Confira declarações dos pilotos depois do último dia de testes de pré-temporada da F1 2014

A pré-temporada da F1 terminou neste domingo (2). Lewis Hamilton colocou a Mercedes na ponta, seguida pela Williams de Valtteri Bottas

A pré-temporada da F1 em Sakhir, no Bahrein, terminou da mesma forma que teve início em Jerez de la Frontera. Neste domingo (2), as equipes com motores Mercedes sobraram mais uma vez. O inglês Lewis Hamilton foi o mais veloz do dia, com o tempo de 1min33s278. Com 108 voltas completadas e 0s709 de desvantagem para Hamilton, apareceu o finlandês Valtteri Bottas, da Williams.

A Ferrari foi mais uma escuderia a repetir o desempenho que vinha tendo. Fernando Alonso fez a terceira melhor volta, porém, novamente, não conseguiu colocar os italianos a menos de 1s do líder.

Nico Hülkenberg foi o quarto, seguido de perto por Jean-Éric Vergne, da crescente Toro Rosso. Destaque de confiabilidade neste domingo, a Sauber concluiu incríveis 177 voltas, 91 com Adrian Sutil – sexto melhor tempo – e 86 com o mexicano Esteban Gutiérrez – oitavo melhor tempo.

A Sauber imprssionou pelas 177 voltas completadas neste domingo (Photo by Mark Thompson/Getty Images)

Max Chilton deixou a Marussia outra vez no top-8, com a sétima posição. Sebastian Vettel foi o nono, seguido por Jenson Button – que sofreu com problemas no carro e completou apenas 22 voltas –, Kamui Kobayashi e Romain Grosjean.

Os carros voltam às pistas somente em Melbourne. A temporada tem sua corrida inaugural marcada para o dia 16 de março.

Confira as declarações dos pilotos:

FORCE INDIA

Nico Hülkenberg, quarto: “O último dia de testes foi muito bom. Fizemos a simulação de corrida no final, demos muitas voltas e ajustamos muitas coisas no carro. Não foram tantas voltas quanto ontem, mas aprendemos muito e continuamos progredindo. Foram dois bons dias para mim, estou satisfeito. Nós sempre queremos mais tempo de preparação, mas sinto que estamos em boa forma. O carro evoluiu muito desde os testes em Jerez e o progresso foi constante.”

Nico Hülkenberg e a Force India foram muito bem nos testes de pré-temporada (Foto: Getty Images)

TORO ROSSO

Jean-Éric Vergne, quinto: “Estes últimos 12 dias foram muito interessantes de várias formas. Eu descreveria o dia de hoje como positivo, e fizemos um bom trabalho, especialmente na manhã, quando fizemos tudo o que tínhamos planejado tranquilamente. Nesta tarde, foi um pouco mais complicado, mas ainda conseguimos percorrer uma boa quilometragem em configuração de corrida e aprendemos muito. Realmente tive uma sensação boa do carro hoje.”

SAUBER

Adrian Sutil, sexto: “Foi uma boa manhã. Fizemos tudo o que tínhamos planejado, mas em menos tempo. Ontem, demos azar, mas é melhor ter um problema aqui do que em Melbourne. Eu me senti muito mais confortável depois da sessão desta manhã. Agora temos muito mais dados para analisar. No geral, tivemos um programa de testes complicado para cumprir e problemas inesperados aqui e ali. Contudo, não temos mais testes, então temos que pegar o que temos e tirar o máximo disso em Melbourne, e estou ansioso por isso.”

Esteban Gutiérrez, oitavo: “Hoje foi um dia realmente produtivo. Recuperamos muito do que perdemos ontem e o time fez um grande trabalho. Demos muitas voltas e completamos todo o programa. É uma satisfação conquistar isso. É claro que ainda temos algumas coisas em que precisamos trabalhar e resolver antes de Melbourne. Entretanto, acredito que estamos indo na direção correta. Pudemos fazer simulações de corrida. Pude me preparar para a primeira corrida e me sinto pronto para Melbourne.”

MARUSSIA

Max Chilton, sétimo: “Diante dos pequenos problemas que tivemos hoje, estou muito animado com as 61 voltas que alcançamos e com a forma positiva com a qual terminamos o dia. É uma boa forma de terminar nossos testes de pré-temporada. Em geral, acho que pode ser muito positivo para a primeira corrida da temporada. As novas regras estão sendo um desafio para todos no grid e, apesar de também termos experimentado alguns problemas pelo caminho, fizemos um grande progresso. Não quero fazer nenhuma previsão porque não vamos saber onde realmente estamos até a classificação e a corrida, mas estou me sentindo muito otimista. Acho que estaremos em boa posição para aproveitar ao máximo nossas oportunidades.”

RED BULL

Sebastian Vettel, nono: “Demos muitas voltas hoje, foi um dia útil. Tentamos fazer a simulação de corrida, mas por alguns motivos, não conseguimos. As coisas mudaram muito em duas semanas, mas ainda não sabemos como está de fato o carro. Sabemos que ainda precisamos evoluir muito, mas dei muitas voltas, aprendemos muito, foi um bom final após uma semana complicada.”

CATERHAM

Kamui Kobayashi, 11º: "Terminamos bem a pré-temporada, com 106 voltas, mesmo que tenhamos tido na última meia-hora significou que não teríamos a chance de fazer alguns testes de desempenho que planejamos. De toda forma, fico muito feliz que pudemos ter dois dias tão bons para encerrar essa fase no Bahrein que nos mostrou a confiabilidade do nosso carro, o que poderá ser muito importante na Austrália e para o resto da temporada, especialmente quando você olha o quanto os outros times têm tido dificuldade aqui e em Jerez. Hoje, tivemos uma programação longa, começando pela manhã com algumas sequências curtas de voltas para trabalhar nos ajustes, e fizemos bons avanços nessa área. À tarde, fizemos séries maiores de voltas, focando no gasto de combustível e estratégia de gerenciamento de energia e pneus, onde conseguimos uma boa quantidade de informação. Semana que vem, tenho mais alguns dias no simulador e, então, será hora de ir para a Austrália. Obviamente fico animado por voltar às corridas, e, com o que atingimos nos testes, acho que pode ser um começo muito interessante para a temporada 2014.

LOTUS

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, 12º: "Não estamos na situação ideal. Há muita nova tecnologia para entender, mas mesmo que tenhamos parado tantas vezes e passado muito tempo na garagem, cada vez que guiamos o carro aprendemos mais sobre ele. Estamos trabalhando o mais duro possível em Enstone e estou certo de que  Renault está fazendo o mesmo. Temos mais duas semanas para melhorar nosso desempenho e confiabilidade."

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.