Confira declarações dos pilotos após classificação do GP do Azerbaijão da F1 2024

Enquanto Lando Norris pisou na bola mais uma vez e larga em 17º no GP do Azerbaijão, Charles Leclerc não tomou conhecimento dos rivais e mostrou a força da Ferrari ao conquistar a pole-position em Baku

Charles Leclerc não tomou conhecimento dos rivais e mostrou toda a força da Ferrari ao garantir a pole-position do GP do Azerbaijão, 17ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 e que acontece neste domingo (15). O monegasco cravou 1min41s365 e superou Oscar Piastri, segundo colocado, por mais de 0s3. Carlos Sainz fechou a lista dos três primeiros.

Sergio Pérez conseguiu ser mais rápido do que Max Verstappen pela primeira vez no ano em uma classificação e colocou o RB20 #11 na quarta posição. Logo atrás, George Russell e o companheiro do mexicano completaram a terceira fila em quinto e sexto, respectivamente.

Nada satisfeito com o desempenho da Mercedes no Q3, Lewis Hamilton teve de se contentar com a sétima posição do grid. Fernando Alonso, Franco Colapinto e Alexander Albon completaram o top-10 em Baku.

Lando Norris, que ainda sonha em tentar alcançar Verstappen na briga pelo Mundial de Pilotos, errou logo no Q1 e foi eliminado mais cedo. O britânico agora precisa fazer uma corrida de recuperação para minimizar os danos, largando da 17ª colocação.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Baku a partir das 8h (de Brasília, GMT-3).

Charles Leclerc cravou a pole-position em Baku (Foto: AFP)

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:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: 5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP do Azerbaijão da F1 2024

Confira as declarações dos pilotos após a classificação do GP do Azerbaijão:

Charles Leclerc, primeiro: Pole, Leclerc confia em mudar histórico em Baku: “Carro é mais forte na corrida”

Oscar Piastri, segundo: Piastri diz que buscou limite e valoriza 2º em Baku: “Vamos brigar pela vitória”

Carlos Sainz, terceiro: Sainz celebra “dia sólido” em 3º no grid de Baku: “Nunca estive 100% por aqui”

Sergio Pérez, quarto: Pérez elogia mudança no assoalho do RB20 e vê Red Bull “na direção certa” no Azerbaijão

George Russell, quinto: Russell vê classificação “justa” em Baku e destaca desempenho da Ferrari: “Rápida”

Max Verstappen, sexto: Verstappen cita problemas em curvas e lamenta 6º no grid: “Sensação não é boa”

Max Verstappen teve dificuldades no Q3 e foi apenas sexto em Baku (Foto: Red Bull Content Pool)

Lewis Hamilton, sétimo: Hamilton culpa pneus e lamenta 7º lugar no grid em Baku: “Todo sábado a mesma coisa”

Fernando Alonso, oitavo: Alonso diz que foi ao Q3 com volta “fora da lógica” e garante corrida “anônima” em Baku

Franco Colapinto, nono: Colapinto vibra por Q3 em Baku após bater em TL1 e dedica a mecânicos: “Nem almoçaram”

Alexander Albon, décimo: Albon lamenta erro com peça no Q3, mas isenta Williams: “Temos sido bastante atentos”

Oliver Bearman, 11º: Bearman remói batida do TL3 em Baku e se diz decepcionado, mas com “expectativa alta”

Yuki Tsunoda, 12º: “É frustrante cair no Q2. Não é o que esperávamos em tempo de performance. Falta ritmo e foi bem difícil guiar, mas nós demos tudo de nós. O desgaste de pneus foi mais complicado do que o normal em comparação com os anos anteriores, então parece que a gestão de pneus será chave para amanhã. O novo assoalho, definitivamente, está funcionando aqui em comparação com Monza, parece completamente diferente. A equipe fez um grande trabalho analisando os dados. Em outras pistas, pode ser uma história diferente, mas as próximas pistas são parecidas com esta, então estou empolgado. Vamos seguir buscando performance, mas vamos manter a calma e fazer o que pudermos amanhã.”

Oliver Bearman ficou satisfeito com 11º lugar no grid do GP do Azerbaijão (Foto: AFP)

Nico Hülkenberg, 13º: “Acho que algumas outras equipes encontraram um pouco mais de ritmo do que nós, e, mais uma vez, é tudo uma questão de margens muito finas no pelotão intermediário. Do meu lado, não achei tempo de volta o bastante na minha última tentativa no Q2. Estava sofrendo um pouco no setor 2 para encontrar amor e harmonia. Mirávamos uma posição melhor, mas não melhoramos o bastante no Q2 com o segundo jogo de pneus, então estamos onde estamos.”

Lance Stroll, 14º: “Foi uma sessão difícil. Estávamos fora do ritmo e sofrendo com aderência e equilíbrio, então temos mais trabalho a fazer para entender o motivo disso. É desapontador, mas vamos ver como vamos para a corrida amanhã. Tomara que alguma oportunidade apareça no nosso caminho.”

Daniel Ricciardo, 15º: “A classificação foi apertada hoje. Passei um pouco do ponto na curva 4, o que comprometeu a minha saída, então tinha um pouco mais de tempo ali. Por outro lado, a volta não foi tão ruim, e fiquei surpreso por termos sido eliminados no q1. Foi muito apertado entre todo mundo, mas as margens são muito pequenas aqui. No entanto, é possível ultrapassar nesse circuito. Vendo a F2 hoje, existem oportunidades, então isso nos traz otimismo. Vamos tentar reagir amanhã, é uma corrida onde dá para fazer acontecer.”

Lando Norris, 16º: Norris diz que pensar em jogo de equipe é “estúpido” após 17º no grid de Baku

Valtteri Bottas, 17º: “Foi outra classificação bem difícil. Tentamos tudo que podíamos, até mesmo trabalhar em equipe: consegui um bom vácuo com Zhou, o que mostra que ele é um legítimo jogador de equipe, mas, infelizmente, não foi o suficiente para chegar ao Q2. Não estamos tão longe assim, mas a volta em si não foi muito perfeita por causa da curva 5. Fora isso, no entanto, foi limpa, e acho que também acertei no momento e na estratégia. No fim, só não fomos rápidos o bastante para chegar ao Q2 hoje. Como sempre, porém, amanhã é um novo dia e tudo pode acontecer em Baku.”

Lando Norris tirou o pé (Vídeo: Sky Sports)

Esteban Ocon, 18º: “Foi um fim de semana muito difícil, com certeza. Não tive praticamente nenhuma volta rápida, então foi extremamente complicado. Entrei na classificação sem voltas e sem nenhum ajuste de configuração no carro. Estava difícil de pilotar e não estava como eu gostaria. gostaria que fosse. Depois, passei do limite e atingi o muro na última volta. Eu estava com uma volta melhor, mas não deu certo. Mas, sim, teria sido complicado passar de qualquer maneira. Se eu pudesse olhar para os pontos positivos, essa é uma corrida em que vimos o safety-car entrar com frequência, então tudo pode acontecer amanhã. O objetivo é manter alguns pneus para a corrida de amanhã e fazer o melhor que pudermos para fazer uma prova decente.”

Guanyu Zhou, 19º: “Sabíamos que eu teria uma punição para domingo, forçando-me a largar no fundo do grid, então miramos otimizar o resultado geral da equipe. Minha meta era dar vácuo a Valtteri para ajudá-lo a se aproximar o máximo possível do Q2, o que praticamos no TL3. No entanto, isso sacrificou a minha própria performance, já que a minha melhor volta foi feita em pneus que já tinham duas voltas e meia. Ainda assim, precisamos melhorar nossa performance geral e avançar para entrar na mistura. Olhando para a corrida de amanhã a parir da nossa posição atual de grid — e sabendo quão imprevisível as coisas podem ser em Baku — podemos ter oportunidades para progredir e ganhar algumas posições. Vamos precisar estar no nosso melhor para capitalizar.”

Pierre Gasly, desclassificado: “Estou bastante satisfeito com o resultado do desempenho na classificação. Obviamente, é uma pena que uma pequena infração no fluxo de combustível tenha feito com que fôssemos desclassificados da sessão. De qualquer forma, esperávamos que fosse difícil chegar no Q2, já que o carro estava complicado durante todo o fim de semana. Isso foi mostrado na tabela de tempos durante os treinos. Fiquei muito satisfeito com minhas voltas na classificação e, mesmo que o resultado não pareça espetacular, foi uma de nossas sessões mais completas da temporada. O carro estava deslizando muito, geralmente com falta de aderência traseira, e conseguimos melhorar isso com algumas mudanças. Vamos ter de manter a calma na corrida de amanhã e tentar estar entre os primeiros no final. Normalmente, a corrida é difícil aqui e muita coisa pode acontecer, portanto, vamos dar tudo de nós lá atrás.”

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