Confira passo a passo da vitória de Ricciardo no GP da Bélgica deste domingo, em Spa-Francorchamps

O toque entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton na segunda volta do GP da Bélgica tornou a corrida totalmente aberta e permitiu o crescimento de Daniel Ricciardo, que guiou maravilhosamente bem na primeira parte da disputa após largar na sexta posição. Rosberg conseguiu chegar em segundo, e Valtteri Bottas venceu um duelo finlandês com Kimi Räikkönen para ir ao pódio pela quarta vez no ano

GP da Bélgica de F1 | Spa-Francorchamps | corrida:

A cobertura completa do GP da Bélgica no GRANDE PRÊMIO
As imagens do domingo da F1 em Spa-Francorchamps
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

10h40   Muito obrigado pela sua companhia neste 12º GP da temporada 2014 da F1. Uma corridaça em Spa-Francorchamps, que terminou com a terceira vitória de Daniel Ricciardo na F1. No campeonato, agora Rosberg tem 29 pontos de vantagem para Lewis Hamilton — voltou a ser mais que uma corrida.

A F1 retorna em duas semanas com o GP da Itália, em Monza, com cobertura 'in loco' do GRANDE PRÊMIO. A Evelyn Guimarães estará lá, e eu, Renan do Couto, aqui para acompanhar com vocês a 13ª prova do campeonato.

     
10h35   A matéria completa sobre o GP da Bélgica está aqui.
     
10h31   Muita festa na Red Bull para Daniel Ricciardo, que vence pela terceira vez em 2014. Um pilotaço que, dia após dia, mostra que tem potencial para ser campeão mundial. Ele e a Red Bull estão sendo perfeitos para aproveitar as falhas da Mercedes. Foram três neste ano, o #3 ganhou nas três.
     
10h30   Que corrida incrível! Daniel Ricciardo venceu, e nem ele foi o assunto do fim da prova. Nico Rosberg está em segundo lugar, e Bottas completou o pódio. Kimi chegouu em quarto e Vettel ganhou aquela guerra pela quinta posição. Magnussen, Button e Alonso seguiram. Pérez e Kvyat fecharam a zona de pontuação.
     
10h29   DANIEL RICCIARDO CONQUISTA A 50ª VITÓRIA DA RED BULL NA F1!
     
10h28   Vettel ganhou a posição de Magnussen na abertura da última volta!
     
10h28  
     
10h26   Vai ter reclamação de Button contra Magnussen, podem esperar. Ele foi agressivo, mas limpo, na minha opinião. Agora é a vez de Alonso tentar por fora na Rivage, nada de espaço para ele e Alonso perde duas posições! Vettel em quinto.
     
10h25   Batalha incrível pela quinta posição! Que corridaça em Spa! Button passou Alonso, quase passou Magnussen, foi bloqueado pelo companheiro de equipe na Rivage, viu Alonso e Vettel o passarem de volta. MAG ALO VET E BUT, faltam duas voltas.
     
10h23   RIC ROS BOT RAI MAG ALO BUT VET PER KVY no top-10 neste momento.
     
10h22   Volta 40 completada com 10s8 separando Ricciardo de Rosberg. 2s3 na última volta. Não sei se dá tempo, mas que vai chegar perto, vai. Vai depender, também, de quanto rendimento os pneus de Ricciardo vão perder.
     
10h20   "We need to cool the car", disse a Mercedes para Hamilton, que já levou o carro para a garagem.

E Bottas passa Räikkönen para assumir a terceira posição! Vai ser o quarto pódio dele e da Williams na temporada. Terceiro na Áustria, segundo na Alemanha e na Inglaterra e agora terceiro na Bélgica!

     
10h19  
     
10h18   Bottas agora em modo de ataque para cima de Kimi Räikkönen. E Hamilton vai abandonar.
     
10h17   Rosberg cometeu um pequeno erro e saiu da pista na curva Paul Frere! Tirou o pé, perdeu tempo e, ainda assim, ganhou 2s. Tem 15s para tirar em 6 voltas.
     
10h16   Disputa animadíssima entre Magnussen e Alonso pela quinta posição! Alonso tentou por fora da Rivage, mas Magnussen jogou duro e não deu espaço algum. O espanhol não gostou, mas também não tinha do que reclamar. Massa parou pela última vez e acabou de fazer a melhor volta dele na prova.
     
10h15   Rosberg, VMR: 1min50s511. 19s6 atrás de Ricciardo a sete voltas do fim. Quase 3s mais rápido.
     
10h14   Ricciardo fez a última parada dele na volta 28.
     
10h13  
     
10h12   Rosberg fez a terceira parada dele nos boxes e voltou atrás de Bottas. Levou uma volta para passar a Williams, na curva Blanchimont. Também já passou outro finlandês, Kimi, e está em segundo lugar a 21s de Ricciardo.
     
10h10  

Até agora, melhor resultado dele foi um sexto lugar.

     
10h08   Todos os dez primeiros colocados estão com pneus duros neste momento. E a Lotus mandou Grosjean entrar nos boxes para abandonar.
     
10h07   Classificação com 32 voltas completadas
1- RIC
2- ROS
3- RAI
4- BOT
5- VET
6- MAG
7- ALO
8- BUT
9- PER
10- KVY
11- MAS
16- HAM
     
10h06   Hamilton faz mais um pit-stop, coloca pneus médios e vai até o final.
     
10h04   Só dois abandonos até agora, de Maldonado e Lotterer, que nem foram vistos nessa corrida. Pobrecitos.
     
10h03   Linda ultrapassagem de Bottas sobre Vettel, por fora na Les Combes! Corridaça do finlandês, que luta pelo pódio com Kimi Räikkönen neste momento.
     
10h01   Ricciardo tem 3s3 de vantagem para Rosberg. Ambos têm que fazer mais uma parada. A decisão vai ser na pista mesmo. Não é mais estratégia. Räikkönen é o terceiro colocado.
     
9h59   Bottas parando agora para colocar pneus médios. Vai ficar 15 voltas com esse composto para ir até o final. E voltou em quinto, logo à frente de Button.
     
9h57   Segundo a TV Globo, o que a Williams limpou no carro do Massa foi um pedaço de kevlar do pneu do Hamilton ficou preso no assoalho do FW36.
     
9h56   Hamilton é o 16º no momento. Aquele toque com Rosberg certamente danificou seu carro também. Ele andou mais de 5 km com apenas três rodas.
     
9h54   Bem interessante a mensagem de rádio que Nico Rosberg recebeu agora: é para ele atacar o máximo que puder para tentar fazer a Red Bull parar mais uma vez na prova. Na volta 26, ele foi 1s4 mais rápido que Ricciardo. Vamos ver quanto tempo Rosberg aguenta nessa pegada.
     
9h53   Corrida movimentada, táticas diferentes, bastante coisa acontecendo. Sobre Massa: na última volta, só ele e Rosberg viraram 1min53s. Aparentemente, a tal limpeza mencionada pela Williams deu certo.
     
9h52   E o Rosberg passou o Alonso. Está em terceiro, 25s atrás de Ricciardo. Que, aparentemente, vai tentar fazer só mais uma parada.
     
9h51   Räikkönen passou Jenson Button. A ordem na pista neste momento é RIC BOT ALO ROS RAI BUT VET HUL
     
9h49  
     
9h48   O rapidíssimo Rosberg passou Button e está em quinto lugar de novo. À frente dele, ainda tem gente que precisa fazer o segundo pit-stop.
     
9h47   Magnussen vem aí, disputa boa com Alonso pela quinta posição. E Vettel vai aos boxes agora. Pneus médios no carro e de volta à pista.
     
9h45   Rosberg agora vem para destruir esse tempo de Hamilton… 1min51s898

Enquanto isso acontece, Kimi para os boxes para a segunda parada dele.

     
9h44   1min53s926
     
9h42   Rosberg foi aos boxes pela segunda vez. Colocou um segundo jogo de pneus médios.
     
9h40   Vettel está usando o mesmo motor que tinha no carro no GP da Hungria. A intenção era que esse motor fosse novo, mas um problema elétrico na sexta-feira danificou a unidade de força e obrigou a troca. Portanto, Vettel tem menos potência, o que torna ainda mais impressionante o que ele está fazendo. Bottas segue tentando ir para cima de Seb.
     
9h38   Hamilton entra nos boxes no fim da 17ª volta. Coloca pneus macios de novo. Vai para três paradas.
     
9h38   Red Bull manda Vettel tomar cuidado com os limites da pista na curva 15. E Bottas não deu conta de colar no Vettel na grande reta. Vai ter que tentar é lá na chicane mesmo.
     
9h37   Ricciardo vai tomando conta da corrida. 4s1 para Räikkönen, que tem 3s6 para Vettel. E Vettel precisa se defender de Bottas, que acredito que vai ter mais ação do que Rosberg para cima da RBR.
     
9h35   Rosberg travou tudo na chicane para tentar passar. E agora é Bottas que está inteiro na traseira da Mercedes para assumir a quarta posição, pegou a asa móvel e assumiu a quarta posição!
     
9h34   Briga pela terceira posição é interessante. Rosberg ataca Vettel, e tem que passar pelo alemão se quiser vencer. Mas a Red Bull está rápida de reta, não está nada fácil para Nico.
     
9h33  
     
9h32   Massa continua andando muito lento depois do pit-stop, mesmo com as trocas de pneu. Não sei se a culpa é dele ou é da Williams, mas é uma ótima chance de marcar pontos que está passando batida por ele.
     
9h31   Räikkönen anda muito bem em Spa. Aliás, já venceu quatro vezes nesta pista, em 2004, 2005, 2007 e 2009. Só não ganhou em 2009 porque se complicou com a chuva que caiu nas duas últimas voltas.
     
9h30   Ordem após as paradas: RIC RAI VET ROS BOT
     
9h29   Button foi aos boxes só agora. E o Bottas havia parado na volta anterior, colocando mais pneus macios. Táticas bem variadas nessa corrida.
     
9h26   Enquanto isso, Vettel foi aos boxes na volta 10 e Ricciardo, na 11. Curioso é que Vettel perdeu o segundo posto para Räikkönen, que é o mais rápido da pista. E a ponta é, momentaneamente, de Bottas.
     
9h25   Stop & Go de 5s para Alonso no próximo pit-stop dele.
     
9h24   Um negócio esquisito está preso na frente da Mercedes de Rosberg! Palpite é que pode ser um pedaço do pneu de Rosberg. Está preso na antena, mas o pedaço de borracha ou de arame de pneu está acertando as mãos e o rosto de Rosberg. Ele tenou puxar, mas não conseguiu.
     
9h22   Massa, que já estava sendo perseguido por Nico Hülkenberg, foi aos boxes e colocou pneus médios no carro — os mais duros deste fim de semana.
     
9h21   E teve isso também. Na verdade, Bottas já é P3 com o pit do Rosberg:
     
9h20   Rosberg nos boxes para trocar a asa dianteira. Não está nada contente com o ritmo da Mercedes. Então Daniel Ricciardo é o líder da corrida, e Lewis Hamilton é o mais rápido na pista. Único que anda na casa de 1min55s. Rosberg deixa os pits na 15ª posição, logo atrás de Kimi Räikkönen, que também parou nos boxes.
     
9h17   Vettel cometeu um erro na Pouhon e foi ultrapassado por Ricciardo. Está em segundo lugar agora o australiano, e a 0s7 de Rosberg. Massa não consegue andar na casa de 1min57s. Enquanto isso, Botats ataca Fernando Alonso, que está na cola de Vettel.
     
9h16  
     
9h14  
     
9h13   O estreante André Lotterer já ficou parado na pista, assim como Pastor Maldonado. Fim de corrida para ambos.
     
9h12   Hamilton está na 19ª posição, 20s7 atrás de Romain Grosjean. Vamos ver a próxima volta para comparar o ritmo dele com o de Rosberg, que está 59s a sua frente.
     
9h11   Ricciardo passou Fernando Alonso e assumiu a terceira posição. A ordem da prova é a seguinte, sendo que Bottas acabou de virar a melhor volta: ROS VET RIC ALO BOT RAI MAG BUT MAS PER
     
9h10   Hamilton colocou pneus duros e deve ir para um stint longo. Enquanto isso, Rosberg reclama que perdeu a frente do carro com o dano da asa dianteira, mas a equipe o aconselhou a continuar na pista do jeito que está, pelo menos por enquanto.
     
9h08   Era o que Toto Wolff vinha esperando desde o início do ano, um toque entre seus dois pilotos. Rosberg tentou passar Hamilton por fora na Les Combes, e o inglês nem tentou fazer uma defesa muito dura da posição. Mas, na segunda perna da chicane, a asa dianteira de Rosberg tocou o pneu traseiro esquerdo de Hamilton. Um pedaço de aerofólio voou, pneu de Hamilton furou, e ele teve de voltar lentamente para os boxes.
     
9h06   Rosberg pressiona bastante Lewis Hamilton na segunda volta, entrou com uma linha um pouco aberta na Eau Roube E OS DOIS SE TOCARAM NA EAU ROUGE, TEM PNEU TRASEIRO FURADO HAMILTON!!
     
9h05   Hamilton passou Rosberg com uma largada fenomenal no caminho até a La Source! Que excelente largada. Mas teve de segurar Vettel na Les Combes. O tetracampeão também passou por Nico e tentou assumir a liderança, mas ficou por fora na chicane e saiu da pista, perdendo novamente a segunda posição. Lá atrás, Jules Bianchi bateu com alguém.
     
9h04   E vamos lá!
     
9h03  
     
9h02   Volta de apresentação bem longa em Spa. E todos, menos Sutil, vão largar com pneus macios.
     
9h01   Alonso com problemas no grid na saída para a volta de apresentação! Ficou parado e demorou um pouco para conseguir andar. Poderá largar em quarto, mas terá de cumprir uma punição porque seus mecânicos estavam no grid após o sinal de 15 segundos para a volta de apresentação.
     
8h59   Ah, quem quiser pode me seguir no Twitter. Tá aqui, ó:
     
8h59   Falta pouco para a largada!
     
8h58  
     
8h57   Temperatura ambiente em Spa-Francorchamps é de apenas 13ºC neste verão europeu.
     
8h56  
     
8h55  
     
8h54   Comunicado interessante desta manhã vem da Mercedes, que disse que ela e a Brembo compreenderam o que provocou o acidente de Lewis Hamilton na classificação para o GP da Alemanha: havia uma incompatibilidade entre o material do disco de freio da fabricante italiana e a montagem da peça no carro da Mercedes. Resolvido o problema, discos da marca estão nas rodas traseiras do F1 W05 Hybrid neste GP da Bélgica.
     
8h52   Caterham que não sabe direito como vai continuar nas próximas corridas. A direção da equipe negocia com Carlos Sainz e Roberto Merhi, dois espanhóis, para a sequência da temporada. Mas apenas um deles pode correr, pois o regulamento só permite que uma equipe use quatro pilotos durante um campeonato — exceto por motivos de força maior.
     
8h51   E, claro, temos uma estreia nesta corrida: André Lotterer. Campeão mundial de endurance e três vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, o alemão entrou no lugar de Kamui Kobayashi neste GP da Bélgica — e, a princípio, vai disputar somente esta corrida pelo time. Já se classificou 1s melhor que Marcus Ericsson mesmo sem ter pilotado um F1 na chuva antes. Um reflexo de todo o seu potencial. Eu, que acompanho o WEC aqui no site, digo a vocês que ele é excelente piloto. Seria legal se de repente se arranjasse e continuasse na F1, embora tenha a vida feita no WEC e também na Super Formula.
     
8h49   Só que a pista está seca neste domingo em Spa-Francorchamps. Claro, tem algumas nuvens ao redor do circuito, algumas bem negras, e há a chance de chover no meio da corrida — o que é sempre mais legal que uma corrida disputada integralmente na pista molhada.
     
8h48   Notem que a Williams ficou para trás, não pintou como a segunda força na classificação. Uma combinação de um carro que ainda não é o ideal para essas condições com não aproveitar bem os melhores momentos da pista — principalmente Felipe Massa, que teve de passar uma Ferrari na volta de aquecimento de pneus e não conseguiu colocar nos compostos a temperatura ideal.
     
8h47   O grid de largada em Spa-Francorchamps é o seguinte:

ROS HAM
VET ALO
RIC BOT
MAG RAI
MAS BUT
KVY VER
PER SUT
GRO BIA
MAL HUL
CHI GUT
LOT ERI

     
8h46   Mas o que mais chamou a atenção foi a diferença entre Rosberg e Sebastian Vettel, o terceiro colocado: mais de 2s. A F1 anda tão esquisita neste ano que nem a chuva é capaz de aproximar mais o pelotão. Na verdade, a Mercedes é muito melhor do que o resto também nessas condições.
     
8h44   Rosberg conseguiu uma volta muito boa na chuva, bem como Hamilton, mas a diferença foi a última chicane. Ali, o alemão ganhou 0s2 em relação ao colega e ficou com a dianteira.
     
8h43   Na pole-position neste domingo, quem começa é Nico Rosberg, da Mercedes. Ontem, ele conquistou a pole pela sétima vez no ano, a quarta consecutiva. E, dessa vez, encarando Lewis Hamilton até o final da briga — pela primeira vez em três corridas o inglês conseguiu passar do Q1.
     
8h41   Essa é a primeira etapa do campeonato desde o GP da Hungria do dia 28 de julho. Nesse meio tempo, o povo todo já saiu de férias e voltou. É o início de uma sequência de oito corridas até a grande final do campeonato, em 23 de novembro, em Abu Dhabi.
     
8h40   Muito bom dia, leitores do GRANDE PRÊMIO! Eu sou Renan do Couto e é com muito prazer que vos recebo por aqui para acompanhar o 12º GP da temporada 2014 do Mundial de F1. A partir de agora, vamos seguir AO VIVO e em TEMPO REAL o GP da Bélgica, que acontecer no lendário circuito de Spa-Francorchamps.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.