Confira nova classificação da F1 após desclassificação da Renault no Japão

Daniel Ricciardo e Nico Hülkenberg foram respectivamente sexto e décimo no GP do Japão, mas acabaram desclassificados por irregularidade no sistema de freios. A mudança é um golpe duro tanto no Mundial de Construtores quanto no de Pilotos

A decisão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) de desclassificar tanto Daniel Ricciardo quanto Nico Hülkenberg do GP do Japão teve consequência importantes na classificação da Fórmula 1. A perda de 9 pontos conquistados através do sexto lugar do australiano e do décimo do alemão significa, acima de tudo, um baque nas ambições da equipe de Enstone no Mundial de Construtores.

Confira a classificação atualizada dos Mundiais de Pilotos e de Construtores

Daniel Ricciardo foi sexto no Japão, mas está desclassificado (Foto: Renault)

Antes com 77 pontos, a Renault agora se depara com 68. A McLaren, ainda com 111, fica cada vez mais isolada na simbólica quarta colocação, o posto de melhor equipe dentre as medianas do grid atual.

 
No Mundial de Pilotos, os dois também perdem terreno considerável. Novamente com 34 pontos, Ricciardo cai de nono para 12º. Hülkenberg, com o mesmo número de tentos, passa de décimo para 13º, sendo superado pelo companheiro nos critérios de desempate.
 
Em contrapartida, Lance Stroll e Daniil Kvyat ganham motivos para sorrir. O canadense sobe para nono, com dois pontos que permitem ultrapassar Kevin Magnussen e subir para 15º na classificação geral. O russo, mesmo com um ponto singular relativo ao décimo lugar, salta de 13º para 11º, superando justamente os rivais da Renault.
 
A desclassificação é consequência de um sistema de freios considerado ilegal. A Racing Point denunciou que os franceses usavam tecnologia que auxiliava os pilotos na condução. A análise da FIA concluiu que, apesar de a novidade não configurar uma infração técnica, desrespeita o regulamento esportivo ao facilitar a pilotagem.
 
A próxima etapa da F1 é o GP do México. A corrida no Hermanos Rodríguez está marcada já para esta semana.

 

Paddockast #38
CORRIDAS POLÊMICAS DA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.