Consultor da Red Bull, Marko critica idade mínima de 18 anos para obtenção da superlicença: “É triste”

Consultor da Red Bull, Helmut Marko criticou a decisão da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) de impor uma idade mínima para obtenção da superlicença

Consultor da Red Bull, Helmut Marko disparou contra a mudança feita pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) no regulamento para obtenção da superlicença. A partir do próximo ano apenas pilotos de 18 anos poderão pedir o documento. 
 
A entidade máxima do esporte fez uma revisão dos critérios para obtenção da superlicença após Max Verstappen, de 17 anos, ser anunciado como titular da Toro Rosso. Além de impor uma idade mínima, a FIA agora vai exigir que o candidato tenha pelo menos dois anos de experiência em categorias de fórmula e que tenha pontuado em tal campeonato. Para obter a superlicença, o candidato também terá de ter completado pelo menos 300 km em testes com um modelo do Mundial de F1.
Helmut Marko avaliou que a F1 tem regras demais (Foto: Getty Images)
 Em entrevista a emissora austríaca Servus, Marko avaliou que a maturidade de Verstappen e Carlos Sainz Jr., de 20 anos, não está mais em questão após os resultados obtidos pela dupla nas primeiras provas de 2015.
 
Estreantes, Verstappen e Sainz não fizeram feio nas duas provas disputadas aqui. O holandês registrou um abandono na Austrália e ficou com o sétimo posto na Malásia. O espanhol, por sua vez, foi nono em Melbourne e oitavo em Sepang.
 
“A maturidade dos nossos dois jovens pilotos provavelmente não é mais uma questão”, avaliou. “Mas é triste ver um novo regulamento que teria impedido Max e Carlos de obterem a licença de que precisam. O esporte tem regras demais”, disparou.
 
“Se você tem 17, mas maturidade de alguém de 22 anos, aí você tem de questionar essa rigorosa regra de idade”, disse. “Nós não fizemos nada imprudente. Nós o testamos na World Series, em um carro de F1 de dois anos, o colocamos no simulador — ele foi competitivo em todos os sentidos desde o início”, lembrou. 
 
Ao jornal espanhol ‘El Confidential’, Verstappen defendeu o processo preparatório da Red Bull e avaliou que os jovens estão amadurecendo cada vez mais cedo.
 
“A Red Bull não é estúpida quando faz as coisas. Sem dúvidas, eles têm as ferramentas para preparar muito bem os pilotos, mas este não é o caso apenas o esporte a motor, mas em qualquer esporte profissional”, defendeu Max. “As crianças estão começando muito cedo e isso dá a eles maturidade com pouca idade. Esta talvez seja a maior diferença do esporte no século 21”, observou. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.