Consultor da Red Bull diz que “tudo se encaixa” para ida de Verstappen para Aston Martin

Helmut Marko elogiou os investimentos feitos por Lawrence Stroll e disse que a fábrica moderna, o novo túnel de vento, os motores Honda e a chegada de Adrian Newey tornaram a Aston Martin em uma equipe onde Max Verstappen "sabe que pode vencer" no futuro

Como já era esperado, Helmut Marko não deixou passar despercebido os rumores que tratam da possibilidade de uma nova parceria entre Max Verstappen e Adrian Newey daqui a alguns anos, na Aston Martin. O consultor rasgou elogios ao trabalho que está sendo desenvolvido no time de Silverstone e aproveitou para ligar o sinal de alerta na Red Bull, afirmando que os taurinos precisam mostrar ao tricampeão que são capazes de continuar sendo competitivos mesmo quando o novo regulamento entrar em vigor na Fórmula 1, em 2026.

Durante a coletiva de imprensa de quinta-feira (12), em Baku, onde pilotos e equipes se preparam para o GP do Azerbaijão, Mike Krack, chefe de Fernando Alonso e Lance Stroll, afirmou que a chegada do ‘Mago da Aerodinâmica’ trouxe “credibilidade” ao projeto de Lawrence Stroll, declarando que “a porta está sempre aberta” para o atual dono do RB20 #1. O neerlandês, por sua vez, disse que tem “outras preocupações” no momento, mas não descartou a possibilidade de voltar a trabalhar com o projetista “no futuro”.

Marko não perdeu a oportunidade para dar pitaco sobre o assunto. “Max compete onde sabe que pode vencer”, disse o austríaco de 81 anos ao Kleine Zeitung. “A Aston Martin tem a fábrica mais moderna, o túnel de vento estará operando no ano que vem e os motores Honda também chegam em breve. Tudo se encaixa”, continuou.

“E se olharmos para a história, fica claro que, por onde quer que Newey tenha passado, houve uma tendência ascendente. Não sei por que deveria ser diferente na Aston Martin”, declarou.

Helmut Marko espera que Adrian Newey faça um bom trabalho na Aston Martin (Foto: MAGO / NurPhoto)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: McLaren favorita e Red Bull em apuros: como F1 parte para incógnito GP do Azerbaijão

No entanto, Marko apontou que os esmeraldinos vão precisar de “tempo” para crescer, considerando que o trabalho do projetista não começa imediatamente. “Adrian Newey não pode começar antes de 1º de março de 2025, o que já é relativamente tarde. Toda a equipe da Aston Martin certamente precisa se acostumar uns com os outros primeiro”, ponderou.

De qualquer forma, Marko espera que a Red Bull prove para Verstappen que pode superar a má fase atual e, assim, voltar a vencer corridas, algo que não acontece há quase três meses. O objetivo, claro, é convencer o neerlandês de que ele vai receber as ferramentas necessárias em Milton Keynes para conquistar muito mais no futuro.

“Ele sabe que pode ganhar títulos com a gente também, se conseguirmos superar os problemas do atual campeonato. Isso é absolutamente necessário”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (13), o treino livre 1 acontece às 6h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão está marcada para as 10h. No sábado (14), o TL3 abre o dia às 5h30, ao passo que a classificação será às 9h. Por fim, no domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 8h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.