Confira declarações dos pilotos após sábado de classificação do GP da França 2021

A primeira fila do GP da França será a mesma do Mundial: Verstappen e Hamilton. Confira todas as declarações do sábado de classificação

Verstappen voa em Paul Ricard e é pole: os melhores momentos da classificação do GP da França (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

O GP da França de 2021 terá uma primeira fila condizente com o campeonato. Na classificação realizada na manhã deste sábado (19), em Paul Ricard, Max Verstappen superou Lewis Hamilton para garantir a pole-position e posição de honra da corrida do domingo.

Já no que diz respeito aos segundões, Valtteri Bottas sai na frente de Sergio Pérez na segunda fila. Carlos Sainz e Pierre Gasly formam a primeira fila apenas com as equipes do resto do pelotão. Charles Leclerc, Lando Norris, Fernando Alonso e Daniel Ricciardo encerram o top-10.

A segunda metade do pelotão fica com Esteban Ocon, Sebastian Vettel, Antonio Giovinazzi, George Russell, Mick Schumacher – membros do Q2 – e Nicholas Latifi, Kimi Räikkönen, Nikita Mazepin, Lance Stroll e Yuki Tsunoda – que ficaram no Q1.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana do GP da França, em Paul Ricard, AO VIVO e EM TEMPO REAL. A corrida está marcada para as 10h (de Brasília) do domingo.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira a programação de TV do fim de semana

Max Verstappen vai sair da ponta do grid em Paul Ricard (Foto: AFP)

Confira as declarações:

Max Verstappen, primeiro: Pole na França, Verstappen traça meta para domingo: “Somar 25 pontos perdidos em Baku”

Lewis Hamilton, segundo: Hamilton se anima com chance de chuva e “estratégia interessante em jogo” na França

Valtteri Bottas, terceiro: Bottas confirma melhora da Mercedes, mas “não dá para ficar feliz” atrás da Red Bull

Sergio Pérez, quarto: Pérez aposta em largada e ritmo de corrida para “quem sabe pular para frente”

Carlos Sainz, quinto: ‘Melhor do resto’ do grid na França, Sainz destaca classificação limpa: “Já estava na hora”

Pierre Gasly, sexto: Gasly acerta volta com “adrenalina alta” em chance única no Q3 e festeja 6º no grid em casa

Charles Leclerc, sétimo: “Da minha parte, foi uma classificação bem complicada. Não fiz um bom trabalho ao contornar a limitação de equilíbrio do meu carro, que era o que estava diante de mim hoje. Vamos trabalhar para entender como eu posso adaptar meu estilo de pilotagem e administrar isso melhor na corrida, no entanto acho que vamos sentir menos isso amanhã. No geral, quinto e sétimo lugares são bons resultados para a equipe, o que está alinhado às nossas expectativas. Parabéns a todos e ao Carlos, que fez um bom trabalho hoje. O ritmo de corrida não foi ruim ontem [nos treinos livres]. Definitivamente, há potencial para lutar por boas posições na corrida, e isso vai depender de a gente encaixar tudo.”

Lando Norris, oitavo: Norris revela que desistiu de última volta do Q2 por falta de combustível da McLaren

Fernando Alonso parte em nono na França (Foto: Alpine)
Paddockast #108: As ‘asas da discórdia’ na briga pelo título da F1

Fernando Alonso, nono: Alonso encara realidade da Alpine com 9º no grid na França: “Os pontos vão custar caro”

Daniel Ricciardo, décimo: “É positivo que passamos para o Q3 com os pneus médios, era uma meta, definitivamente. Minha última volta foi boa, parecia termos ritmo para mais que o décimo lugar. Estou um pouco decepcionado de não estar acima no grid, mas é assim mesmo. Estamos procurando esses décimos extras em ritmo de uma volta, então vamos tentar fazer alguma coisa acontecer amanhã. No geral, estou feliz com o desempenho. Todo mundo está rápido e os tempos estão apertados, então vamos seguir trabalhando para encontrar ritmo.”

Esteban Ocon, 11º: “É uma pena não estar entre os dez primeiros, mas sabemos que temos tudo para irmos bem amanhã. Depois de um bom começo de classificação no Q1, com o carro andando bem com os pneus macios, parece que não estivemos no ritmo com os médios no Q2. É tudo sobre essas pequenas diferenças e é a diferença entre ir ou não para o Q3. É frustrante agora, mas o fim de semana ainda não acabou. Estamos fora dos pontos e pretendemos pontuar amanhã. Temos de pensar um pouco fora da caixa sobre a estratégia e vamos dar o nosso melhor.”

Sebastian Vettel, 12º: Vettel diz que “controlar desgaste dos pneus” é ponto-chave do GP da França

Antonio Giovinazzi, 13º: “Podemos ficar felizes com o resultado de hoje. Nossa meta era estar em 11º, estar bem perto do top-10, mas não exatamente nele, já que sabemos que os pneus macios não serão bons para a corrida. Ficamos perto desta meta e muito próximo dos carros à nossa frente. Amanhã, temos tudo em jogo. Escolher nosso pneu de largada vai nos permitir tirar o máximo da nossa estratégia. Se fizermos uma boa largada e uma primeira volta limpa, podemos conseguir algumas posições e abrir nosso caminho rumo aos pontos. Nosso ritmo de corrida não foi tão ruim, então estamos confiantes.”

George Russell, 14º: “Foi uma boa sessão, mas um pouco confusa com as bandeiras vermelhas e com o tráfego que tivemos de lidar. Minha volta no Q2 não foi tão boa quanto gostaria. Foram as minhas primeiras voltas pra valer com os pneus médios e levou um pouco de tempo para me acostumar, então acho que haveria mais alguns décimos lá, para ser sincero. De qualquer forma, o 14º lugar é um bom resultado. Estamos nos esforçando muito com o ritmo de corrida e tentando melhorar nosso desempenho no domingo, então espero que isso possa nos ajudar amanhã.”

Mick Schumacher, 15º: “Acelerei forte demais na entrada da curva, e isso me fez escapar de traseira. O carro está sendo muito afetado pelo vento, e não sei se isso provocou alguma saída de traseira extra. No entanto, conseguimos entrar em nosso primeiro Q2 neste ano, então as coisas ficam mais animadas e esperamos que possamos ter mais dias desses no futuro. Há alguns danos no carro, ainda não sabemos o quão grandes são. Se tudo estiver bem, vamos largar a partir daí e obviamente é isso o que está no papel, que é o que realmente importa para mim. Se acontecer alguma coisa, vou ter 53 voltas para reagir. Estou otimista de que vamos ver a luz no fim do túnel. A equipe está ficando mais motivada a cada dia, estou mais motivado a cada dia, e esses resultados comprovam que nosso trabalho duro está dando resultados.”

Nicholas Latifi, 16º: “A classificação foi bastante cortada para mim. Infelizmente, os primeiros pneus que tive foram desperdiçados com a primeira bandeira vermelha, e a segunda bandeira vermelha me impediu de completar uma volta lançada. Obviamente, foi frustrante, já que estava na minha volta, mas isso pegou também outros pilotos e automobilismo às vezes é assim. O carro se comportou bem aqui, então vamos ver o que podemos fazer amanhã na corrida.”

Deu tudo errado para Lance Stroll no sábado em Paul Ricard (Foto: Aston Martin)

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Kimi Räikkönen, 17º: “Nos últimos tempos, as bandeiras vermelhas destruíram todas as minhas voltas. Estava numa boa, o tempo caminhava para ser bom, mas quando a bandeira vermelha foi acionada acabou. No fim das contas, faz parte e não há nada o que se possa fazer. 17º no grid não é o ideal, mas amanhã é outro dia. Nosso ritmo de corrida foi ok ontem, então vamos tentar buscar um resultado depois de um sábado decepcionante.”

Nikita Mazepin, 18º: “Não fiquei totalmente feliz com o carro. Temos os treinos livres 1, 2 e 3 para dar tempo de entrar no ritmo, mas o Q1 às vezes pode ser muito diferente. Infelizmente, não fiz meu tempo de volta como precisava ser feito e não tão rápido como era necessário. Se você tem duas bandeiras vermelhas na sessão e ela for tão curta, é isso o que acontece. Se você olhar para as estatísticas, isso não acontece com frequência, mas quando acontece você perde o sono à noite, digamos assim.”

Lance Stroll, 19º: “É uma daquelas coisas. Nunca dá para prever quando bandeiras vermelhas vão acontecer e fomos azarados por terem duas no Q1. Também tive uma volta deletada, mas essa volta mostrou que o carro tinha bom ritmo. Estou feliz com o equilíbrio e com o progresso que fizemos neste fim de semana, então temos pontos positivos. É uma pena, porque ultrapassar aqui é bem difícil, mas vai saber. Vamos manter os dedos cruzados para alguma chuva amanhã, e forçaremos nosso lugar subindo o pelotão apesar do 19º lugar.”

Yuki Tsunoda, 20º: “Cometi um erro na classificação e quero pedir desculpas à equipe. Usei muito da zebra amarela na curva 1 e rodei. Tentei frear o máximo possível para evitar bater na barreira de proteção, mas era como patinar no gelo, só andava para trás. O impacto foi reduzido, mas há alguns danos no carro, então a equipe vai ter trabalho à noite para me deixar pronto para amanhã. A melhor forma de agradecer à equipe seria fazer uma boa corrida amanhã. É difícil ultrapassar aqui, mas vou acelerar o máximo que puder a cada volta e aproveitar a oportunidade que tiver.”

Briefing: Tudo sobre a classificação do GP da França de F1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.