Consultor da Red Bull diz que Racing Point recebeu “dados e desenhos” da Mercedes

Helmut Marko considerou que não é possível fazer uma “cópia tão idêntica” com base apenas em fotografias. Dirigente voltou a se queixar do acordo secreto entre FIA e Ferrari

Consultor da Red Bull, Helmut Marko acredita que existem “dois autores” na possível infração que permitiu à Racing Point ter a chamada ‘Mercedes rosa’. O dirigente acredita que a escuderia de Brackley forneceu “dados e desenhos” para a equipe de Sergio Pérez e Lance Stroll.

A Racing Point é acusada de copiar o carro da Mercedes da temporada passada. O caso caiu nas mãos da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que, após um protesto da Renault, resultou na perda de 15 pontos referentes ao GP da Estíria, segundo do ano. Só que a situação segue incerta: a equipe britânica apelou para reverter a decisão, enquanto a francesa segue nos tribunais para conseguir punição ainda mais pesada.

Na visão do dirigente do time dos energéticos, porém, a Racing Point não é a única infratora. Marko entende que a Mercedes participou ativamente do caso.

“É claro que você precisa de mais do que fotos”, disse Marko à publicação alemã Der Spiegel. “Uma cópia tão idêntica exige dados e desenhos da Mercedes. O que a Racing Point fez e o que a Mercedes fez significa que tinham dois autores”, seguiu.

“A FIA agora tem de fornecer clareza”, defendeu.

O consultor, aliás, ainda não esqueceu do acordo secreto entre FIA e Ferrari por conta da legalidade do motor do carro do ano passado.

“Ninguém entende isso”, comentou Marko. “Se não teve infração, não tem necessidade de um acordo. O fato é que todos os carros com motor Ferrari, de repente, de 0s8 a 1s2 [mais rápidos] por volta do que na abertura da temporada na Áustria”, ponderou.

“Se a Ferrari tivesse perdido o segundo lugar no Mundial de Construtores, a Red Bull teria recebido US$ 20 milhões [cerca de R$ 111,8 milhões] a mais do que recebeu pelo terceiro lugar”, recordou. “Isso mostra que há aproveitadores desta crise do corona”, completou.

Paddockast #75 | Thiago Camilo, maior vencedor da Corrida do Milhão
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.