Conselho Mundial da FIA confirma calendário da F1 com GP da Alemanha e 19 corridas em 2013

Segundo a FIA, reunião também discutiu a situação do Pacto de Concórdia, acordo que rege a categoria máxima do automobilismo, e que ainda não foi renovado

O Conselho Mundial da FIA se reuniu na manhã desta sexta-feira (8), em Genebra, na Suíça, e confirmou que o calendário de 2013 da F1 terá 19 datas. Sem o GP da América, nenhuma outra prova substituirá a corrida de Nova Jersey, e o GP da Alemanha, que foi colocado em xeque devido à delicada situação financeira do circuito de Nürburgring, está garantido.

Alternativas para o que seria o segundo GP realizado nos Estados Unidos foram avaliadas, e negociações fortes aconteceram com a Turquia para recolocar o Istanbul Park no campeonato. Outros países especulados para receber corridas foram a França e a Áustria.

O GP da Alemanha, que acontecerá em Nürburgring em 2013, está marcado para 7 de julho (Foto: Red Bull/Getty Images)

Além de chancelar o calendário de 2013, o Conselho também avaliou o andamento das negociações para o firmamento do novo Pacto de Concórdia da categoria – o antigo expirou no fim de 2012. Em nota, a FIA disse que “foi notado que as negociações estão prosseguindo positivamente e devem ser concluídas em um futuro próximo”.

A primeira corrida da temporada está marcada para o dia 17 de março, o GP da Austrália, e o encerramento, mais uma vez, acontecerá no Brasil, em 24 de novembro. Confira aqui o calendário completo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.