Consultor da Red Bull exalta trabalho de “crucial” Newey e afirma: “Tê-lo motivado é um grande trunfo”

Helmut Marko ficou satisfeito em ver Adrian Newey motivado com a Fórmula 1. O consultor da Red Bull afirmou que parte dessa recuperação da motivação do projetista se deu por conta da mudança de motores Renault para Honda em 2019

Adrian Newey tem recuperado sua grande motivação na Fórmula 1. Quem afirmou isso foi Helmut Marko, consultou da Red Bull, que creditou essa animação à mudança da equipe de motores Renault para Honda em 2019.
 
Atualmente, o projetista ocupa o papel de diretor técnico do time das bebidas energéticas, mas seu envolvimento com a categoria havia diminuído nos últimos anos por ter se envolvido com outros projetos, como o hipercarro Valkyrie, da Aston Martin, por exemplo.
 
Entretanto, o consultor da esquadra de Milton Keys apontou como a mudança de fornecedora de motores ajudou Newey a seguir afiado, além de ter dado a liberdade de decidir como vai se envolver diariamente.
 
“Newey não quer mais um trabalho diário normal. Ele está trabalhando para nós em um subsídio diário. Ele estava bastante fascinado e interessado no projeto Valkyrie. Você sempre precisa de novas tarefas para ele”, falou.
Helmut Marko (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

“Se Newey sabe que você não tem nenhuma chance com o motor, então você não tem o mesmo Newey de agora. Ele estava no Centro de Desenvolvimento da Honda, em Sakura [em dezembro]. Nós encontramos uma maneira de atender suas necessidades pessoais. Isso traz valor para a equipe”, completou.
 

Marko apontou que “ter um Newey motivado é um dos grandes trunfos” da Red Bull, e frisou seu modo de trabalho sempre preciso e certeiro. “Newey é um fator crucial. Quando o novo regulamento aerodinâmico veio, estávamos completamente fora”, falou.
 
“Em Barcelona, tínhamos um carro competitivo novamente. Esse é Newey, que vê o que não está certo, mesmo ainda no projeto, sem ter todos os dados técnicos. Ele pode te dizer ‘isso não vai funcionar’. Ele não tem um computador, e você vê isso em sua casa, em seu escritório”, emendou.
 
“É apenas uma grande prancheta. Outra pessoa traduz isso para a linguagem de computador, então os outros podem entender. Mas o que ele projeta está 95% certo”, encerrou.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.