Confira declarações dos pilotos após corrida sprint do GP de São Paulo de F1 2021

Valtteri Bottas superou Max Verstappen logo na largada e partiu soberano para vencer última corrida sprint da temporada 2021. Confira declarações dos pilotos no sábado (13) de Interlagos

F1 EM SÃO PAULO: TUDO SOBRE A CORRIDA SPRINT EM INTERLAGOS | Briefing

Valtteri Bottas fez bela largada na corrida sprint de Interlagos neste sábado (13), a última da temporada 2021, para ultrapassar Max Verstappen ainda na primeira curva e vencer a disputa que definiu o grid de largada do GP de São Paulo. O holandês não correu riscos e fechou mesmo na segunda posição, seguido pela Ferrari de Carlos Sainz, que apresentou ótimo rendimento e manteve a regularidade de 2021.

Sergio Pérez colocou a segunda Red Bull no quarto lugar, enquanto Lewis Hamilton foi o destaque do dia, saltando da 20ª e última posição diretamente para o quinto lugar. No entanto, o britânico levará cinco posições de punição no grid da corrida e vai largar da décima posição. Com isso, quem herda a quinta colocação na largada é Lando Norris, que botou sua McLaren entre as Ferrari de Sainz e Charles Leclerc, que chegou em sétimo e larga em sexto.

Pierre Gasly chegou em oitavo com a AlphaTauri e é mais um a ganhar uma posição com a punição de Hamilton, mas vale lembrar que o francês saiu em quinto e perdeu três posições durante a disputa. Esteban Ocon ficou em nono com a Alpine, superando o resultado de seu companheiro Alonso, o 12º, e Sebastian Vettel fechou o top-10 — lembrando que o alemão também ganha uma posição e larga em nono.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Valtteri Bottas foi o vencedor da corrida sprint de Interlagos, última de 2021 (Foto: Mercedes)

Confira as declarações dos pilotos após a corrida sprint do GP de São Paulo:

Valtteri Bottas, primeiro: Bottas destaca “largada fundamental” e estratégia para conquistar pole em Interlagos.

Max Verstappen, segundo: Verstappen vê dificuldade de ultrapassar e lamenta largada em SP: “Não foi das melhores”.

Carlos Sainz, terceiro: Sainz vibra com largada que rendeu 3º lugar no grid em Interlagos: “Precisava disso”.

Sergio Pérez, quarto: Pérez fica preso atrás de Sainz em Interlagos e se assusta: “Achei que seria fácil”.

Lewis Hamilton, quinto: Hamilton vê punição “devastadora” e revela objetivo do dia em SP: “Não desistir”.

Lando Norris, sexto: Norris diz que evitou “riscos idiotas” na corrida sprint e exalta Hamilton: “Faz parecer fácil”.

Max Verstappen foi segundo na sprint race de SP (Foto: Red Bull Content Pool)

Charles Leclerc, sétimo: Leclerc revela surpresa com “ultrapassagem fácil” de Hamilton na sprint em SP.

Pierre Gasly, oitavo: “Tivemos um péssimo início hoje, perdi três posições na Curva 1 e simplesmente não tive ritmo para voltar a brigar com Ferrari e McLaren. Não era o que imaginava, então vamos ver o que podemos fazer melhor amanhã. Esse não foi o dia mais fácil para nós, especialmente porque as últimas voltas com os pneus macios foram muito difíceis. Vamos olhar para a estratégia esta noite e fazer tudo o que pudermos para voltar com força amanhã.”

Esteban Ocon, nono: Ocon defende Verstappen após multa sofrida em Interlagos: “Não fez nada de errado”.

Sebastian Vettel, décimo: Vettel vê “carros mais rápidos” logo atrás e espera por dificuldades em Interlagos.

Daniel Ricciardo, 11º: Ricciardo chama responsabilidade por corrida sprint ruim no Brasil: “Tudo minha culpa”.

Fernando Alonso, 12º: Alonso vê desempenho “frustrante” na sprint race em SP e erro na escolha dos pneus.

Antonio Giovinazzi, 13º: “Não teve como evitar a colisão, estava por dentro mas, de repente, Kimi fez um movimento brusco para onde eu estava e nos tocamos. Precisamos ver um pouco mais para avaliar os danos causados pelo impacto. O carro não ficou de todo ruim, usamos os pneus macios e tivemos um desempenho dentro do esperado.”

Carlos Sainz foi o terceiro colocado na corrida sprint do GP de São Paulo (Foto: AFP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Lance Stroll, 14º: “Ganhamos uma posição para a corrida amanhã, o que é positivo. Não houve muita ação ao nosso redor no início, então mantivemos o P15 ao final da primeira volta. No fim, (Yuki) Tsunoda começou a sofrer com os pneus macios, enquanto administramos os médios muito bem. É uma pista bem difícil de ultrapassar, amanhã é uma longa corrida e tudo pode acontecer por aqui, talvez haja algumas oportunidades para nós”.

Yuki Tsunoda, 15º: “Não estou feliz com o desempenho de hoje. Perdi muitas posições na primeira volta e depois disso não consegui melhorar meu ritmo com o pneu macio. Devido ao formato deste fim de semana, não completei muitas voltas aqui, mas aprendi muito hoje para seguir em frente na corrida de amanhã.”

Nicholas Latifi, 16º: “Não tivemos ritmo hoje durante a corrida sprint, então não pude realmente desafiar ninguém pela frente. Se houvesse mais uma volta, talvez poderia ultrapassar Tsunoda, porém, lutamos muito com os nossos pneus. Vai ser uma longa corrida amanhã, muita coisa pode acontecer aqui em Interlagos, teremos de estar prontos para aproveitarmos as oportunidades que surgirem.”

George Russell, 17º: “Batalhei muito, mas infelizmente não foi uma boa corrida sprint para nós hoje. Nestas provas curtas, é difícil fazer a escolha correta de pneus que vai lhe dar a chance de ultrapassar. Acredito que, para amanhã, haverá algumas estratégias diferentes que darão novas oportunidades, mas vamos seguir lutando para ganhar ritmo neste final de semana”.

Kimi Räikkönen, 18º: “Tive um enrosco com Alonso e Antonio na curva 1, não tinha muito espaço ali naquele momento e não pude evitar, infelizmente. Admito que o nosso ritmo de corrida hoje foi bem complicado. Precisamos melhorar para amanhã, vamos ver o que pode ser feito”.

Mick Schumacher, 19º: “Se fizermos uma retrospectiva, podemos imaginar que a estratégia que fizemos era a mais rápida, mas queríamos logo de cara uma boa largada e uma ótima primeira volta. Mas não foi possível, não conseguimos passar ninguém. Não valeu a pena desta vez, porém, temos uma nova oportunidade amanhã”.

Nikita Mazepin, 20º: “Acredito que as primeiras voltas foram boas, tive a oportunidade de ficar bem próximo à Mick (Schumacher). Disputamos ali, lado a lado, por quatro curvas. Realmente senti que era o momento certo para obtermos uma reação, mas infelizmente os pneus traseiros brecaram minha evolução daquele ponto em diante.”

GRANDE PRÊMIO acompanha o GP de São Paulo ‘in loco’ em Interlagos com os jornalistas Fernando Silva e Gabriel Curty, além de toda equipe de maneira remota. O GP também segue todas as atividades de pista do fim de semana AO VIVO e EM TEMPO REAL. A largada está marcada para 14h (de Brasília) do domingo.

Lewis Hamilton foi um dos grandes nomes da corrida sprint deste sábado em Interlagos (Vídeo: F1)
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar