Consultor da Red Bull nega que time está infringindo regulamento da F1: “Apenas somos mais criativos”

Helmut Marko foi enfático ao negar que a Red Bull esteja desrespeitando o regulamento técnico da F1. O dirigente afirmou que toda essa tempestade sobre as polêmicas das duas últimas semanas são motivados pelo ciúme e pela inveja que os adversários nutrem pela equipe no paddock

Sempre em cima da tênue linha que divide a legalidade da ilegalidade, a Red Bull vem se defendendo constantemente de acusações de que está desrespeitando o regulamento técnico da F1. Desta vez, foi o consultor da equipe, Helmut Marko, quem refutou as alegações que tem sido feitas contra o time das latinhas de bebida energética.

No GP da Alemanha, a FIA convocou representantes da escuderia rubrotaurina para prestar esclarecimentos quanto ao mapeamento de seus motores. No entanto, os comissários de prova chegaram à conclusão de que o time não estava infringindo as regras porque o texto do regulamento não estava completamente claro. No GP da Hungria, veio à tona outra polêmica, referente ao GP do Canadá, que dizia respeito ao ajuste da altura do carro – nada, no entanto, que a FIA considerou ilegal à época.

Marko afirmou que os títulos da Red Bull causaram "ciúme" e "inveja" no paddock (Foto: Red Bull/Getty Images)

“Apenas somos mais criativos”, cravou Marko, em entrevista à emissora germânica RTL. Sempre controverso, o dirigente disse que o fator gerador das acusações são o “ciúme e a inveja” que os adversários têm da Red Bull, “porque nós vencemos os campeonatos dos últimos dois anos sem ser uma equipe tradicional”.

“Eu acho que isso alimentou esse ressentimento e essas tentativas de nos atrapalharem de alguma forma”, disparou o homem-forte da Red Bull, que assegurou: “Vivemos dentro das regras”.

Essa última frase foi seguida de uma ponderação: “Mas é claro que procuramos uma forma de fazê-las trabalharem da melhor maneira para a gente”. O responsável por buscar essas brechas no regulamento é Adrian Newey, projetista que concebeu os carros campeões das últimas duas temporadas e que lideram o Mundial de Construtores de 2012.

Marko ainda criticou a postura dos adversários quando a Red Bull lança inovações em seus bólidos. “Quando eles nos veem fazer algo, eles simplesmente copiam ou tentam banir”, afirmou o ex-piloto.

Em 2012, a Red Bull venceu três corridas. Duas com Mark Webber, em Mônaco e na Inglaterra, e uma com Sebastian Vettel, no Bahrein. Os dois ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira posição no Mundial de Pilotos, com 124 e 122 pontos.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube