Confira declarações dos pilotos após classificação do GP da Austrália de 2023

Max Verstappen garantiu mais uma pole para a Red Bull, enquanto a Mercedes surpreendeu e colocou seus carros em segundo e terceiro lugares. Confira tudo que foi falado pelos pilotos em Melbourne

A Fórmula 1 realizou seu segundo dia de atividades em Melbourne neste sábado (1º), e o grid de largada do GP da Austrália já está definido após Max Verstappen garantir mais uma pole para sua coleção. O holandês voou na pista e não deu chances para a concorrência, mas a Mercedes aprontou das suas: tomou as duas posições seguintes, com George Russell em segundo e Lewis Hamilton em terceiro, relegando a Aston Martin ao quarto lugar.

Fernando Alonso sai atrás das Flechas de Prata, enquanto a Ferrari segue em um início de temporada complicado e conseguiu apenas o quinto posto como melhor resultado, com Carlos Sainz. Lance Stroll separou os dois carros da escuderia italiana, logo à frente de Charles Leclerc, enquanto Alexander Albon conquistou um excelente resultado para a Williams com o oitavo lugar.

Relacionadas


Por fim, Pierre Gasly, com a Alpine, e Nico Hülkenberg, com a Haas, fecharam o top-10. Sergio Pérez, companheiro do atual bicampeão do mundo, abandonou ainda no início do Q1 após sofrer com problemas técnicos e sai na última colocação.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Austrália de Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. A largada está marcada para as 2h00 [de Brasília, GMT-3] do domingo: o GP acompanha com SEGUNDA TELA, em parceria com a VOZ DO ESPORTE.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Russell surpreendeu e colocou a Mercedes na primeira fila (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Confira todas as declarações dos pilotos após a classificação na Austrália:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen minimiza problema na transmissão e mantém otimismo: “Temos um bom carro”

George Russell, segundo: Russell lamenta por “não conseguir pole”, mas celebra primeira fila no GP da Austrália

Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton vê “primeira fila dos sonhos” e traça meta para Austrália: “Chegar em primeiro”

Fernando Alonso, quarto: Alonso vê “muitas incógnitas” para Austrália e provoca Mercedes: “Vamos ver se larga bem”

Carlos Sainz, quinto: Sainz vê Mercedes “muito rápida” e busca brecha por largar do lado limpo do grid

Lance Stroll, sexto: “Hoje foi divertido. A pista é ótima para forçar o ritmo, e o carro estava se comportando bem. Acho que a equipe teve um bom desempenho para se classificar em quarto e sexto, apesar das circunstâncias bastante desafiadoras. Foi difícil entender em que ponto os pneus estariam em sua janela ideal de funcionamento devido às mudanças de temperatura, e só tínhamos um jogo de pneus sobrando para o Q3. O grid também está incrivelmente apertado e por isso estamos nos alinhando em um lugar forte, para lutar muito pelas primeiras posições amanhã.”

Charles Leclerc, sétimo: Leclerc lamenta desencontro com Sainz na Austrália e diz que “faltou algo” para Ferrari

Alexander Albon, oitavo: Albon celebra Williams atrás de “cachorros grandes” na Austrália: “Surpreendente”

Pierre Gasly, nono: “Definitivamente foi [um resultado] positivo, nós continuamos evoluindo com o time e foi mais um Q3 para a gente. Vou largar em nono e acho que é muito bom, considerando aonde pretendíamos estar. Perdemos 0s3 para as Ferrari, e agora precisamos olhar para nós mesmos e trabalhar para reduzir essa diferença. Acho que poderia ter sido oitavo, mas nessas condições, é um pouco complicado aquecer os pneus, fazer a volta e colocar o carro na janela perfeita de funcionamento. O foco para a corrida é acelerar, eu estou aqui para isso e para conseguir os pontos que a equipe precisa. Então, estamos começando em uma boa posição e vai ser interessante ver como vamos lidar com os pneus, principalmente em caso de chuva. Mas estarei lá para agarrar qualquer oportunidade que surja para nós.”

Nico Hülkenberg, décimo: “Um dia positivo, com uma boa classificação. O Q2, especialmente, foi muito bom. No Q3 eu tinha apenas um jogo de pneus novos, mas talvez deveria ter dois. De qualquer forma, não consegui reproduzir uma boa volta, como no Q2. Mas largar novamente no top-10 é muito bom, quero converter isso em um bom resultado amanhã. Tivemos um ritmo muito bom na Arábia Saudita, e a pista de lá tem algumas características bem similares à da Austrália, como a velocidade, por exemplo. Por isso, mantemos a mesma expectativa aqui. Nós fomos competitivos lá, então pretendemos brigar pelos pontos e vamos pressionar para conseguir isso na corrida.”

Pérez teve um dia para esquecer e abandonou a classificação ainda no início na Austrália (Foto: AFP)

Esteban Ocon, 11º: “O ritmo estava bem forte no Q1, mas não conseguimos replicar isso no Q2. Eu encontrei um pouco de tráfego nas duas últimas curvas e perdi 0s2 lá. Nós tínhamos ritmo para avançar [para o Q3] facilmente, mas a minha sorte não me permitiu fazer isso. Então, é importante ver como vamos nos recuperar amanhã. Estamos partindo de 11º e os pontos estão bem próximos, e espero sair daqui com alguns deles. O carro está muito forte aqui na Austrália, melhor do que nas outras etapas, então podemos conseguir um bom resultado.”

Yuki Tsunoda, 12º: “A classificação foi boa, construímos bem o ritmo e maximizamos o desempenho. O Q1 foi bom e terminamos em 15º, mas conseguimos dar mais um passo a cada volta. Para o Q2, tínhamos planejado fazer duas voltas rápidas, mas infelizmente, a balança me impediu de completar minha segunda volta. Considerando que fiz apenas uma volta rápida, estou satisfeito com isso e com o ganho de desempenho da minha equipe. Estou ansioso pela corrida de amanhã, não fizemos nenhum teste de stint longo, mas vamos tentar extrair o máximo do carro para poder somar pontos.”

Lando Norris, 13º: “Hoje não foi tão bom quanto eu esperava. As condições mais frias apenas nos fizeram lutar um pouco mais para sermos consistentes e tirar o máximo proveito do carro. Não estou dirigindo do jeito que quero e no nível que quero, mas ainda não é uma posição ruim para começar, e esperamos tentar chegar aos pontos.”

Kevin Magnussen, 14º: “O carro estava bom, mas infelizmente estraguei a volta que contava, então fiquei em 14°. Não é muito longe do top-10, então ainda há esperança para amanhã, e Nico mostrou o que o carro pode fazer. Da minha parte, é uma pena, mas ainda estou ansioso pela corrida – podemos lutar.”

Nyck de Vries, 15º: “Eu acho que, no geral, foi uma sessão positiva. Foi bom ter passado para o Q2 e ver que algumas atualizações nos ajudaram a levar os dois carros para o Q2. No geral, foi uma etapa competitiva. Foi um pouco frustrante não conseguir fazer a última tentativa da melhor forma possível, já que não foi possível aquecer os pneus da forma adequada — e acho que deixamos um pouco a desejar nesse sentido, mas no geral, foi muito bom. A corrida deve ser um pouco mais difícil, porque ninguém teve a oportunidade de testar stints longos no TL2. O desgaste dos pneus ainda não está muito claro e podemos sofrer rapidamente com a granulação na borracha dianteira ou traseira. Mas estou ansioso para saber como vai ser amanhã.”

De Vries não passou do 15º lugar na classificação da Austrália, mas saiu feliz (Foto: Red Bull Content Pool)

Oscar Piastri, 16º: “Foi uma pena ser eliminado no Q1. Eu acho que perdemos alguns décimos, mas não sei exatamente aonde. Eu fiz uma boa volta, apesar de não ter sido nada incrível, e isso não foi rápido o suficiente para avançar. Para amanhã, eu vou dar o meu melhor, é claro. Vou tentar fazer ultrapassagens em alguns pontos, mas sabemos que vai ser algo bem complicado, já que essa pista é difícil de ultrapassar. Vou me esforçar ao máximo e ver o que posso fazer.”

Guanyu Zhou, 17º: “Foi uma sessão estranha para mim, pois encontrei um bom ritmo no TL3 e depois o carro parecia completamente diferente na classificação, exatamente o oposto do que queríamos. É frustrante, claro, não estar lá em cima. Acho que fiz o melhor que pude, mas não foi o suficiente para encontrar esses poucos décimos a mais para entrar no Q2. Realmente não mudamos o carro do TL3 para a classificação, mas a diferença que senti foi significativa, o suficiente para eu ter de mudar minha pilotagem. No que diz respeito à corrida, nunca se sabe o que pode acontecer aqui: obviamente prefiro largar mais à frente, mas tudo o que podemos fazer é dar o nosso melhor e fazer uma boa estratégia para ganhar algumas posições.”

Logan Sargeant, 18º: “Não foi a sessão de classificação mais tranquila, e tive dificuldade para encontrar os últimos décimos. Eu senti que estava me desenvolvendo bem e a sessão estava melhorando para mim — eu estava ficando cada vez mais rápido —, e estava em uma volta boa o suficiente para o Q2 lá no final, mas cometi um erro no terceiro setor. Não tivemos muitas voltas neste fim de semana, com problemas elétricos no TL1 e perdendo o TL2 por causa disso, mas seríamos capazes de ir para o Q2 hoje. É difícil dizer que carro temos para amanhã, já que não fizemos voltas consecutiva, mas no geral, temos um carro muito rápido na corrida, especialmente nas retas, então sabemos que podemos lutar contra os pilotos ao nosso redor. Amanhã é sobre ter uma boa largada, um bom ritmo de corrida e vamos tentar fazer algumas ultrapassagens.”

Valtteri Bottas, 19º: “O resultado não foi o que desejávamos, então ainda tem algumas coisas que precisamos entender. Também teve muito tráfego na volta que teríamos a melhor aderência do pneu. Mas, além disso, ainda precisamos de algumas respostas. Vamos ver o que podemos fazer na corrida. Com os dois carros começando do fundo do grid, podemos ganhar alguma vantagem se adotarmos uma boa estratégia. Mas vamos ver o que é possível e tentar de novo amanhã.”

Sergio Pérez, 20º: Pérez lamenta problema na classificação e foca em “minimizar danos” no GP da Austrália

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.