Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP de Singapura da F1 2024

O primeiro dia do GP de Singapura terminou com Lando Norris à frente, mas Charles Leclerc muito próximo. Confira tudo que os pilotos disseram após o TL2 em Marina Bay

Em um primeiro dia que deu indícios de que o GP de Singapura não será fácil para a Red Bull, Ferrari e McLaren foram as protagonistas nesta sexta-feira (20). No treino livre que fechou o dia, em horário mais representativo em relação à corrida de domingo, Lando Norris foi o mais rápido com 1min30s727, apenas 0s058 à frente de Charles Leclerc.

Carlos Sainz, que colocou o outro carro da Ferrari em terceiro, impressionou pela distância e ficou 0s629 atrás de Norris, enquanto Yuki Tsunoda foi o quarto em um dia muito positivo da RB [Visa Cash App RB]. Oscar Piastri fechou o top-5, enquanto Daniel Ricciardo foi o sexto.

George Russell terminou na sétima posição, melhor posto da Mercedes nas duas sessões do dia, e Sergio Pérez fechou uma colocação atrás. Por fim, Alexander Albon e Nico Hülkenberg completaram o grupo dos dez primeiros no segundo treino livre do GP de Singapura.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Singapura de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (21), o TL3 abre o dia às 6h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo (2), os pilotos disputam a corrida em Marina Bay a partir das 9h.

Norris terminou à frente, mas Leclerc se manteve muito próximo até o fim (Foto: AFP)

Confira o que os pilotos disseram após os treinos de sexta em Singapura

Lando Norris, primeiro: Norris admite que “esperava vantagem maior” para Leclerc na liderança do TL2 de Singapura

Charles Leclerc, segundo: Leclerc vê Ferrari “na briga pela vitória” em Singapura, mas admite: “Será mais apertado”

Carlos Sainz, terceiro: Sainz revela “algo de errado com freios” em sexta-feira “desafiadora” em Singapura

Yuki Tsunoda, quarto: Tsunoda se diz “mais ansioso que o normal” por classificação após sexta forte em Singapura

Oscar Piastri, quinto: Piastri fala em começo difícil e busca “se sentir confortável” com McLaren em Singapura

Daniel Ricciardo, sexto: Ricciardo destaca RB no top-7 da sexta-feira em Singapura: “Ótimo dia para a equipe”

George Russell, sétimo: Russell lamenta falta de ritmo da Mercedes em Singapura: “Precisamos entender”

Sergio Pérez, oitavo: Pérez vê ritmo da Red Bull “muito longe” das rivais em Singapura: “Sofrendo muito”

Alexander Albon, nono: Albon diz que Williams “não é tão incrível” apesar de 9º lugar no TL2 em Singapura

Nico Hülkenberg, décimo: Hülkenberg cita equilíbrio em Singapura, mas crê em Q3 se Haas “fizer trabalho perfeito”

Sainz fechou o top-3 no TL2, mas longe de Norris e Leclerc (Foto: AFP)

Lewis Hamilton, 11º: Hamilton vê Mercedes “perdida” em Singapura e admite: “No momento, não vamos ao Q3”

Fernando Alonso, 12º: Alonso espera GP de Singapura “difícil” para Aston Martin: “Pista pede o que não temos”

Kevin Magnussen, 13º: “Foi um dia um pouco misto, mas, por outro lado, foi bem direto. Parecia melhor no TL2 do que no TL1, então isso é bom. As condições no TL1 eram com luz do dia, uma pista quente, e o TL2 foi mais representativo da classificação e da corrida. Nossos trechos longos também foram bons, então veremos. É muito apertado, são dois ou três décimos e estamos em torno de P6, então você tem que espremer tudo disso. Também é difícil correr muito risco porque é tão perto que também pode custar muito, temos que tratar como qualquer outro fim de semana e acertar”.

Lance Stroll, 14º: “Foi ótimo voltar à pista em Marina Bay. É um circuito em que todos nós amamos pilotar. Em termos de desempenho, ainda não estamos onde queremos estar, então foi um dia difícil. Usamos as sessões de treinos para correr e comparar algumas partes diferentes, então levaremos esses dados com o objetivo de fazer algumas melhorias antes de amanhã”.

Max Verstappen, 15º: Verstappen diz que Red Bull “não tem aderência” em Singapura: “Foi difícil hoje”

Franco Colapinto, 16º: Colapinto destaca aprendizado “com pista e calor” em Singapura: “Ritmo parece bom”

Esteban Ocon, 17º: “O ritmo parecia relativamente promissor esta manhã no TL1, mas pareceu cair para nós no TL2, embora o carro tenha parecido semelhante entre as duas sessões. Precisamos fazer um debriefing como equipe e entender o porquê disso e tentar voltar mais fortes amanhã. Esperávamos um pouco mais em termos de ritmo do carro, mas não foi o caso hoje. Daremos o nosso melhor para melhorar o carro e, com sorte, estar na briga na classificação”.

Pierre Gasly, 18º: “Foi uma sexta-feira de treinos difícil para nós em Singapura. Não fomos competitivos em relação às nossas expectativas, então temos muito trabalho a fazer para entender as áreas em que estamos deixando a desejar. Temos outro treino antes da classificação, onde esperamos poder fazer as mudanças necessárias para melhorar as coisas. Precisamos ser mais rápidos e o objetivo é realmente encontrar essas melhorias muito necessárias porque hoje não foi um ótimo dia”.

Guanyu Zhou, 19º: “É bom estar de volta a Singapura, um lugar com tanta energia. Acho que tivemos duas sessões sólidas e suaves com o carro hoje. No papel, não esperamos uma melhora significativa sobre Baku, mas senti que estava em uma janela melhor de equilíbrio em comparação com os últimos eventos. Os tempos estão próximos, e se conseguirmos melhorar amanhã e encontrar mais tempo de volta, especialmente na primeira volta nos novos pneus, podemos forçar até o limite para o Q2. Está complicado lá na pista. Toda sessão em Singapura traz condições diferentes e você precisa se adaptar. Alinhar o carro crucial, porque assim que você está confiante e no ritmo, faz a diferença nos tempos de volta”.

Valtteri Bottas, 20º: “Foi um dia desafiador na pista hoje com uma falta de desempenho geral do carro. Nós lutamos para encontrar o equilíbrio certo, pois nos faltava a consistência que buscávamos. Fizemos algumas mudanças entre as duas sessões, mas sinto que demos um passo para trás: vamos trabalhar duro durante a noite para voltar à pista, melhorar e tornar o carro mais estável e dirigível, para que possamos encontrar aquele desempenho extra para o TL3 e dar um passo à frente para a classificação”.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.