Consultor da Red Bull exalta trabalho de “crucial” Newey e afirma: “Tê-lo motivado é um grande trunfo”

Helmut Marko ficou satisfeito em ver Adrian Newey motivado com a Fórmula 1. O consultor da Red Bull afirmou que parte dessa recuperação da motivação do projetista se deu por conta da mudança de motores Renault para Honda em 2019

Adrian Newey tem recuperado sua grande motivação na Fórmula 1. Quem afirmou isso foi Helmut Marko, consultou da Red Bull, que creditou essa animação à mudança da equipe de motores Renault para Honda em 2019.
 
Atualmente, o projetista ocupa o papel de diretor técnico do time das bebidas energéticas, mas seu envolvimento com a categoria havia diminuído nos últimos anos por ter se envolvido com outros projetos, como o hipercarro Valkyrie, da Aston Martin, por exemplo.
 
Entretanto, o consultor da esquadra de Milton Keys apontou como a mudança de fornecedora de motores ajudou Newey a seguir afiado, além de ter dado a liberdade de decidir como vai se envolver diariamente.
 
“Newey não quer mais um trabalho diário normal. Ele está trabalhando para nós em um subsídio diário. Ele estava bastante fascinado e interessado no projeto Valkyrie. Você sempre precisa de novas tarefas para ele”, falou.
Helmut Marko (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

“Se Newey sabe que você não tem nenhuma chance com o motor, então você não tem o mesmo Newey de agora. Ele estava no Centro de Desenvolvimento da Honda, em Sakura [em dezembro]. Nós encontramos uma maneira de atender suas necessidades pessoais. Isso traz valor para a equipe”, completou.
 

Marko apontou que “ter um Newey motivado é um dos grandes trunfos” da Red Bull, e frisou seu modo de trabalho sempre preciso e certeiro. “Newey é um fator crucial. Quando o novo regulamento aerodinâmico veio, estávamos completamente fora”, falou.
 
“Em Barcelona, tínhamos um carro competitivo novamente. Esse é Newey, que vê o que não está certo, mesmo ainda no projeto, sem ter todos os dados técnicos. Ele pode te dizer ‘isso não vai funcionar’. Ele não tem um computador, e você vê isso em sua casa, em seu escritório”, emendou.
 
“É apenas uma grande prancheta. Outra pessoa traduz isso para a linguagem de computador, então os outros podem entender. Mas o que ele projeta está 95% certo”, encerrou.
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube