Consultor da Red Bull se arrepende de sugerir Hamilton para Mercedes em 2013

Helmut Marko, consultor da Red Bull, sugeriu a Niki Lauda que contratasse Lewis Hamilton. A ideia era desfalcar a McLaren e deixar o britânico em uma equipe mais fraca, mas o que se viu foi o começo de uma parceria histórica

O que parecia ser uma estratégia inteligente da Red Bull acabou saindo pela culatra. Helmut Marko, consultor da equipe de Milton Keynes, revelou sugeriu à Mercedes a contratação de Lewis Hamilton para a temporada 2013 da Fórmula 1. Era uma tentativa de enfraquecer a então forte McLaren, mas que acabou ajudando a formar uma parceria que já rendeu quatro títulos mundiais em seis anos.
 
Marko recorda conversas com Niki Lauda, então presidente não-executivo da Mercedes. Helmut tinha interesse no talento do britânico, mas já tinha Sebastian Vettel e Mark Webber confirmados para 2013.
 
“O Lewis [Hamilton] não estava feliz com a McLaren e nós não tínhamos vaga”, comentou Marko, entrevistado pelo ‘Motorsport-Total’. “Então pensei que seria melhor que ele fosse para a Mercedes e apoiei o Lauda a ir atrás dele. A McLaren era nossa rival mais forte naquele momento, mas teria sido melhor se ele tivesse ficado lá. Agora você consegue ver como pode se enganar com uma estratégia de vez em quando”, seguiu.
Lewis Hamilton empilhou canecos pela Mercedes (Foto: AFP)

A Mercedes de 2012, apesar de ir ao pódio com certa frequência, estava longe de ser capaz de brigar por títulos. A McLaren, por sua vez, vivia o ano daquela que seria sua última vitória na F1 até aqui – Jenson Button no GP do Brasil. A equipe alemã ficou em quinto no Mundial de Construtores daquele ano, enquanto a britânica foi terceira com mais do que o dobro de pontos.

 
Enquanto Hamilton e Mercedes empilham títulos e se aproximam de repetir o feito em 2019, a Red Bull vive uma relativa seca. Apesar de ainda vencer com certa frequência, o último campeonato foi conquistado em 2013, ainda nos dias de Sebastian Vettel.
 

Paddockast #32
AS PISTAS MAIS PERIGOSAS DO MUNDO

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.