Consultor da Red Bull revela que cláusula de saída de contrato de Verstappen foi alterada

A cláusula que ligava a permanência de Max Verstappen na Red Bull à de Helmut Marko não existe mais da forma como era. O consultor afirmou que a atitude foi tomada para fortalecer o time

Helmut Marko relevou que a cláusula contratual que liga a permanência de Max Verstappen na Red Bull à sua própria na equipe não existe mais. Nas palavras do consultor esportivo dos taurinos, ela foi “alterada ou removida” com o intuito de fortalecer a esquadra “em um futuro próximo”.

A condição que liberava o tetracampeão do acordo vigente com a Red Bull, válido até o fim de 2028, veio à tona no início de 2024, em meio à investigação que o chefe, Christian Horner, sofreu por suposta conduta inapropriada com uma funcionária.

Na ocasião, enquanto Horner era inocentado das acusações e os olhos da imprensa se voltavam para Marko, o suposto responsável pelo vazamento do caso, Verstappen surpreendeu ao admitir que deixar a Red Bull seria uma possibilidade diante de uma eventual saída do consultor, a quem ele declarou abertamente lealdade.

O site neerlandês RacingNews365.com, então, publicou artigo esclarecendo que havia uma cláusula no contrato do #1 que o liberaria se Marko saísse da equipe. A revista inglesa Autosport foi além e afirmou que tal condição havia sido adicionada ao texto do acordo sem o conhecimento do chefe inglês.

Horner, Verstappen e Marko: acordo de paz selado (Foto: Red Bull Content Pool)

Em entrevista ao jornal neerlandês De Telegraaf, Helmut contou que o item do contrato de Verstappen passou por mudança, mas não deixou claro se foi totalmente excluído. “A cláusula foi alterada ou removida para estabelecer uma base para uma empresa de sucesso em um futuro próximo”, disse.

O consultor da Red Bull ainda exaltou a lealdade declarada não apenas de Max, mas do clã Verstappen. “Conheço os Verstappen há algum tempo. Eles são especiais, isso está claro. E uma coisa é certa: eles são leais. Você pode contar com eles”, seguiu.

“Para mim, claro, as palavras de Max foram muito agradáveis. Ele é um dos maiores esportistas do mundo, ganha muito dinheiro, mas, acima de tudo, mantém seus princípios. Algo que não mudou desde que tinha 14 anos de idade”, encerrou Marko.

Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.