Confira declarações dos pilotos após classificação do GP da Itália da F1 2024
Em classificação ruim para a Red Bull no GP da Itália, a McLaren maximizou o resultado e colocou os dois carros nas duas primeiras posições. Melhor para Lando Norris, que garantiu a pole e vai largar à frente de Oscar Piastri e George Russell
Lando Norris manteve a grande sequência da McLaren na Fórmula 1 neste sábado (31) e puxou o 1-2 da equipe inglesa na classificação do GP da Itália, que será disputado no domingo. O britânico marcou 1min19s327 em sua volta mais rápida, 0s109 à frente de Oscar Piastri, e assegurou a posição de honra mesmo sem ficar satisfeito com o último giro que deu na pista.
George Russell ficou na terceira posição com a Mercedes, enquanto Charles Leclerc foi o melhor da Ferrari e terminou em quarto. Carlos Sainz, companheiro do monegasco, fechou em quinto, um posto à frente de Lewis Hamilton.
Max Verstappen, líder do campeonato e tentando garantir o tetra, não passou da sétima colocação, 0s695 atrás de Norris. Sergio Pérez aparece logo na sequência, enquanto Alexander Albon e Nico Hülkenberg fecham o top-10 com Williams e Haas, respectivamente.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Neste domingo, os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 10h (de Brasília, GMT-3).
Confira tudo que foi falado após a classificação na Itália:
Lando Norris, primeiro: Norris celebra pole “surpreendente” com grid “bem apertado” no GP da Itália
Oscar Piastri, segundo: Piastri diz que 2º lugar no grid “não foi o bastante” e espera GP da Itália “emocionante”
George Russell, terceiro: Russell admite surpresa com 3º lugar no grid da Itália: “Não muito atrás da McLaren”
Charles Leclerc, quarto: Leclerc diz que pódio no GP da Itália “seria bom” após classificação “muito complicada”
Carlos Sainz, quinto: Queda de temperatura e até mosquito no olho: Sainz explica 5º lugar no grid da Itália
Lewis Hamilton, sexto: Hamilton se martiriza após perda de “ao menos 1ª fila” no grid da Itália: “Furioso”
Max Verstappen, sétimo: Verstappen reclama de carro “difícil de pilotar” na Itália: “Q3 foi horrível de novo”
Sergio Pérez, oitavo: Pérez vê “problema com equilíbrio” do carro e prevê “longa corrida” após 8º no grid
Alexander Albon, nono: Albon prevê corrida de dois pit-stops no GP da Itália: “Uma parada não vai funcionar”
Nico Hülkenberg, décimo: Hülkenberg elogia ritmo, mas lamenta “ficar atrás de Albon” no grid do GP da Itália
Fernando Alonso, 11º: Alonso fala em “carro decepcionante” na Itália e cobra reação: “Rotina tem de mudar”
Daniel Ricciardo, 12º: “Estou muito feliz com a volta de hoje, acredito que entregamos tudo que tínhamos. Sabia que depois desta manhã seria complicado entrar no Q3, então, chegar bem perto no final foi bom. No fim das contas, estou satisfeito com a volta e senti que fizemos tudo o que podíamos. Infelizmente, não foi o suficiente, mas o grid está muito próximo. Há uma mistura completa de carros entre 8º e 20º lugares, e a luta por pontos será amanhã. Ninguém usou os pneus duros ainda, então não sabemos como podem se comportar na corrida. Estamos perto o suficiente e, se tivermos ritmo, temos chances de ultrapassar aqui e avançar. Estou ansioso para recuperar posições amanhã.”
Kevin Magnussen, 13º: “No Q1, a Williams saiu [da pista] na minha frente. Havia tanta poeira que eu não sabia se ele estava fora ou dentro da pista, eu não conseguia ver nada. Então, aquela volta foi arruinada. É muito importante conseguir um vácuo aqui, isso pode lhe dar 0s3, e eu saí atrás das duas Alpine, mas eles fizeram uma volta a mais de aquecimento. Então, acabei sem o vácuo. Essa é a margem que estou perdendo para o Q3, mas 13º não está muito longe do top-10. Podemos tentar algo a partir daí.”
Pierre Gasly, 14º: “É muito bom chegar ao Q2, porque esse fim de semana tem sido muito difícil para nós até agora, especialmente com os pneus macios. Desde o início, todas as vezes que usamos os macios, não conseguimos fazê-los funcionarem. Tanto na dianteira quanto na traseira, algo estava errado com a aderência geral do carro. A melhor volta foi com pneus desgastados, no Q1. Tentamos várias coisas para resolver isso no Q2, mas não tínhamos aderência hoje. Dito isto, não estamos longe dos pontos e esperamos lutar na corrida para ficar entre os dez primeiros amanhã.”
Esteban Ocon, 15º: “Há aspectos positivos para tirarmos deste dia. Desde ontem, fizemos algumas mudanças que parecem ter funcionado. O carro se comportou melhor e ficou mais alinhado com nosso desempenho pré-Zandvoort. Ainda não entendemos completamente o porquê, então precisamos estudar isso com mais detalhes. Sabíamos que nosso fim de semana em Monza seria cheio de desafios, mas acho que o trabalho árduo da equipe desde sexta-feira valeu a pena e nos permitiu dar um passo na direção certa. No entanto, não conseguimos uma volta completamente limpa. Poderíamos ter entregado mais e ganhado algumas posições. Temos agora de trabalhar na nossa estratégia e garantir que amanhã faremos tudo certo. Será interessante acompanhar isso, pois as equipes não têm muitos dados representativos sobre as simulações de corrida e haverá algumas incógnitas com o novo asfalto. Faremos tudo que pudermos para lutar e esperamos ganhar algumas posições.”
Yuki Tsunoda, 16º: “Hoje foi um dia difícil, ontem começamos bem fora do ritmo. Então, sessão por sessão, conseguimos diminuir a diferença para o pelotão intermediário. Mas, infelizmente, claramente não foi o suficiente. Estou frustrado, há algumas coisas que não estão claras, então precisamos entender o que está acontecendo, já que durante todo o fim de semana não tivemos um carro fácil de pilotar. Estou bem feliz com a volta que fiz na classificação, mas acho que ainda estamos perdendo alguma coisa, já que neste fim de semana estou sofrendo com a falta de ritmo. Há diferenças entre os carros, então certamente há muitas coisas para aprender. Farei o meu melhor amanhã.”
Lance Stroll, 17º: “Acho que tínhamos potencial para ir ao Q2. É frustrante ficar fora por uma margem tão pequena. Eu estava melhorando alguns décimos na minha volta final, mas a bandeira amarela apareceu e precisei tirar o pé. O fim de semana todo tem sido complicado, não encontramos o ritmo que precisamos. Mas vamos ver o que acontece na corrida. É um pelotão equilibrado, vamos precisar ter a sorte do nosso lado.”
Franco Colapinto, 18º: Colapinto admite frustração com primeira classificação na Itália: “Esperava mais”
Valtteri Bottas, 19º: “Parece que poderíamos ter alcançado algo mais hoje, então estou decepcionado por estar em 19º. A primeira volta rápida que fiz foi bem decente e, com a melhora da pista, eu tinha todas as possibilidades de chegar ao Q2, mas a bandeira amarela no final do Q1 tirou essa chance de nós. A terceira sessão de treinos foi mais difícil do que ontem, então optamos por voltar ao acerto de sexta-feira para a classificação. Estava me sentindo muito melhor, mas, no final, tudo foi questão de sorte e, infelizmente, a última volta rápida foi interrompida por uma bandeira amarela, então não consegui melhorar muito. Permanece uma dúvida sobre onde poderíamos ter terminado, pois no geral parece que estamos em uma posição um pouco melhor do que no último fim de semana. Olhando para amanhã, saber lidar com os pneus será crucial — espero que haja algumas oportunidades de alcançar nossos rivais e tentar melhorar nossas posições na pista.”
Guanyu Zhou, 20º: “A classificação de hoje foi bem frustrante, pois sabíamos que poderíamos ter conseguido algo mais. Minha volta final começou promissora, com uma melhora em relação às minhas tentativas anteriores — até que os carros na minha frente começaram a sair da pista, então tive de tirar o pé e isso comprometeu a minha volta. Como resultado, não consegui definir o tempo de volta que esperava. Estou confiante de que, sem esses incidentes, teria alcançado uma posição de largada melhor e estaria muito mais perto do Q2. Apesar da classificação difícil, o carro definitivamente parecia melhor do que de manhã. Tentaremos avançar na corrida e aprender o máximo que pudermos.”
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.