Confira declarações dos pilotos após GP de Singapura da Fórmula 1 2024
Em corrida de poucas emoções, Lando Norris dominou do início ao fim e venceu sem maiores dificuldades o GP de Singapura. Confira tudo que os pilotos disseram em Marina Bay
Lando Norris dominou completamente o GP de Singapura da Fórmula 1, disputado neste domingo (22), e liderou a corrida de ponta a ponta até cruzar a linha de chegada com 20s9 de distância para Max Verstappen, o segundo colocado. Foi a terceira vitória do inglês na categoria, e a diferença para o neerlandês no topo da classificação caiu de 59 para 52 pontos.
Oscar Piastri completou o pódio duplo da McLaren em Singapura, enquanto George Russell manteve o quarto lugar com a Mercedes e Charles Leclerc executou boa recuperação para sair de nono e fechar em quinto. Quem não teve a mesma sorte foi Lewis Hamilton, que não adotou a mais adequada das estratégias e caiu de terceiro para sexto.
Carlos Sainz ganhou três posições em relação ao grid de largada e completou a corrida em sétimo, um posto à frente de Fernando Alonso, da Aston Martin. Por fim, Nico Hülkenberg e Sergio Pérez completaram o grupo dos dez primeiros colocados no GP de Singapura.
A Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em Austin, Estados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.
Confira tudo que os pilotos disseram após o GP de Singapura, 18ª etapa de 2024:
Lando Norris, primeiro: Norris enaltece desempenho da McLaren em Singapura: “Voando a corrida inteira”
Max Verstappen, segundo: Verstappen aprova 2º lugar em Singapura, mas cobra Red Bull: “Precisamos tentar virar”
Oscar Piastri, terceiro: Piastri exalta pódio com McLaren e corrida limpa em Singapura: “Já bati o suficiente”
George Russell, quarto: Russell lamenta “frustrante” 4º lugar em Singapura: “Não somos competitivos”
Charles Leclerc, quinto: Leclerc lamenta tempo perdido no stint inicial em Singapura: “Sou culpado pelo resultado”
Lewis Hamilton, sexto: Hamilton admite que Mercedes escolheu estratégia errada em Singapura: “Frustrante”
Carlos Sainz, sétimo: Sainz fala em “limitação de danos” e destaca “boas ultrapassagens” em Singapura
Fernando Alonso, oitavo: Alonso diz que 8º lugar no GP de Singapura é “melhor do que Aston Martin esperava”
Nico Hülkenberg, nono: Hülkenberg destaca “corrida limpa” e diz que top-10 em Singapura é “redenção após Baku”
Sergio Pérez, décimo: Pérez se irrita com falta de progresso no GP de Singapura: “Foi um completo desastre”
Franco Colapinto, 11º: Colapinto reconhece frustração por perder top-10 em Singapura: “Era possível pontuar”
Yuki Tsunoda, 12º: “Fiquei muito frustrado com o início da corrida, já que, infelizmente, fui ultrapassado por outros carros e perdi posições importantes. Ficamos na pista o máximo que pudemos no primeiro stint, e foi bem difícil ir até a volta 33 com pneus médios. Nessa situação, estávamos esperando por um safety-car, o que poderia ser uma boa oportunidade para nós, mas não aconteceu. Então, trocamos por pneus novos e colocamos os macios. O último stint foi bem bom, me senti melhor do que com os médios, mas o início ruim foi o principal problema de hoje. Nos impediu de marcar pontos.”
Esteban Ocon, 13º: “Fizemos uma boa largada na corrida de hoje, ganhando algumas posições após a linha, mas não tínhamos o ritmo para brigar pelos pontos e não conseguimos nos manter no trem de carros à frente. Maximizamos o que tínhamos, mas sem grandes oportunidades para capitalizar, não conseguimos nos mover à frente. Ainda temos uma boa pausa pela frente, e tenho certeza de que estão todos ansiosos para algum descanso antes de alguns meses atarefados no fim da temporada. Precisamos continuar trabalhando duro e mirando em extrair mais do nosso conjunto, para estarmos em uma posição em que possamos otimizar tudo que temos em nossas mãos.”
Lance Stroll, 14º: “Foi um fim de semana difícil. Senti algumas vibrações estranhas no caminho para o grid, e a equipe trabalhou rapidamente para trocar um conjunto de freios por precaução. Foi um grande esforço dos mecânicos, então, agradeço bastante por terem resolvido aquilo tão rapidamente e sob pressão. Sabíamos que seria uma corrida dura, sofremos com problemas similares a ontem: aderência e equilíbrio. Austin é um circuito muito diferente, e espero que se adapte melhor ao nosso carro.”
Guanyu Zhou, 15º: “Acho que, se compararmos a eventos recentes, a corrida de hoje foi mais positiva. Mostramos que podemos lutar melhor com nossos competidores quando temos mais combustível. Claramente, precisamos trabalhar no ritmo de classificação para começarmos em uma posição melhor, mas, no geral, foi uma boa corrida, sem erros. Executamos nosso plano bem como equipe. Não apenas minha corrida foi limpa, mas também participei da estratégia ao ajudar Valtteri [Bottas]. Fiz exatamente o que Carlos [Sainz] fez no ano passado, consistentemente mantendo Valtteri no meu DRS para ajudá-lo a ficar à frente de Pierre [Gasly], o que foi muito importante e nos ajudou a levar os carros para casa em 15º e 16º. A equipe me deu instruções claras e segui da forma mais eficiente possível, fazendo tudo que pude para ajudar. Espero que possamos continuar fazendo progresso, com um passo à frente após a pausa.”
Valtteri Bottas, 16º: “Como esperado, foi uma corrida difícil. No início, tive problemas com o superaquecimento dos freios, o que me levou a algumas travadas e me custou tempo. Trabalhamos como equipe para continuarmos próximos aos carros da frente na primeira parte, mas simplesmente não conseguimos manter. Pelo lado positivo, tivemos uma largada limpa, o que depois nos permitiu ficar à frente de alguns competidores, mas o ritmo de corrida ainda não foi o que precisávamos. Também não recebemos ajuda de algum safety-car hoje. Agora, é importante usar essas três semanas para encontrar alguma performance. Espero que possamos levar uma atualização forte para Austin, para resetar e terminar a temporada em alta.”
Pierre Gasly, 17º: “No fim, foi uma corrida muito frustrante e muito difícil para nós. Simplesmente não somos rápidos ou competitivos o suficiente nesse momento. A falta de ritmo nos forçou a tentar algumas estratégias diferentes, na esperança de melhorar nosso resultado. Ficamos mais tempo na pista com os médios no primeiro stint e perdemos muito tempo para os carros de trás, que estávamos batalhando no início. O plano era segurar alguns carros de trás para tentar ajudar Esteban [Ocon] a tirar algo da corrida. A realidade é que três corridas atrás [nos Países Baixos], terminamos em nono, e nas últimas três corridas, ficamos longe do top-10. Temos de encontrar alguma performance e precisamos de muito trabalho para melhorar o nível atual. Estou ansioso para uma curta pausa antes de Austin, onde precisamos estar todos determinados a retomar a forma.”
Daniel Ricciardo, 18º: Ricciardo chora ao falar de futuro na F1 em Singapura: “Pode ter acabado”
Kevin Magnussen, NC: “Tive um furo de pneu. Às vezes, você atinge um ponto duro e corta o pneu. Não éramos rápidos com os compostos duros e tentamos a estratégia oposta, ficando na pista e esperando por um safety-car na janela do meio — o que não aconteceu. Precisamos trocar rapidamente para os pneus duros, e então sofri o furo no fim. Tivemos um bom ritmo nas últimas corridas e estamos em uma boa posição com o carro. Temos uma atualização chegando em Austin e podemos ficar ansiosos com todas as corridas até o fim da temporada.”
Alexander Albon, NC: “É uma pena terminar uma corrida desse jeito, quando acredito que tínhamos um carro que poderia marcar pontos nesse fim de semana. No fim, um problema com o resfriamento da unidade de potência acabou com nossa corrida. No entanto, depois de uma largada difícil, em que fui empurrado, seria difícil uma recuperação. Às vezes, você tem um carro que não é capaz de somar pontos. Então, quando você tem um que é capaz, é muito satisfatório, mas foi o oposto nesse fim de semana: tínhamos um carro rápido e deveríamos estar nos pontos. É frustrante. Vamos revisar tudo e ver como podemos melhorar para as próximas corridas.”
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