Contrariado, diretor de prova da F1 peita Grupo de Estratégia e exige obediência aos limites de pista na Alemanha

Charlie Whiting, diretor de provas da F1 e delegado-técnico da FIA, se mostrou irredutível e deseja, sim, continuar seguindo as regras quanto às violações dos limites de pista, apesar do pedido feito pelo Grupo de Estratégia para abrandar as punições

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A FIA se mantém irredutível na voz de Charlie Whiting. O diretor de provas da F1 e delegado-técnico da entidade ainda resiste à solicitação do Grupo de Estratégia, que deseja a eliminação das punições aos pilotos que desrespeitarem os limites de pista.

 
Depois da reunião desta quinta-feira (28), em Genebra, que contou com a presença de representantes da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e da FOM (Formula One Management, liderada por Bernie Ecclestone), além das seis principais equipes do grid, ficou acordado abrandar as sanções pelos excessos, uma vez que as escapadas do traçado também contribuem para o espetáculo das corridas e que punir os pilotos pode se tornar uma medida impopular. 
O diretor de prova Charlie Whiting explica a razão pela qual defende a obediência aos limites de pista (Foto: AP)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
A federação-mor, entretanto, quer mais tempo para entender as implicações dessa diretiva antes de tomar uma posição final sobre o assunto. E Whiting ressaltou que deseja manter o controle com relação às violações dos limites de pista, dizendo que agora há menos curvas em que os pilotos podem ganhar vantagem.

 
"Alguns sugeriram que não haja mais nenhuma proibição do uso dos limites de pista", disse o inglês. "Mas acredito que isso não seja apropriado. Creio que temos de continuar seguindo o que estamos fazendo neste momento. Meu objetivo principal sempre é o de seguir obedecendo corretamente os limites da pista, se é que vocês me entendem. Penso que, no geral, temos realmente feito isso, mas há certas curvas em determinadas pistas que representam um problema para nós. Mas nós vamos nos livrar disso de forma gradual", explicou.
 
Whiting ainda foi além e se mostrou contrariado com o comportamento dos pilotos durante os treinos desta sexta-feira, em Hockenheim. "Nós estamos aqui em uma situação similar ao que vivemos na Hungria, com as curvas 4 e 11 de Hungaroring. Mas aqui o problema é a primeira curva. É bem semelhante, nós vimos 93 carros passando por fora ali nos treinos livres, então temos de fazer algo para o sábado", completou o diretor em declaração aos jornalistas.
 
"A dificuldade de permitir total liberdade é permitir que todos contornem a curva por fora, então aí neste caso teríamos uma pista diferente. Seria mais rápido, mas com menos áreas de escape. Por isso, é que não posso permitir", acrescentou Charlie.
PADDOCK GP #39 DEBATE F1 E MOTOGP COM CONVIDADO ALEX BARROS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.