Consultor admite que Red Bull havia desistido de vitória após largada de Verstappen

Max Verstappen caiu de segundo para sétimo na primeira volta, o que fez Helmut Marko pensar que a vitória "já era". O consultor da Red Bull foi surpreendido com uma pilotagem “inacreditável” no fim, assegurando uma vitória improvável

Nem a Red Bull poderia acreditar em vitória de Max Verstappen após a largada ruim no GP da Áustria do último fim de semana. Helmut Marko, consultor da equipe, revelou que já estava decepcionado com uma chance desperdiçada quando viu o holandês escalar o pelotão rumo ao degrau mais alto do pódio.
 
“Primeiro houve a decepção da largada. Eu pensei: ‘Ah não, já era’”, disse Marko. “Aí o Max acordou aos poucos e nas últimas voltas ele foi inacreditável com uma pilotagem brilhante”, seguiu.
Max Verstappen surpreendeu até a própria Red Bull (Foto: Getty Images/RedBull Content Pool)

Verstappen fechou a primeira volta em sétimo após largar em segundo. A recuperação estava cautelosa até o fim da primeira metade da prova. Foi só na segunda que, com ritmo muito forte, o holandês ultrapassou Sebastian Vettel, Valtteri Bottas e Charles Leclerc pela vitória.

 
“A Honda nos deu toda a potência que tinham nas últimas 30 voltas, os pneus estavam aguentando e temos um chassi fantástico”, recordou Marko. “A vitória foi muito mais empolgante do que seria com uma boa largada e só uma ultrapassagem pela vitória”, comentou.
 
A vitória foi a primeira da parceria da Red Bull com a Honda, que não triunfava na Fórmula 1 desde 2006. Verstappen, aliás, é o primeiro piloto não-Mercedes a aparecer no alto do pódio em 2019. A situação já faz Marko retomar a promessa inicial do ano de vencer cinco provas na temporada.
 

 
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube