Consultor da Red Bull critica e se diz surpreso com "linguagem e agressividade" da Mercedes no Tribunal da FIA

Consultor da Red Bull, Helmut Marko criticou duramente a postura da Mercedes durante a audiência de defesa dos atuais campeões sobre o caso do fluxômetro. "Foi uma surpresa mesmo a linguagem e a agressividade que a nossa adversária Mercedes usou contra nós durante o julgamento", disse

Consultor da Red Bull, Helmut Marko não escondeu o desapontamento com a decisão do Tribunal de Apelação da FIA, que rejeitou o recurso da equipe austríaca contra a desclassificação de Daniel Ricciardo na Austrália, mas se mostrou muito irritado com a forma como a Mercedes agiu durante a audiência.

Na segunda-feira, os juízes ouviram as explicações dos atuais campões sobre o imbróglio do fluxômetro. Em Melbourne, o piloto foi punido com a perda do segundo lugar do pódio, porque o RB10 #3 excedeu "consistentemente" o limite de 100 kg/h de fluxo de combustível.

Na defesa, a esquadra chefiada por Christian Horner questionou as diretivas técnicas dadas pelos comissários sobre o caso e voltou a dizer que não estava fora do regulamento, mas que foi obrigada a usar seus próprios dados sobre a taxa de combustível devido às falhas constantes do sensor.

Bernie Ecclestone, sempre simpático (Foto: Getty Images)

O Tribunal não aceitou os argumentos e manteve a punição. Ainda durante a audiência, a Mercedes, que foi representada por um advogado, defendeu longamente que a FIA deveria de fato impor uma "nova sanção" à Red Bull devido à violação "flagrante e deliberada" do time.

Em entrevista ao diário austríaco 'Kleine Zeitung', Marko criticou duramente a atitude da rival. "Estamos obviamente muito desapontados com tudo isso", disse.

"Nós não podemos dizer muito mais agora porque ainda não temos os motivos detalhados sobre a decisão dos juízes, mas o que nos surpreendeu mesmo foi a linguagem e a agressividade que a nossa adversária Mercedes usou contra nós durante o julgamento", explicou.

Bem menos irritado que o consultor, Ricciardo também lamentou a perda dos pontos e do pódio na Austrália. "É decepcionante perder 18 pontos, mas isso nos dá uma motivação ainda maior para tentar um novo pódio o mais rápido possível. É como já disse antes, eu acho que é melhor fazer uma grande corrida, terminar no pódio e, em seguida, ser desclassificado do que abandonar a prova na metade por um problema no carro ou um acidente", destacou o piloto.

Viaje para Mônaco e acompanhe o GP mais tradicional do Mundial da F1 com o GRANDE PRÊMIO por um PREÇO ESPECIAL. Veja o pacote aqui:
Foto: Mais uma novidade nesta semana de início da F1: leitor/seguidor do GRANDE PRÊMIO tem preço especial na compra dos pacotes com a AMK Viagens. Já pensou em ir para Mônaco e acompanhar essa F1 imprevisível no glamour do Principado? Dica de amigo: dá uma olhadinha, fala com os amigos e entra em contato com o Edgar Efeiche para uma viagem em alta velocidade: http://www.amkviagens.com.br/2011/index.php/terrestres_internacionais/ver/104
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.