Dallara ataca adoção de maior downforce na F1 e diz que ultrapassagens serão “quase impossíveis” com novas regras

Gian Paolo Dallara é o fundador da Dallara, a gigante da fabricação de chassis de carros de corrida, e é também um veterano dos carros. Aos 80 anos de idade, já viu muita coisa. É com essa experiência que acha que a F1 está indo na direção errada com a mudança de regras para 2017

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A expectativa com as novas regras da F1 são grandes – e há quem se anime, mas há também quem esteja extremamente pessimista. Uma dessas pessoas é Gian Paolo Dallara, o dono da fabricante de chassis Dallara. A fábrica italiana já foi muito mais envolvida na F1, mas atualmente está na categoria apenas por meio de uma parceria com a Haas. Segundo Dallara, a F1 está indo na direção contrária àquela que necessita.

 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Na avaliação do engenheiro de 80 anos de idade, é um erro grosseiro o foco em aumentar o downforce dos carros de maneira tão brutal. Dallara avalia que os carros nem poderão se aproximar um do outro por causa da enorme carga aerodinâmica atrelada a cada máquina. 

 
"Como engenheiro, não sei por que eles decidiram focar num downforce maior. Tecnicamente, vai tornar quase impossível ultrapassar, porque ninguém será capaz de seguir quem estiver em sua frente. Reclamamos sobre a falta do show na F1, depois vamos na direção oposta", disse.
 
Como é italiano, Dallara teve de responder sobre as chances da Ferrari em 2017, mas deixou claro que não sabe bem. O que espera, porém, é que as mudanças favoreçam quem já está na frente. 
Gian Paolo Dallara (Foto: Dallara)
"Você sabe muito mais que eu, e eu sei que você é extraordinariamente cuidadoso. Vamos colocar assim: quando você começa a brincar com carros completamente novos, quem está perdendo tem uma chance melhor", encerrou sobre o assunto.
 
Onde Dallara acompanha a maioria dos curiosos pelo futuro da F1 em termos de opinião é que o Liberty Media pode carregar muito da forma dos Estados Unidos de fazer corridas, tornando a F1 um show maior. 
 
"Como todos sabem, nós da Dallara somos muito presentes na América, onde há uma obsessão com o nível de competição. Mas a F1 segue uma filosofia diferente – eles até inventaram o safety-car virtual para manter as distâncias entre os carros. É quase um confronto cultural", explicou. "Não me pergunte o que é melhor, eu seria partidário", pediu.
 
A pré-temporada da F1 começa em 27 de fevereiro.
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

PADDOCK GP #63 DEBATE CRISE NA F-TRUCK

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.