Consultor cita evolução da Red Bull e mira 2020: “Não ficaremos em terceiro”

Helmut Marko afirmou que o chassi da Red Bull será melhor preparado para a próxima temporada, o que pode colocar o time de igual para igual com a Ferrari e Mercedes em 2020. Consultor também elogiou o trabalho da Honda, mesmo com as recentes punições por introduções de novas especificações do motor

Faltam cinco corridas para o fim da temporada da Fórmula 1 e a Red Bull mira mais três vitórias para cumprir a previsão feita pelo consultor Helmut Marko no início da temporada. Apesar do esforço final para cruzar a linha de chegada em primeiro, o time austríaco também mira o campeonato de 2020.
 
O consultor Marko afirmou que o chassi do próximo ano será melhor preparado que o de 2019, e espera que isso faça com que a Red Bull brigue de igual para igual com as rivais Mercedes e Ferrari desde o início da temporada.
 
"No que diz respeito aos chassis, acho que o próximo ano será bem melhor preparado que este ano, e baseando-se no progresso da Honda, creio que no próximo ano poderemos brigar constantemente no mesmo nível de potência dos rivais Mercedes e Ferrari", declarou Marko em entrevista ao site ‘Motorsport.com.nl’.
Alexander Albon (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
O consultor também analisou o primeiro ano de parceria com a Honda para fornecimento de motores. Max Verstappen venceu na Áustria e na Alemanha, mas recentemente recebeu punições por troca de motores na Itália e na Rússia. Na visão de Marko, as trocas eram esperadas desde o início do ano e são justificáveis pelo progresso da montadora japonesa.
 
"No geral, não tivemos problemas de confiabilidade. Temos problema com mapeamento, mas o resto foi muito bem até aqui. Verstappen teve que receber punições na Itália e na Rússia porque ele mudou para o quarto e o quinto motor respectivamente. Estava planejado que precisaríamos de mais motores neste ano. O progresso que fizemos em termos de potência justifica um novo motor e a punição que isso traz", citou.
 
A empolgação do consultor também está alta para 2020. Ele comentou sobre a evolução de confiabilidade da Honda nos últimos tempos após a fracassada parceria com a McLaren entre 2015 e 2017, e mira mais que o terceiro lugar no Mundial de Construtores na próxima temporada.
 
"Eu acho que eles estão fazendo trabalho. Nós sabemos dos grandes problemas de confiabilidade deles no passado, e era algo que eles se preocupavam, mas não tivemos quebras até aqui. Acho que eles estão trabalhando com as coisas certas e estão fazendo um bom trabalho. Tenho certeza que não seremos terceiro no ano que vem. Fizemos muito trabalho interno e os dados que temos para o próximo ano são positivos”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.