Ricciardo é responsável por adaptação, avisa McLaren: “Não há nada que possamos fazer”

Andrea Stella, engenheiro italiano que ocupa a função de diretor de competição da McLaren, reforçou a atitude positiva que Daniel Ricciardo traz à equipe, mas, em tom de cobrança, avisou: “Estamos lhe dando um carro que é rápido, mas ele tem de pilotar da forma correta”

A decepção de Daniel Ricciardo com um GP da Hungria fraco (Vídeo: F1)

Daniel Ricciardo partiu para as férias de verão enormemente frustrado por conta da falta de performance neste primeiro semestre como piloto da McLaren. Enquanto Lando Norris já conquistou três pódios em 2021 e tem a condição de um dos grandes nomes da temporada até agora, o habitual sorriso do australiano se fechou diante de resultados pouco expressivos. A imagem do piloto, cabisbaixo depois de terminar o GP da Hungria fora da zona de pontos, é a tradução contumaz de quem tem lutado, mas ainda não se encontrou na equipe britânica.

Um dos pontos ressaltados por Ricciardo ao longo da temporada até agora foi a falta de adaptação ao estilo de pilotagem que exige o MCL35M, o carro da McLaren para 2021. Daniel, inclusive, recorreu até ao uso de um simulador em sua própria casa, em Mônaco, para conseguir encontrar um rumo.

Mas Andrea Stella, engenheiro italiano que ocupa a função de diretor de competição da McLaren, deixou claro que a responsabilidade em termos de adaptação é toda e somente do piloto.

“A responsabilidade recai sobre o piloto quanto à adaptação. Estamos lhe dando um carro que é rápido, mas ele tem de pilotar da forma correta. Infelizmente, não há nada que possamos fazer a respeito neste momento”, afirmou Stella em entrevista à revista alemã Auto Motor und Sport.

O discurso de Stella é parecido com o de Norris sobre o australiano: “Não sei onde mais posso ajudar”, declarou o prodígio britânico.

DANIEL RICCIARDO; MCLAREN;
Daniel Ricciardo partiu para as férias em situação rara em sua carreira na F1: mal e questionado (Foto: McLaren)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Eu gostaria de compará-lo como um músico. Você pode explicar a um guitarrista como é exatamente usar um instrumento, mas ele vai precisar de muito tempo antes de dar seu primeiro concerto”, salientou.

Mesmo diante de um cenário de pressão, como nunca antes em sua carreira na F1, Ricciardo mostra uma “atitude positiva”, como descreve Stella ao falar sobre a postura do piloto nos trabalhos em conjunto com a McLaren. Por isso, não há razão para jogar a toalha sobre Daniel, reforça o italiano.

“Nem sempre é o caso quando um piloto não consegue encontrar aquele décimo que falta. É por isso que continuo otimista sobre seu futuro”, concluiu.

Norris partiu para as férias de verão como terceiro colocado no Mundial de Pilotos, só atrás dos protagonistas Lewis Hamilton e Max Verstappen, e soma 113 pontos. Ricciardo, por sua vez, está apenas na nona colocação na tabela de pontos e tem 50 tentos, a mesma pontuação de Pierre Gasly, da AlphaTauri, mas o australiano perde nos critérios de desempate. O melhor resultado do dono do carro #3 da McLaren em 2021 foi o quinto lugar no GP da Inglaterra.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.