Consultor da Red Bull concorda com Brawn e entra em cruzada contra asa móvel: “Não é ultrapassagem real”

Helmut Marko, consultor e chefe da academia de desenvolvimento de pilotos da Red Bull, concordou com o novo diretor-técnico da F1, Ross Brawn, sobre a artificialidade do DRS. Para Marko, a asa móvel quase que impede a disputa de dois pilotos por uma posição, visto que há uma clara vantagem para quem estiver atrás

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O sistema de asa móvel na F1 já está estabelecido, mas nunca deixou de ter seus detratores. E agora uma destas pessoas passou a ser o responsável pela regulamentação técnica do Mundial: Ross Brawn. Depois de Brawn expressar seu desgosto, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, concordou que o DRS produz momentos artificiais.

 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
A afirmação havia sido feito mais cedo por Brawn, que indicou que o final da asa móvel pode estar bem próximo. "Todo mundo sabe que é artificial. Precisamos achar soluções mais puras", disse.

 
Logo em seguida, em entrevista à revista alemã 'Auto Motor und Sport', Marko foi na mesma direção. Para o homem encarregado de decidir os rumos da laureada academia de pilotos da Red Bull, o DRS praticamente impossibilita a disputa de dois pilotos numa situação de ultrapassagem, visto que quem estiver atrás e puder abrir a asa tem ampla vantagem contra o outro.
 
"Com o DRS, numa briga de dois homens, o da frente fica sem chances. Não é ultrapassagem real", afirmou.
Helmut Marko (Foto: Mark Thompson/Getty Images)
A parte da discordância de Marko não é com Brawn, mas com quem acredita que, com as novas regras, as distâncias de freadas menores tornarão as ultrapassagens 'naturais' ainda mais e mais raras neste formato. 
 
"Freada extrema é uma das habilidades mais cruciais de um piloto top. Quando você olha para trás na história da F1 em gente como Prost e Senna, era sempre um momento que definia corridas", encerrou.
 
A pré-temporada da F1 começa no próximo dia 27 de fevereiro, em Barcelona.
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

PADDOCK GP #65 RECEBE PIPO DERANI E FAZ PRÉVIA DO eP DA ARGENTINA DE F-E

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.