Hill elogia “inventividade” e vê “muito afiada” Red Bull em vantagem na Fórmula 1 2022

Campeão em 1996, ex-piloto de Fórmula 1 admitiu que Red Bull tem faca e queijo em mãos para sair com os títulos da categoria neste ano, mas também enfatizou: briga está longe de estar definida

MERCEDES PODE BRIGAR COM A FERRARI NA FÓRMULA 1 2022?

Campeão mundial em 1996, Damon Hill afirmou que por sua experiência em ‘pensar fora da caixa’, a Red Bull encontra-se em vantagem na atual temporada da Fórmula 1. Segundo o ex-piloto, Ferrari e Mercedes tradicionalmente não optam por escolhas arriscadas em pista como a equipe taurina – e ofereceu tal fator como justificativa para o domínio energético em 2022.

“Eu costumava chamar a Williams de uma equipe de engenharia que corria. A Benetton era uma equipe de corrida que fazia engenharia. Há dois lados nisso e a Red Bull, para mim, parece uma equipe de corrida muito afiada. Eles sabem que tiveram que lutar taticamente para obter a vantagem e são muito experientes e muito bons em analisar a estratégia de corrida, reagir rapidamente e ter um plano alternativo na manga”, explicou Hill.

“As outras equipes não são tão boas nesse sentido. A Mercedes esteve na frente por tanto tempo, que nunca teve que pensar tão inventivamente quanto a Red Bull. Acho que a Ferrari está no mesmo barco. Eles se concentraram tanto em fazer com que seu carro fosse rápido, que não desenvolveram sua estratégia de corrida tão bem quanto a Red Bull. Parece que a Red Bull às vezes se arrisca e faz algo inteligente – como fizeram em Abu Dhabi (em 2021) – e o resto está uma fração de segundo atrás deles”, completou.

Damon Hill fez sua análise do panorama da atual temporada da F1 (Foto: AFP)

No Mundial de Pilotos, Max Verstappen e Sergio Pérez são os primeiros colocados, com 175 e 129 pontos respectivamente, enquanto Charles Leclerc aparece em terceiro, com 126. No Construtores, a Red Bull ‘nada de braçada’: 304 pontos contra 228 da Ferrari.

Ainda assim, mesmo com os ventos favorecendo plenamente a equipe austríaca, Hill deixou claro: a briga na F1 2022 está longe de estar definida e deve mesmo ficar entre o atual campeão mundial e o monegasco da escuderia italiana – desde que a Ferrari ‘transfira’ seus problemas de confiabilidade à Red Bull.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Vejo o desfecho do campeonato como sendo entre Max e Charles – mas provavelmente precisa de alguns abandonos de Max para que isso aconteça. Não descarto a Mercedes encontrar a magia que perderam, mas, se você olhar para as evidências históricas, (F1 2022) está apontando para uma briga entre Ferrari e Red Bull”, disse Hill.

“(Distância entre Verstappen e Leclerc) parece ser de muitos pontos – mas tudo o que precisa é de dois deslizes e são 50 pontos perdidos. Está muito perto e pode ir para qualquer lado. A Ferrari tropeçou em falhas mecânicas até agora, houve muitas delas. Mas Max teve que lidar com isso também no início da temporada”, finalizou, enfim, o campeão de 1996.

LEIA TAMBÉM
+ Hamilton responde fala racista de Nelson Piquet: “Mentalidades arcaicas têm de mudar”

FÓRMULA 1 2022: O QUE ESPERAR DO GP DA INGLATERRA? | Paddock GP #293
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.