Ricciardo quebra punho e perde GP da Holanda. Lawson estreia na AlphaTauri

Daniel Ricciardo está fora do GP da Holanda. O australiano quebrou o punho após bater no TL2 desta sexta-feira e, com isso, Liam Lawson fará sua estreia num GP com a AlphaTauri

Daniel Ricciardo não terá mesmo condições de participar do restante das atividades deste final de semana, em Zandvoort, na Holanda. O piloto da AlphaTauri quebrou o punho esquerdo durante o Tl2 desta sexta-feira (25) após jogar o carro contra a barreira de proteção na tentativa de desviar de Oscar Piastri, que batera instantes antes. Liam Lawson, reserva da equipe de Faenza, fará, portanto, a sua estreia em um GP de Fórmula 1.

Ricciardo precisou ser rápido para escapar de uma possível batida em ‘T’, não conseguindo soltar as mãos do volante. Após o impacto, imediatamente reclamou de dores na mão pelo rádio, retirando a luva assim que deixou o cockpit. O australiano foi então levado ao centro médico do circuito de Zandvoort e deixou o local com uma tipoia imobilizando o braço esquerdo.

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Após o incidente de hoje, durante o segundo treino livre, em Zandvoort, em que Daniel Ricciardo bateu na barreira de protação da curva três, o piloto foi levado ao hospital local, onde mais exames foram conduzidos”, iniciou a curta nota divulgada pela AlphaTauri.

“O raio-x confirmou que Daniel sofreu uma fratura no metacarpo da mão esquerda. Essa lesão não permite que ele siga com as obrigações, então será substituído pelo piloto reserva da equipe, Liam Lawson, pelo restante do fim de semana. A equipe deseja a melhor recuperação possível e tudo de bom. Novas atualizações serão anunciadas no momento correto”, finalizou.

Daniel Ricciardo deixou o centro médico com uma tipoia no braço esquerdo (Foto: Reprodução/Twitter)

A lesão, no entanto, era mais séria, e Daniel precisou ir para o hospital local para exames mais detalhados. Enquanto isso, já se especulava quem poderiam ser os possíveis substitutos. Lawson, por ser o reserva, era o nome mais cotado, mas até Nyck de Vries, que ainda tem contrato e está presente no evento holandês, foi mencionado para o lugar do #3.

A confirmação veio duas horas após o final do TL2, com a constatação da fratura. Lawson, que atualmente disputa a Super Fórmula, fez sua estreia num fim de semana oficial de F1 no treino livre 1 da Bélgica do ano passado. O neozelandês repetiu a dose no TL1 do GP da Cidade do México e, ao final do ano, andou com a Red Bull nos testes de pós-temporada.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Holanda, em Zandvoort, 13ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. No sábado, o dia começa com o TL3, às 6h30 (de Brasília, GMT-3), seguido pela classificação, às 10. No domingo, a largada também está marcada para as 10h.

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.