Confira as declarações dos pilotos após o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 2023

Max Verstappen fechou a temporada 2023 com chave de ouro e venceu o GP de Abu Dhabi. Mercedes superou Ferrari e garantiu o vice entre os construtores

Max Verstappen venceu pela 19ª vez em 2023 depois de cruzar a linha de chegada em primeiro lugar no GP de Abu Dhabi, que aconteceu na tarde deste domingo (26). O triunfo na última corrida do ano ainda colocou o tricampeão como terceiro maior vencedor da história da Fórmula 1, atrás apenas de Lewis Hamilton e Michael Schumacher.

Embora Charles Leclerc tenha terminado a prova em segundo, a Ferrari não foi capaz de superar a Mercedes e ficar com o vice entre os construtores. Afinal, Carlos Sainz saiu zerado de Abu Dhabi após uma estratégia ruim, e George Russell e Lewis Hamilton foram terceiro e nono, respectivamente.

Relacionadas

Yuki Tsunoda, eleito o piloto do dia, se destacou depois de largar de sexto e fazer uma boa corrida para se manter na oitava posição. Sergio Pérez, Lando Norris, Oscar Piastri, Fernando Alonso, e Lance Stroll foram os outros pilotos que completaram o top-10.

A temporada 2023 da F1 se encerrou em Abu Dhabi (Foto: Ferrari)

Confira o que os pilotos disseram após o GP de Abu Dhabi

Max Verstappen, primeiro: Verstappen diz que RB19 “entregou muito” e admite sobre despedida: “Fiquei emocionado”

Charles Leclerc, segundo: Leclerc celebra pódio, mas lamenta derrota para Mercedes na F1 2023: “Pena”

George Russell, terceiro: Russell agradece por pódio em Abu Dhabi e vice nos Construtores: “Significa muito”

Sergio Pérez, quarto: Pérez culpa Norris por batida em Abu Dhabi e critica punição: “Incidente de corrida”

Lando Norris, quinto: Norris aponta dedo e culpa “descuidado” Pérez por acidente em Abu Dhabi: “Bateu em mim”

Oscar Piastri, sexto: Piastri vê McLaren abaixo em Abu Dhabi e avalia 2023: “Pancadas e ótimos momentos”

Fernando Alonso, sétimo: Alonso tira onda com Hamilton por briga em Abu Dhabi: “Ele é experiente, mas eu sou mais”

Yuki Tsunoda, oitavo: Tsunoda cita “emoções mistas” por liderança e perda de 7º da AlphaTauri: “Estava ali”

Lewis Hamilton, nono: Hamilton diz que “sobreviver a 2023” é única coisa boa da temporada: “Não foi bom ano”

Lance Stroll, décimo: Stroll valoriza “ganho de posições” em Abu Dhabi e vê 2023 como ano de “altos e baixos”

Daniel Ricciardo, 11º: “Foi uma temporada muito interessante, com altos e baixos, mas no geral, recebi a resposta de que essa ainda é minha paixão, e ainda é o que quero fazer e só preciso de um tempo para mim. Era apenas a confiança que precisava ser reconstruída, e entrar na família Red Bull me deu isso. Estamos em um lugar muito bom. É muito raro chegar na última corrida do ano e ainda ter vontade de continuar. Mas enquanto outros estão fazendo uma pausa, irei para a academia me preparar para a próxima temporada.”

Lewis Hamilton foi apenas o nono em Abu Dhabi (Foto: Mercedes)

Esteban Ocon, 12º: “Não foi a melhor forma de encerrar a temporada. Parecia que simplesmente não tínhamos ritmo hoje e, infelizmente, terminamos fora dos pontos, em 12º lugar. Da minha parte optamos pela estratégia de uma parada e ficamos aquém dos dez primeiros. Temos muito o que revisar nesta corrida e muito o que analisar no que tem sido uma temporada inconsistente e de altos e baixos. Não atingimos os objetivos a que nos propusemos no início do ano e é hora de analisar, focar nas principais áreas de melhoria. Não tenho dúvidas de que voltaremos mais fortes e com mais vontade do que nunca para melhorarmos todos juntos como equipe e nos colocarmos em uma posição melhor no próximo ano.”

Pierre Gasly, 13º: Gasly culpa toques de Pérez e Hamilton por 13º lugar em Abu Dhabi: “Foi um massacre” 

Alexander Albon, 14º: “Minha corrida foi boa. Não creio que tenha sido o melhor depois de um começo ruim, mas nos recuperamos no segundo e terceiro stint. Infelizmente, Yuki [Tsunoda] foi muito rápido para que tivéssemos qualquer envolvimento em sua corrida, no entanto, tem sido um trabalho árduo ao longo do ano. Isso nos garantiu o sétimo lugar no Mundial de Construtores. Parabéns à equipe, incluindo todos na pista e na fábrica. Olhando para o progresso que fizemos, é uma grande conquista.”

Nico Hülkenberg, 15º: “O ponto positivo para mim é como me senti durante esta temporada. Minha vontade de guiar, de estar na Fórmula 1, de voltar à competição, tem sido muito divertida e boa. Mesmo com os domingos difíceis, tenho aproveitado e estou com fome de mais, então é um bom sinal. Hoje foi um resumo da temporada, simplesmente não temos ritmo suficiente. A degradação não foi necessariamente o problema hoje, foi apenas o ritmo, não conseguimos acompanhar os carros mais rápidos. Já resolvemos isso e esperamos ter algumas ferramentas melhores no próximo ano.”

Logan Sargeant, 16º: “Em primeiro lugar, parabéns a toda a equipe na pista e em Grove por conquistar o sétimo lugar no Mundial de Construtores. Todos trabalharam arduamente durante todo o ano para isso. Tive a infelicidade de não conseguir uma ou duas posições desde o início. Fora isso, perdemos um pouco de ritmo. Propositalmente não otimizamos a estratégia para tentar segurar Daniel [Ricciardo] o máximo que pudemos. Fiquei orgulhoso da defesa que coloquei contra ele durante algumas voltas para contribuir com o time. Aproveitei o final com pneus duros novos, voltando à pista fazendo volta de classificação após volta de classificação. Do ponto de vista pessoal, foi mais um fim de semana forte.”

Guanyu Zhou, 17º: “Não foi o melhor resultado para encerrar a temporada, mas pelo menos tentamos tudo o que pudemos. Não estou muito surpreso com nossa velocidade hoje, pois a sensação do carro e a velocidade foram consistentes com o que tivemos ontem na classificação: não tínhamos velocidade suficiente nessas condições. É o fim de uma temporada longa e difícil. Terminamos com algumas boas lembranças, como o domingo em Doha ou nossa classificação em Budapeste, mas sabemos que precisamos fazer mais para 2024. Muitas pessoas trabalharam duro e merecem nossa gratidão, os mecânicos, técnicos e engenheiros, todos aqui na pista; o pessoal em Hinwil, e nossos parceiros na Ferrari e Alfa Romeo. Quero agradecer à Alfa Romeo por tudo o que fizeram por nós e pelos dois anos que passei com eles, é uma marca tão lendária e desejo a eles o melhor. Sabemos que o próximo ano será um recomeço. A equipe está trabalhando duro, nosso novo carro será completamente novo e estou ansioso para testá-lo. As margens ainda serão pequenas, então dar um passo à frente nos permitirá lutar por posições muito melhores. Agora é importante para todos nós um pouco de folga e nos recuperarmos após esta longa temporada e voltar com energias renovadas para enfrentar o próximo ano. Para mim, agora é a chance de voltar a Xangai, o que não faço com frequência, passar um tempo com minha família e meus amigos e me preparar para estar na melhor condição possível para o próximo ano.”

Carlos Sainz, 18º: Sainz vê erro com pneus, mas isenta tática de paradas: “Já estava fora dos pontos”

Valtteri Bottas, 19º: “Infelizmente, não tivemos velocidade suficiente hoje. Tentamos duas estratégias diferentes nos carros, e optei por uma parada, mas os pneus acabaram se desgastando demais e não conseguimos avançar como precisávamos. No final, essa foi a história desta temporada – nunca tivemos exatamente a velocidade necessária para apresentar um desafio decente e alcançar constantemente os pontos. Certamente, foi uma temporada longa para todos nós, tanto na pista quanto em Hinwil, e estou feliz ter algum tempo longe da pista agora, para me recarregar. Quero agradecer a todos que trabalharam duro durante todo esse tempo – a equipe aqui na pista, nossa equipe em casa na Suíça e a Ferrari – por tudo o que fizeram. Também quero agradecer à Alfa Romeo por esses anos e desejar-lhes o melhor para o futuro. Tenho orgulho de ter feito parte de sua história. Agora, o foco se volta para 2024. O conceito do carro do próximo ano, pelo que vi, é interessante, e estaremos trabalhando duro durante o inverno para voltar mais fortes na próxima temporada.”

Kevin Magnussen, 20º: “Acho que o único ponto positivo de hoje é que foi a última corrida. Podemos encerrar esta temporada agora e esperar pelo próximo ano. Não foi um bom ano para nós, não evoluímos no ritmo que deveríamos, ou não evoluímos. Começamos o ano em uma boa posição, mas perdemos para os outros na corrida de desenvolvimento. Será um grande inverno para recuperarmos o atraso, mas acredito que podemos fazer isso.”

Fórmula 1 tem mais uma obrigação a cumprir em 2023: os testes de pós-temporada, marcados para a mesma pista de Abu Dhabi, no dia 28 de novembro. Depois disso, pensa no ano que vem. A temporada 2024 está marcada para começar no fim de semana de 2 de março, com o GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.