Consultor da Red Bull diz que Verstappen se tornou “claramente melhor piloto” que Ricciardo em 2018

Helmut Marko, consultor da Red Bull e chefe do programa de jovens pilotos, citou dados específicos da equipe para garantir que Max Verstappen deixou Daniel Ricciardo para trás de vez durante a segunda metade da temporada que passou

Max Verstappen rapidamente se colocou à frente de Daniel Ricciardo em 2018. Ao menos foi o que afirmou o consultor da Red Bull e chefe do programa de jovens pilotos, Helmut Marko. Segundo o austríaco, o progresso de Verstappen atingiu um novo nível e fez dele o melhor piloto da dupla – com vantagem.
 
Marko falou sobre a rivalidade dos dois durante o tempo de Red Bull e como Ricciardo percebeu que estava ficando para trás em 2017, foi atrás de ajuda e conseguiu prolongar o equilíbrio. Em 2018, entretanto, o holandês não deu chances.
 
"Há informações específicas. A distância para Ricciardo nas classificações eram maiores, mas nas corridas ele era mais rápido também. O estranho é que Max às vezes escorrega mais, mas ainda consegue manter os pneus vivos. Isso evoluiu. Quando ele veio para nós ainda não era assim", disse à revista inglesa 'Autosport'.
 
"No segundo ano, Ricciardo caiu um pouco, mas reconheceu isso e trabalhou intensamente na preparação física e outras coisas nele mesmo, então se aproximou de Verstappen. Mas na segunda metade de 2018 Verstappen claramente passou", afirmou.
Max Verstappen conversa com Helmut Marko antes do primeiro treino livre da F1 em Abu Dhabi (Foto: Red Bull Content Pool)

Com Ricciardo agora na Renault, Marko acredita que a Red Bull vai sentir falta dele e de como acabava empurrando Max. 

 
A temporada de Verstappen, aliás, terminou com um quarto lugar geral – à frente de Valtteri Bottas, da Mercedes. Mesmo depois de um começo bem complicado, quando causou batidas contra o próprio Ricciardo, além de Lewis Hamilton e Sebastian Vettel e um acidente no treino livre em Mônaco. 
 
"Os problemas básicos foram um certo controle e impaciência. O ponto é que Verstappen é rápido o bastante. Não precisa provar constantemente que ele é o mais rápido, não precisa disso. Ele já tem uma imagem que é melhor não mexer com ele num duelo", encerrou.
 
A pré-temporada da F1 começa em fevereiro, direto da Espanha.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.