Consultor da Red Bull vê “altos e baixos” de Pérez em 2021, mas crava: “Escolha certa”

Helmut Marko analisou problemas de Sergio Pérez em sessões de classificação de 2021, mas reconheceu ajuda fundamental do mexicano no GP de Abu Dhabi para o título de Max Verstappen

MELHORES DO ANO 2021: VERSTAPPEN OU HAMILTON NA F1? MOTO, INDY, FÓRMULA E E MUITO MAIS

Sergio Pérez completou sua primeira temporada pela Red Bull em 2021, e o desempenho do mexicano foi elogiado o suficiente para conseguir um novo contrato até o final de 2022. No entanto, ficou claro que ‘Checo’ demorou para se adaptar às características do RB16B, as quais Max Verstappen já estava totalmente acostumado. Assim, foi normal ver Pérez andando atrás do holandês ao longo do ano. Consultor esportivo da Red Bull, Helmut Marko reconheceu que Sergio nem sempre esteve à altura do que a equipe esperava.

“‘Checo’ teve seus altos e baixos”, disse Marko ao portal holandês Formel1. “Um dos momentos fracos foi na classificação, até certo ponto. Quando você começa em oitavo, novo ou 11º, demora muito tempo para poder ajudar Max [Verstappen]. Por isso, quero dizer que a possibilidade de aproveitar um safety-car foi embora, e coisas do tipo”, argumentou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Sergio Pérez segurou Lewis Hamilton em batalha emocionante (Foto: Lars Baron/Getty Images)

No entanto, o dirigente ressaltou o trabalho feito por Pérez em Abu Dhabi, na última corrida do ano, quando segurou Lewis Hamilton e fez o britânico perder preciosos segundos enquanto tentava se distanciar de Verstappen. Marko ainda relembrou uma situação parecida, no GP da Turquia deste ano, quando ‘Checo’ também conseguiu atrapalhar o inglês e Max cruzou a linha de chegada à frente.

“Mas em Abu Dhabi ele fez o trabalho ideal e também ajudou bastante ao Max a garantir a vitória”, disse. “Eu lembro de uma situação similar na Turquia, quando ele cruzou com [Lewis] Hamilton na pista e também levou bastante tempo até que ele conseguisse passar pelo Pérez”, recordou.

Antes de Pérez ser confirmado como substituto de Alexander Albon na Red Bull, a concorrência do mexicano era com Nico Hülkenberg pelo posto de companheiro de Verstappen. Apesar da dificuldade de ‘Checo’ em algumas sessões de classificação, Marko acredita que a escuderia austríaca fez a escolha certa.

“É difícil de dizer, porque nós não temos [Nico] Hulkenberg no carro”, pontuou. “Mas o Pérez mostrou que tem uma experiência incrível quando as coisas dão certo para ele, e pilotou em muitas corridas no mesmo ritmo de Max. Por causa das posições ruins de largada ele entrou no jogo, mas num geral foi a decisão correta”, encerrou.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

SERGIO PÉREZ; PÉREZ; CHECO PÉREZ; VITÓRIA; BAKU; AZERBAIJÃO; GP DO AZERBAIJÃO;
Pérez chegou a vencer pela Red Bull em 2021, com o primeiro lugar no GP do Azerbaijão (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.