Consultor da Red Bull joga água fria em otimismo e vê Mercedes ainda favorita: “Não acho que estamos nesse nível”

Helmut Marko, consultor da Red Bull, até acha que se as coisas conspirarem a favor da equipe rubro-taurina, talvez dê para brigar com a Mercedes. Mas, olhando de forma mais analítica, a expectativa dele ainda é ver a marca alemã na ponta da F1 em 2018

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O fim da temporada 2017 foi fundamental para que a confiança da Red Bull atingisse níveis que não apareciam nos últimos anos. Após a equipe ceder o novo motor Renault para Max Verstappen, ficou evidente que os rubros-taurinos estavam em pé de igualdade com Mercedes e Ferrari. Mesmo assim, algumas horas antes do lançamento do novo carro para 2018, o consultor Helmut Marko fez questão de diminuir as chances de a Red Bull brigar pelo Mundial de Construtores neste ano.

 
Marko tratou sobre a nova geração de motores que a Mercedes também está desenvolvendo para a temporada. Uma dúvida que paira sobre todos aqueles que não se utilizam dos motores da marca alemã é o quanto de evolução este novo modelo terá em relação aos que dominam a F1 na última meia década.  
 
"Não acho que estejamos numa situação em que dê para lutar pelo Mundial. O motor Renault deve ser mais confiável e potente em 2018 – e estamos na luta por um chassi mais competitivo. Mas a Mercedes está produzindo um novo motor, então a questão é se eles terão uma vantagem ainda maior", falou. 
Helmut Marko (Foto: Reuters)

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Mesmo assim, Marko deixou a porta aberta para o otimismo que tem sido visto pela equipe se mostrar real quando os carros forem à pista. Para isso, é necessário que o motor da Renault seja mais confiável e ainda mais potente que a 'versão beta' apresentada no fim de 2017.

 
"Se o motor [Renault] for o que nos prometeram, estaremos bem mais perto da Mercedes. Adrian [Newey, diretor-técnico da Red Bull] viu que pela primeira vez nós fomos capazes de bater a Mercedes por conta própria e que fomos capazes de andar na frente quando o motor funcionou bem", seguiu.
 
O maior objetivo, portanto, é não deixar que a competitividade da marca austríaca chegue apenas no fim do ano. "No passado nós sempre fomos mais fortes na segunda metade da temporada. A análise nos mostrou que sempre forçar até onde era possível, mas não ajuda a tentar encontrar alguns centésimos a cada duas semanas. É importante que você entre na temporada preparado", encerrou.
 
Com todo o otimismo, a Red Bull até preferiu adiantar o ançamento do RB14 para a próxima segunda-feira, 19, em vez de desfraldá-lo apenas no Circuito da Catalunha no próximo fim de semana.
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