Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres do GP da Estíria de F1

Esperança por chuva, bons acertos de corrida, reclamações sobre velocidade de reta: confira tudo o que foi falado pelos pilotos após a sexta-feira de treinos livres na Áustria

Abu Dhabi revelou as mudanças no circuito de Yas Marina já a partir de 2021 (Vídeo: Reprodução)

Sem chuva, a sexta-feira (25) de treinos livres do GP da Estíria foi marcada pelo domínio da Red Bull. Max Verstappen, líder do Mundial, comandou as duas atividades de 60 minutos realizadas em Spielberg, pista na qual venceu corridas em 2018 e 2019. O dia terminou com Daniel Ricciardo, ex-companheiro de Max e hoje na McLaren, como segundo mais rápido.

Lewis Hamilton, heptacampeão mundial, levou a Mercedes apenas ao quarto posto, atrás até da Alpine de Esteban Ocon. O companheiro de Hamilton, Valtteri Bottas, levou mais destaque ao rodar sozinho no pit-lane e receber uma punição de três posições no grid pela pataquada.

Fórmula 1 volta a acelerar neste sábado no Red Bull Ring. O treino livre 3 está marcado para 7h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação acontece às 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Lewis Hamilton, quarto colocado (Foto: Mercedes)

Confira as declarações dos pilotos nesta sexta-feira:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen se diz contente por liderar treinos, mas alerta: “Nem tudo é o que parece”

Daniel Ricciardo, segundo: Ricciardo volta a sorrir com 2º em dia de treinos na Estíria: “Comi três schnitzels à noite”

Esteban Ocon, terceiro: Ocon vê “sexta-feira produtiva” da Alpine, mas ressalta: “Amanhã é o que vale”

Lewis Hamilton, quarto: Hamilton aponta fraqueza nas retas e Red Bull “difícil de ser batida” no GP da Estíria

Fernando Alonso, quinto: Ocon vê “sexta-feira produtiva” da Alpine, mas ressalta: “Amanhã é o que vale”

Sebastian Vettel, sexto: Vettel nota começo encorajador da Aston Martin e diz que “seria bom” andar na chuva

Lando Norris, sétimo: Ricciardo volta a sorrir com 2º em dia de treinos na Estíria: “Comi três schnitzels à noite”

Lance Stroll, oitavo: “O carro estava bom desde a primeira volta e as duas sessões foram positivas para nós. Sabemos onde precisamos melhorar, assim como o equilíbrio nas curvas de baixa. Podemos ver os dados de noite para analisar onde podemos melhorar. Tem muito papo sobre chuva, mas tivemos apenas alguns chuviscos hoje, o que não foi um fator. Amo pilotar no molhado, sempre bagunça o pelotão, então não vou reclamar se tivermos chuva amanhã ou domingo.”

SERGIO PÉREZ; CHECO PÉREZ; RED BULL; RED BULL RING; GP DA ESTÍRIA; TREINOS LIVRES; SEXTA-FEIRA
Sergio Pérez não ficou tão feliz com o desempenho do carro nesta sexta-feira na Áustria (Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sergio Pérez, nono: Pérez pede “ajuste fino” em carro da Red Bull para “buscar alguns décimos e estar na briga”

Antonio Giovinazzi, décimo: “Boa sexta-feira, o carro estava equilibrado desde o TL1, então temos boa base para evoluir. Estamos felizes com o dia, mas sabemos que amanhã será mais difícil: temos que seguir trabalhando durante a noite, encontrar ritmo e melhorar alguns detalhes. Espero que tenhamos esse mesmo sentimento positivo quando formos para a pista no TL3. Cravar uma volta aqui é desafiador, e tráfego e limites de pista serão tópicos fundamentais na classificação. Se acertamos tudo, podemos ter um sábado bom também.”

Carlos Sainz, 11º: “Foi uma sexta-feira intensa. Tentamos vários setups para encontrar a melhor direção a seguir com os pneus. Nossa meta maior hoje foi entender o comportamento de todos os compostos. Amanhã vamos concentrar mais em melhorar o desempenho em voltas lançadas com a meta de classificar bem, mas não será fácil. Nosso ritmo de corrida não era ruim, mas estamos cautelosos e vamos continuar analisando a informação que conseguimos hoje.”

Valtteri Bottas, 12º: Bottas vê “erro normal” no pit-lane e diz que ficaria surpreso com punição

Charles Leclerc, 13º: “Aprendemos muito hoje tentando várias soluções. Nosso ritmo de corrida parece competitivo comparado aos rivais mais próximos. Tivemos alguma dificuldade com o ritmo de classificação, algo que não é comum, então precisamos nos concentrar nisso hoje à noite e amanhã. É difícil dizer se encontramos um jeito de fazer os pneus funcionarem bem, mas parece que estamos em melhor forma para isso que na última corrida. Ainda há uma dúvida quanto ao clima, já que pode chover e estar mais frio, algo que tende a deixar a situação mais complicada.”

Kimi Räikkönen, 14º: “Pude fazer bom trabalho na sessão vespertina, o carro não estava tão ruim. Claro que sempre dá para melhorar e é nisso que temos de trabalhar para amanhã. O tráfego é uma questão por aqui e complicou o dia: na classificação, será importante escolher o tempo certo [para sair]. Vamos ver como estará o clima amanhã. De qualquer maneira, especialmente numa volta curta, como é aqui, precisamos acertar todas as curvas e limpar os erros.”

Yuki Tsunoda, 15º: “Estou bem feliz com o dia. Vimos que o ritmo de classificação estava lá no TL1, e consegui dar boas voltas durante a atividade. Mas as simulações de corrida no TL2 foram mais difíceis, tive dificuldades com o equilíbrio do carro, mas preferiria pista seca [para o sábado], para ser honesto. Não tenho muita experiência no molhado na F1, então talvez complique para mim. Se estiver seco, só preciso juntar todos os passos que demos na classificação e melhorar minha confiança conforme a sessão progredir.”

George Russell, 16º: “Foi agradável. O carro estava bom e nossos stints com muito combustível pareciam fortes, então temos vários positivos. As condições eram difíceis no começo do TL2 com chuva, então não me esforcei tanto porque não valia a pena, mas acho que definitivamente temos mais tempo para tirar. Fomos consistentes com as classificações, então espero ir ao Q2. Entretanto, também estamos focando em encontrar um balanço que transforme o desempenho de classificação em ritmo de corrida, já que é lá que os pontos são marcados.”

Mick Schumacher, 17º: É uma questão de encontrar alguma porcentagem aqui e ali para chegar exatamente onde desejamos. Não esperava aparecer no Q2 em Paul Ricard, mas lá estávamos, então espero que a gente consiga fazer outra surpresa aqui.”

Nikita Mazepin, 18º: “No geral, um dia tranquilo de trabalho. Fiquei bem surpreso quando acordei hoje cedo, porque eu achei que estaria caindo uma tempestade e não estava. Conseguimos andar no seco, entendemos o setup, mas ainda não sei se vamos usar muito desse conhecimento amanhã. Depende do clima.”

Nicholas Latifi, 19º: “É ótimo voltar ao carro de F1, ainda que não tenha sido o dia mais suave. Tenho corrido em outras categorias desde que estive no C41 pela última vez, em Barcelona, e não é fácil pegar o feeling do do carro quando você só dá algumas voltas. Mesmo assim, gostei da oportunidade e espero que tenha conseguido entregar feedback útil. É difícil comparar e dizer o quanto o carro evoluiu desde que eu estive aqui, especialmente porque os carros sempre variam muito dependendo das condições gerais, mas o sentimento geral é positivo. A equipe tem ido bem ultimamente e a confiança está aumentando. Sabemos que podemos entrar na briga se fizermos tudo certo, então temos que tirar o máximo de nosso pacote e oportunidades.”

Pierre Gasly, 20º: “A manhã foi ótima. Ritmo e desempenho estão fortes, tudo andava bem, então foi um começo muito positivo para o fim de semana. Infelizmente, a equipe notou um problema na unidade de força e não quis arriscar, então passou a tarde fazendo checagem. Queríamos testar algumas coisas no TL2, então é uma pena que não tenha sido possível. Não temos nada o que fazer, agora é pensar em amanhã. Yuki não esteve tão confortável à tarde quanto de manhã, então temos que entender e analisar tudo que conseguimos hoje antes do TL3. Assim, poderemos juntar as peças antes da classificação.”

Robert Kubica, 19º no treino livre 1: “É ótimo voltar ao carro de F1, ainda que não tenha sido o dia mais suave. Tenho corrido em outras categorias desde que estive no C41 pela última vez, em Barcelona, e não é fácil pegar o feeling do do carro quando você só dá algumas voltas. Mesmo assim, gostei da oportunidade e espero que tenha conseguido entregar feedback útil. É difícil comparar e dizer o quanto o carro evoluiu desde que eu estive aqui, especialmente porque os carros sempre variam muito dependendo das condições gerais, mas o sentimento geral é positivo. A equipe tem ido bem ultimamente e a confiança está aumentando. Sabemos que podemos entrar na briga se fizermos tudo certo, então temos que tirar o máximo de nosso pacote e oportunidades.”

RED BULL X MERCEDES IGUAIS E ERRO BIZARRO DE BOTTAS: A F1 NA ESTÍRIA | GP às 10 + Vem aí
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.