e agora temos muitos dados para analisar”
 
McLAREN
 
Fernando Alonso, décimo: “O mais importante do dia de hoje é que conseguimos mais quilometragem do que somando as voltas que eu e o Stoffel [Vandoorne] demos nos primeiros dias. Fico feliz por poder acelerar nosso cronograma, juntar mais informação e aprender muito sobre o carro. É um dia positivo depois dos problemas anteriores”
 
TORO ROSSO
 
Carlos Sainz, 11º: "É muito irritante terminar a sessão antes do que esperávamos. Como eu só guiaria metade do dia, queria fazer tudo o tempo inteiro, pegar o ritmo todo do carro e muita quilometragem. Infelizmente, tivemos um problema com o trem de força e isso significou o fim das nossas atividades por hoje. É chato, mas acontece durante testes. Precisamos nos manter positivos e forçar bastante amanhã e nos testes da semana que vem".
Daniil Kvyat (Foto: Arnau Puig/Grande Prêmio)
Daniil Kvyat, 13º: "A manhã foi um pouco frustrante pelo tempo que perdi por causa do problema no trem de força. É uma pena para mim e para o time, a gente deveria estar usando todo o tempo para evoluir… O lado positivo é que o carro rendeu bem enquanto esteve na pista e eu senti que melhorava a cada volta. Vamos seguir trabalhando".
 
FORCE INDIA
 
Alfonso Celis Jr, 12º: “Foi um dia cheio em que conseguimos completar praticamente tudo que planejávamos. Esses carros são completamente diferentes e eu curti minha primeira experiência com o novo regulamento. Você realmente consegue sentir a diferença na performance. Levou algum tempo para eu me acostumar, a pista tinha pouca aderência no começo. O principal do dia era dar o máximo de informação para as equipes, e essas 71 voltas vão ser úteis para entender o carro”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.