De “baterias recarregadas”, Hülkenberg volta à pista com melhor tempo e em busca de pódios e temporada de redenção na F1

De capacete verde, Nico Hülkenberg voltou a guiar um carro de F1 pra valer nesta quarta-feira (24), no terceiro dia de pré-temporada que a categoria promove no circuito de Barcelona. E o alemão se destacou ao se colocar como o mais rápido da manhã, ainda que as colocações em si sejam sempre relativizadas. Mas tudo o que o alemão de 28 anos quer é, muito além de um bom começo, é terminar 2016 como a melhor temporada á feita na F1

Nico Hülkenberg viveu um ano de altos e baixos em 2015. O ponto alto, não só do ano, mas de toda a carreira até o momento, foi a vitória nas 24 Horas de Le Mans como piloto da Porsche. Contudo, o alemão de 28 anos teve muitas oscilações no seu desempenho na F1 pela Force India, levou azar e ainda foi superado pelo companheiro de equipe, Sergio Pérez, que foi ao pódio na Rússia. A ‘Hülk’, restou esperar por um 2016 melhor. E de fato, o novo ano para o germânico começou muito bem, com a liderança parcial do terceiro dia de pré-temporada em Barcelona nesta quarta-feira (24).
 
Depois de ver Alfonso Celis, piloto de desenvolvimento, guiar o novo VJM09 na segunda-feira e acompanhar os trabalhos do titular Pérez na última terça, finalmente Nico teve o gosto de pilotar o carro da Force India para 2016. Foram apenas 37 voltas, mas o suficiente para anotar 1min25s286 com pneus médios antes de entregar o bólido para Pérez fechar os trabalhos do dia à tarde.
Nico Hülkenberg fez um trabalho de respeito, ainda que estivesse ficado pouco tempo na pista nesta manhã (Foto: Getty Images)
Contudo, muito mais do que ter um bom começo, Hülkenberg quer fazer de 2016 o melhor ano de sua carreira na F1, de preferência com o pódio que aina não veio. “Espero ter muito sucesso. Nós encontramos a felicidade com o carro no fim do ano passado e nós queremos manter esta forma para 2016. A equipe não mudou e estou pronto para o desafio. Quero chegar aqui em novembro, olhar para a temporada que passou e ficar feliz por ter sido a minha melhor temporada de todas na F1. E se eu puder conquistar alguns pódios ao longo deste caminho, vai ser ainda melhor”, disse o piloto em entrevista ao site da equipe de Silverstone.
 
Na visão de Nico, o tempo longe do carro foi providencial para voltar ainda mais motivado. “Foi bem legal ter algum tempo tranquilo e recarregar minhas baterias. É muito importante ter a chance de relaxar, especialmente durante uma temporada tão cheia e com poucos dias livres ao longo dela. O inverno é uma época para estar próximo aos amigos, ficar um tempo com minha família e desligar um pouco a mente das corridas, mas agora mal posso esperar para voltar ao carro.”
 
Ao falar sobre 2015, ‘Hülk’ reconheceu que o seu ano não foi o ideal, mesmo considerando a melhor temporada da história da Force India, que terminou o Mundial de Construtores em quinto lugar. 
 
“Do ponto de vista da equipe, foi nosso melhor ano. As atualizações que trouxemos para o carro funcionaram bem e tivemos alguns dias incríveis. Pessoalmente, foi um ano em que aprendi muito. Posso dizer com sinceridade que não foi uma temporada em que tudo correu como o planejado, mas tudo isso me tornou um piloto melhor. E, claro, 2015 foi o ano em que venci Le Mans, o que é sempre uma lembrança especial que você pode ter do esporte”, salientou.
 
Por fim, questionado sobre a mudança no regulamento de pneus — em 2016, as equipes vão ter uma liberdade um pouco maior de escolha, podendo optar por três dos cinco tipos de compostos para pista seca —, Nico acredita que a Force India poderá tirar proveito da nova dinâmica que a F1 pode adotar.
 
“É muito cedo para dizer. Mais escolhas vão provavelmente trazer uma flexibilidade extra com nossas opções de estratégia, o que pode ser bom para o espetáculo. Diante da nossa perspectiva, estou confiante de que nós vamos tirar proveito das novas regras rapidamente: esta equipe muitas vezes costuma dar um passo em frente quando novas regras são introduzidas, então, se houver alguma oportunidade, nós vamos tirar o melhor proveito disso”, finalizou o alemão.
 
VEJA A EDIÇÃO #17 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA A F1 E A MOTOGP

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.