Confira passo a passo da vitória de Hamilton no GP da Rússia, nona do inglês na temporada 2014

O GP da Rússia foi bastante monótono, especialmente depois do erro cometido por Nico Rosberg na primeira volta, que praticamente acabou com as chances de existir uma luta pela vitória. Valtteri Bottas completou o pódio e Felipe Massa não conseguiu se recuperar da classificação ruim: chegou só em 11º

GP da Rússia de F1

TEMPO REAL com

RENAN
DO COUTO
9:42
Vamos ficando por aqui com essa cobertura AO VIVO e em TEMPO REAL do GP da Rússia. Agradeço a todos pela companhia neste domingo. Resultado completo está aqui.

E agora estamos de olho nesse pódio que não tá nada esquisito com todo mundo sem graça na frente do Vladimir Putin, que está junto do Bernie Ecclestone na antessala do pódio.

A F1 agora faz uma pausa de três semanas até o GP dos Estados Unidos, em Austin, marcado para o dia 2 de novembro. E, na semana seguinte, tem GP do Brasil. Grande abraço a todos e até a próxima!
 

9:41
No Mundial de Pilotos, Hamilton abre mais sete pontos para Rosberg: 17 pontos separam os dois agora. Ricciardo continua em terceiro lugar.
 
9:39
HAM ROS BOT BUT MAG ALO RIC VET RAI PER MAS HUL VER KVY GUT SUT GRO MAL ERI
 
9:36
LEWIS HAMILTON VENCE O GP DA RÚSSIA E A MERCEDES É CAMPEÃ MUNDIAL DE CONSTRUTORES!!!
Primeiro título da montadora alemã no Mundial de F1. Valtteri Bottas foi terceiro e completa o pódio. Massa vai ficar fora dos pontos, preso atrás de Pérez.
 
9:33
Se fosse futebol, já estava todo mundo gritando ACABA JUIZÃO
 
9:31

 

9:30
Hamilton e Rosberg vão subir ao pódio pela 13ª vez no ano. Hamilton, pela nona vez no degrau mais alto. Rosberg venceu apenas quatro.

Nenhum piloto que ganhou pelo menos oito corridas perdeu o título.
 

9:28
A não ser que alguém quebre, HAM vence, ROS é segundo e BOT fecha o pódio. Vai ser o quinto pódio do finlandês na temporada.
 
9:25

 

9:24
É verdade.

 

9:24

 

9:22
A F1 não faz política, mas o feed mundial da FOM cortou para mostrar o Vladimir Putin e o Bernie Ecclestone vai entregar uma credencial permanente para o Putin. Estamos de olho.
 
9:20

 

9:18
A dez voltas do fim, aparentemente Rosberg vai dar conta de se manter em segundo. Ou seja, apenas quis um pouquinho mais de emoção.
 
9:15
HAM ROS BOT BUT MAG ALO RIC VET RAI PER

Massa é o 11º, ainda preso atrás do Pérez. E o Ricciardo tenta ganhar a sexta posição do Alonso.
 

9:12
Vladimir Putin chegou! Está lá batendo um papo com o Bernie Ecclestone. Já que a corrida está chata, né?

 

9:10
Olha lá o Petrov! Todo pimpão do lado do Toto Wolff. Ele é o único russo que tem em casa um troféu de GP de F1 e atualmente corre no DTM.
 
9:07
1min42s408… Olha lá o Rosberg voando. Faltam 16 voltas para o final.
 
9:06
Mercedes falando em plano B. 1min42s551. Está voando. 18s8 atrás do Hamilton, 4s4 à frente do Bottas.
 
9:04
Rosberg faz de novo a volta mais rápida da corrida, 1min42s670… Mas que coisa.

E Massa tá lá, tentando passar o Pérez e o Kvyat. Vamos ver… eles entram na reta dos boxes, DRS aberto na Force India e na Williams… e os dois passam pelo russo!
 

9:02
Classificação da corrida com 33 voltas completadas:
HAM ROS BOT BUT MAG AO RIC VET GUT RAI VER KVY PER MAS HUL GRO SUT ERI MAL

Sim, Massa está atrás do Pérez outra vez. Vale a 13ª posição.
 

9:01
Rosberg, na 31ª volta desse jogo de pneus médios, faz a volta mais rápida da corrida: 1min42s770.
 
9:00
Grosjean punido com o stop-and-go de 5s por um toque com Adrian Sutil. Admito que eu nem tinha visto.
 
8:59
Engenheiro do Bottas: "Rosberg colocou esses pneus médios na volta 1 e vai ficar sem pneu. Vamos pegar de volta".
 
8:58
Rosberg passa Valtteri Bottas e assume a segunda posição! 20s5 separam ele de Hamilton agora. Ou seja, em 30 voltas, Nico saiu de 20º para já andar em segundo. Que banho.
 
8:55

Tentando compreender a tática da Williams: a ideia inicial era fazer uma parada só, já que ele estava largando lá atrás, mas viram que não ia dar certo, especialmente depois de todo o tempo perdido atrás do Pérez. Agora tem pneus macios no carro, sendo que todos os demais pilotos que lutam pelos pontos estão com os médios.
 

8:52
Massa no box, desistiu da tática de apenas uma parada. Mais pneus macios no carro dele.
 
8:50
Só corrigindo, Vettel ainda não foi para os boxes, então está em segundo. O Magnussen parou agora. E a Mercedes chama o Hamilton. Vettel vai para a ponta. Vai nada, ele está longe.
 
8:49
Calma que já reposicionamos tudo. Bottas no box. Só falta o Hamilton.
 
8:49
Alonso no box: tem que voltar à frente do Nico Rosberg. Parada atrapalhada da Ferrari, Alonso demorou para sair depois que colocaram o carro no chão e…voltou atrás de Felipe Massa, que finalmente se livrou do Pérez — o mexicano entrou nos boxes.

 

8:47

 

8:46
Vergne nos boxes, voltou atrás do Massa. Massa já está nos pontos, mas nada de deixar a Force India para trás.
 
8:45

Ao mesmo tempo, a Mercedes avisa para Rosberg tomar cuidado com os pneus traseiros.
 

8:44
Button voltou atrás do Rosberg na luta pelo pódio. E o Massa, preso atrás do Pérez, ficou para trás nessa briga.
 
8:43
Jenson Button nos boxes na 22ª volta. Muda para os pneus médios. Na pista, Fernando Alonso faz a melhor volta dele, 1min44s0.
 
8:41
Kvyat parou nos boxes e trocou para os pneus médios. Enquanto isso, Massa não consegue passar Sergio Pérez. Rosberg já se mandou e abriu 5s. O problema de Massa é que ele não tem um carro tão bom no último setor e, por isso, não fica colado no começo da reta.
 
8:40
HAHAHAHAHA

 

8:39

 

8:38
Rosberg passa Sergio Pérez e já entra na zona de pontuação. Massa agora está colado no mexicano.
 
8:37
Alonso andando mais rápido que Button agora na briga pelo pódio. O inglês não subiu ao pódio nenhuma vez no ano, embora tenha ficado com o terceiro lugar no GP da Austrália. Alonso tem dois pódios.
 
8:35
Massa cabou de fazer a melhor volta dele na corrida, 1min43s926.
 
8:34

 

8:32
Rosberg e Massa agora partem à caça de Sergio Pérez. No top-10, única briga mais intensa agora é a de Kvyat com Räikkönen.
 
8:31
Mercedes e Williams estão em outra categoria. E a Mercedes já fala para o Rosberg que dá para brigar pelo pódio.
 
8:29
Classificação na volta 14: HAM BOT BUT ALO MAG VET VER RAI KVY PER GUT ROS MAS HUL GRO RIC ERI MAL KOB SUT
 
8:28
Rosberg e Massa continuam escalando o pelotão. Passaram o Hülkenberg agora e estão em P12 e P13.
 
8:27

 

8:26
Chilton abandonou com a única Marussia que largou para este GP.
 
8:23
Daniel Ricciardo, que estava perdendo terreno em relação a Vettel, entra nos boxes. Vamos ver se volta à frente ou atrás de Rosberg e Massa… Bem atrás! Atrás do Sutil, apenas.
 
8:22
Agora os pilotos já vão ficando mais espaçados no pelotão da frente. E Hamilton e Bottas só serão ameaçados em caso de safety-car: Button está 12s atrás do líder.
 
8:21
A hashtag da Mercedes é a melhor:

 

8:19
Ritmo da Williams é muito bom, tanto que Bottas vai acompanhando Nico Rosberg.

E, lá atrás, Rosberg e Massa começam a fazer ultrapassagens. Passaram Ericsson e Sutil já.
 

8:18
São 53 voltas neste GP da Rússia, e já está aberta a janela de pit-stop, digamos assim: se alguém bater e o SC entrar na pista, todo mundo vai entrar nos boxes. Hamilton continua voando baixo: 1min43s882, outra volta mais rápida. E Alonso tenta brigar com Button pelo terceiro lugar.
 
8:16
Felipe Massa cometeu algum erro que a TV não mostrou. Virou 1min45s5 na volta anterior. Estava quase chegando no Rosberg, caiu para 2s2 atrás do alemão.
 
8:14
Vergne perdeu posições para Magnussen e os pilotos da Red Bull, caindo para oitavo, e Kvyat está em décimo. Disputa boa do momento é entre os dois pilotos da Red Bull, com Vettel se defendendo de Ricciardo na sexta posição.
 
8:13
Hamilton faz a volta mais rápida, agora, 1min44s080, e já abre 2s5 para Bottas. Esse, por sua vez, tem 3s8 para Button.
 
8:12
Não que vá mudar a cotação do dólar, mas Max Chilton está nos boxes. E Massa fez a volta mais rápida da corrida. 1min44s601.
 
8:10
Ao que parece, a parada de Massa foi uma aposta de estratégia da Williams. Desgaste de pneus é baixo nessa pista de Sochi, e tem a chance de o safety-car entrar (até porque Massa tinha ganho várias posições na largada).

 

8:08
Rosberg trocou os pneus macios pelos médios e perguntou: "Qual é a estratégia agora?".

A resposta foi direta: "Precisamos ir até o fim com esse jogo de pneus, Nico".

É o seguinte: muito provavelmente teremos safety-cars, pois se um carro quebrar e ficar parado na pista, não dá para recuperá-lo facilmente. Não é nem uma reação ao que aconteceu em Suzuka, é porque não tem muitos acessos à pista mesmo. Ou seja, Rosberg pode se dar muito bem em caso de SC.
 

8:07
HAM BOT BUT ALO VER MAG KVY VET RIC RAI
 
8:06
Nico Rosberg larga muito bem e assume a liderança do GP da Rússia… MAS PASSA RETO NA CURVA 2! Passou reto na curva 2 e já teve de devolver o lugar para Hamilton. Além disso, pediu para entrar nos boxes devido a uma vibração na roda dianteira. E Massa tinha ganho três posições na largada, mas parou nos boxes também no fim da primeira volta!

 

8:03
A reta até a primeira freada da pista, na curva 2, é enorme. Muita coisa vai acontecer entre o local onde Lewis Hamilton está posicionado e aquele ponto do traçado. O traçado também é apertado ali, ou seja, podemos ver acidentes. A corrida pode, sim, mudar já na largada.
 
8:00
Vamos para a volta de apresentação em Sochi. O grid de largada é o seguinte:
HAM ROS
BOT BUT
KVY RIC
ALO RAI
VER VET
MAG PER
GUT SUT
GRO ERI
HUL MAS
KOB CHI
MAL
 
7:58
Se vencer hoje, Lewis Hamilton chega a 31 vitórias na carreira e empata com Nigel Mansell como o sexto maior vencedor da F1. À frente deles: Michael Schumacher (91), Alain Prost (51), Ayrton Senna (41), Sebastian Vettel (39) e Fernando Alonso (32).
 
7:56
O campeonato de Pilotos está assim:

1 – HAM – 266
2 – ROS – 256
3 – RIC – 193
4 – VET – 139
5 – ALO – 133
6 – BOT – 130
7 – BUT – 82
8 – HUL – 76
9 – MAS – 71
10 – PER – 46
 

7:54
Esse time de Brackley, no entanto, já foi campeão antes: como Tyrrell e como Brawn GP. A conquista mais recente foi em 2009, e no fim daquele ano a montadora alemã comprou a equipe pertencente a Ross Brawn.
 
7:52
Mercedes garante o título do Mundial de Construtores se marcar 25 pontos em Sochi. Ou a Red Bull não marcar 19 pontos a mais que eles. Será o primeiro título da equipe alemã na F1.
1 – Mercedes – 522
2 – Red Bull – 332
3 – Williams – 201
4 – Ferrari – 178
 
7:51
Williams também colocando mensagem de força para Bianchi no carro:

 

7:49
Os pilotos estão na frente do grid para fazer uma homenagem a Jules Bianchi. E ficam por lá também para respeitar a execução do hino russo. Nessa corrida, a FOM enviou um e-mail às equipes exigindo silêncio na hora do hino, algo que não acontece em nenhuma outra corrida. O presidente russo, Vladimir Putin, está em Sochi para assistir à corrida.

 

7:46
Destaque para a quinta colocação de Daniil Kvyat no grid de largada, algo que poucos pilotos conseguiram com o carro da Toro Rosso: só ele e Daniel Ricciardo. Melhor que isso, Sebastian Vettel e Sébastien Bourdais no GP da Itália de 2008, quando o alemão largou na pole e o francês foi quarto. Mas, para Kvyat, o resultado tem um sabor ainda mais especial: é em casa, no GP da Rússia.
 
7:44
Felipe Massa vai largar na 18ª posição, apenas, depois de ter enfrentado um problema durante o Q1 da classificação. "Tinha nada de potência no motor", disse depois do treino classificatório. Sem conseguir identificar qual foi o problema exato, a Williams teve de substituir vários elementos da unidade de força do brasileiro por outros que já haviam sido utilizado antes no campeonato.
 
7:42
Falando do que vai acontecer na pista, Lewis Hamilton larga na pole e tem uma boa chance de aumentar a liderança que tem no Mundial de Pilotos: dez pontos o separam de Nico Rosberg, que larga na segunda posição. Valtteri Bottas e Jenson Button dividem a segunda fila.
 
7:41
Dentro de alguns minutos, os pilotos vão fazer uma homenagem a Jules Bianchi no grid de largada. O francês segue internado em estado crítico no Hospital Geral de Mie, no Japão, depois do acidente do domingo passado.

Outras homenagens têm acontecido ao longo do fim de semana. Há pouco, a Ferrari posou para uma foto com a placa #ForzaJules, e vários pilotos estão correndo com adesivos com a mensagem “todos com Jules” no capacete — uma iniciativa de Jean-Éric Vergne.

As informações em TEMPO REAL da situação de Jules Bianchi vocês podem conferir aqui.
 

7:40
Muito bom dia, leitores do GRANDE PRÊMIO! Sejam todos muito bem-vindos à cobertura AO VIVO e em TEMPO REAL do GP da Rússia, 16ª etapa do Mundial de F1. Eu sou Renan do Couto e vou ficar por aqui com vocês para acompanhar o primeiro GP que acontece em solo russo em 100 anos. Obviamente, é o primeiro que é válido pelo Campeonato Mundial.
 

!function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0],p=/^http:/.test(d.location)?’http’:’https’;if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=p+”://platform.twitter.com/widgets.js”;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document,”script”,”twitter-wjs”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.