Costa deixa Mercedes e assina como diretor-técnico da Dallara para 2020

Dono de um histórico vitorioso no automobilismo, Aldo Costa vai encerrar seu ciclo na Mercedes neste mês de setembro. Atual consultor técnico da equipe pentacampeã do mundo, o engenheiro italiano vai trabalhar na Dallara como novo diretor-técnico a partir de 2020

Aldo Costa foi um elemento importante ao longo de todo o período em que a Mercedes se estabeleceu como a maior força da F1. Engenheiro nascido em Parma, na Itália, Costa, hoje com 58 anos, ocupou o cargo de diretor de engenharia na equipe prateada a partir de setembro de 2011, sendo um dos elementos importantes para o desenvolvimento dos carros campeões entre 2014 e 2018. Em julho do ano passado, deixou o cargo de diretor de engenharia para assumir a função de consultor técnico. Agora, o italiano vai voltar para perto de casa e, depois de um ciclo vitorioso, deixa a Mercedes em setembro para se unir à Dallara a partir do ano que vem. O anúncio foi feito nesta manhã de sexta-feira (6).
 
Além da passagem vitoriosa pela Mercedes, Costa reúne um currículo de muito sucesso trabalhando como projetista-chefe da Ferrari. Entre 1995, quando passou a fazer parte da equipe de Maranello, e 1998, foi assistente de Rory Byrne. Aldo Costa fez parte do ciclo mais vencedor da história da Ferrari, entre 2000 e 2004, quando Michael Schumacher conquistou nada menos que cinco títulos mundiais.
 
Com passagens de sucesso por duas das maiores equipes da F1 em todos os tempos, Costa agora dá um novo passo na carreira e se une à Dallara, principal fábrica de chassi do automobilismo. A chance de trabalhar na fábrica italiana é a realização de um sonho que Aldo tinha desde o início da carreira.
Aldo Costa (entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton) foi elemento importante na Mercedes (Foto: Mercedes)

“Eu gostei de ajudar a equipe nessa temporada, desde que deixei meu cargo de diretor de engenharia, mas também buscando meu próximo desafio além da F1. Após muitos anos trabalhando no pináculo do nosso esporte, fico empolgado por poder contribuir com meu aprendizado para outras categorias e outros projetos de alta performance fora do automobilismo”, comentou.

 
“Me lembro de escrever para o Giampaolo [Dallara, presidente da marca] no começo da minha carreira em busca de um emprego. Não havia nada disponível para mim na época, mas ele conseguiu abrir algumas portas para mim na indústria. Hoje, muitos anos depois, sinto que o ciclo se fechou. Fico orgulhoso por me unir a uma marca icônica do automobilismo italiano”, destacou Costa.
 
Chefe da Mercedes, Toto Wolff exaltou o trabalho feito por Aldo Costa durante toda sua trajetória na equipe sediada em Brackley.
 
“O Aldo foi um dos pilares da nossa equipe desde sua chegada, em 2011, e agora nos deixa com a mesma dignidade e profissionalismo que o caracterizaram ao longo dos anos conosco. A paixão do Aldo por automobilismo é muito viva, tanto no escritório de engenharia quanto no cockpit, de vez em quando. Ele queria voltar à Itália e passar mais tempo com a família e ainda tem muita energia e experiência para contribuir com a comunidade do automobilismo”, disse o dirigente austríaco.

Paddockast #31
QUEM NA F1 PASSA DE ANO?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.