Construtora revela que fez traçado do GP de Miami para “causar erros” na corrida

Segundo Charles Metcalfe, engenheiro de design da Apex Circuit Design, o GP de Miami foi idealizado para ter um traçado desafiador e de disputas por posição

FÓRMULA 1 2022: O QUE ESPERAR DO GP DE MIAMI + PORSCHE E AUDI VÃO ENTRAR? | Paddock GP #285

A estreia do GP de Miami acontece neste fim de semana, mas é possível perceber que pelas imagens do traçado uma coisa é certa: é um circuito que vai pedir velocidade dos carros. A responsável pela construção da pista foi a empresa britânica Apex Circuit Design, que não nega que o circuito será — propositalmente — desafiador para as equipes.

“Como empresa, nosso objetivo é desafiar todas as equipes de F1, seus carros, seus engenheiros de corrida e, claro, seus pilotos”, disse Charles Metcalfe, engenheiro de design da Apex.

“Então, nos concentramos nas sequências de curvas, uma faixa dinâmica de curvas – de alta velocidade a baixa velocidade – para conseguir isso. Fizemos muito trabalho de simulação e garantimos intencionalmente que haja diferentes sequências de curvas numa volta que favorecem diferentes disputas”, acrescentou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Visão aérea do GP de Miami, nos arredores do Hark Rock Stadium (Foto: Reprodução)

“Há uma velocidade muito alta e uma seção lateral alta nas curvas 4 e 8, onde os carros provavelmente terão dificuldades para passar e onde o desempenho do veículo na saída da curva 8 é fundamental para o tempo de volta, seguido por duas curvas rápidas com limitação de potência na curva 9 e 10, onde imaginamos disputas roda com roda”, seguiu.

O tamanho do circuito é de 5.412 metros e terá 19 curvas. A prova será realizada com 57 voltas, serão três zonas de DRS. Para o CEO da empresa britânica, Clibe Bowen, o último setor será um verdadeiro “gerador de erros”.

“A sequência da curva 13 até a 16 é onde tentamos encontrar equilíbrio”, explicou Bowen. “Mas indo para a curva 14, você não vê o ápice da curva 15 até que esteja no ápice da curva 14. É o que chamamos de ‘gerador de erros’, então a oportunidade para os pilotos ganharem posição é bem alto”, encerrou.

O GP de Miami, que acontece neste fim de semana, entre os dias 6 e 8 de maio. A corrida, no domingo, está marcada para às 16h30 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as ações no inédito circuito americano de rua AO VIVO e em TEMPO REAL.

FÓRMULA 1 2022 VISITA MARINA FALSA DE MIAMI + CHEGADA DE AUDI E PORSCHE | TT GP #51
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar