Ricciardo reforça ideia de 2023 sabático para voltar à F1: “Um passo atrás e dois à frente”

Daniel Ricciardo não tem nenhuma certeza sobre como será 2023, mas o piloto declarou que não vê o próximo ano como "tudo ou nada" para a sua carreira na Fórmula 1

A única certeza que Daniel Ricciardo tem para o futuro é que ele ainda tem mais seis corridas pela McLaren até o final da temporada 2022 da Fórmula 1. Depois de Abu Dhabi, quando encerrar o vínculo com o time de Woking, o australiano pode tirar um ano sabático, opção que tem sido bastante considerada, mesmo que isso aparente dar um passo para trás. A meta, no entanto, é voltar ao grid da categoria em 2024.

Ricciardo participou do programa australiano de rádio Fitzy and Wippa e falou sobre o futuro pós-McLaren. Sem contrato com nenhuma equipe até o momento, o #3 disse que ainda não sabe o que vai fazer em 2023, mas deixou claro que a ideia de ficar longe das pistas não o assusta.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Daniel Ricciardo encara o ano sabático com tranquilidade (Foto: McLaren)

“Quando digo que não sei, é porque ainda não tenho um contrato para o ano que vem”, declarou Ricciardo sobre o futuro. “Ainda pode acontecer? Pode. Acho que não vou ficar muito preso no próximo ano. Claro que quero correr, estar no grid, competir. Mas não vejo o ano que vem como tudo ou nada”, ressaltou.

Logo assim que a McLaren anunciou o encerramento do vínculo com Ricciardo, chamando Oscar Piastri para o seu lugar, muito se especulou sobre uma possível ‘troca’ entre os australianos, com Daniel indo, então, para a vaga de Fernando Alonso na Alpine, uma vez que Piastri abriu mão do posto. Otmar Szafnauer chegou a dizer que as portas estavam abertas para ele, mas conforme as semanas iam passando, o piloto de 33 anos via seu nome cada vez mais distante da lista de opções da base em Enstone.

Ricciardo, então, passou a considerar fortemente ter um 2023 sabático. “Obviamente, 2024 é algo sobre o qual quero estar ciente e analisar. Eu sou assim. Se isso significa dar um passo para trás para depois dar dois para a frente, é o que estamos tentando descobrir, eu e a minha equipe. Isso pode significar um ano fora”, completou, acrescentou que, mesmo longe da F1, “teria em mente voltar ao grid em 2024”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.